sexta-feira, janeiro 31, 2014
Ótima
brincadeira para preparar os pequeninos para a alfabetização, portanto é
excelente para a Pré-escola, assim também, para o período da alfabetização.
QUAL É O SOM?
MATERIAL : Uma venda para olhos, um aparelho de som, um CD com vários sons: natureza, objetos, transportes etc.
BRINCANDO
MATERIAL : Uma venda para olhos, um aparelho de som, um CD com vários sons: natureza, objetos, transportes etc.
BRINCANDO
***
A brincadeira consiste em a criança adivinhar a que coisa se refere o som
ouvido.
*** Uma criança ficará de olhos vendados, o condutor ligará o som que poderá ter os sons da natureza como: vento, chuva, trovão, etc.; som de muitas vozes, batidas de instrumentos, etc.
*** Uma criança ficará de olhos vendados, o condutor ligará o som que poderá ter os sons da natureza como: vento, chuva, trovão, etc.; som de muitas vozes, batidas de instrumentos, etc.
A professora poderá fazer o som dentro do
próprio ambiente, por exemplo: bater palmas, derrubar objetos - lápis, bola,
moeda, livro, etc..
*** Se a criança
acertar ganhará um ponto e dará à vez a outra criança, se errar dará a vez a
outro do mesmo jeito, porém não ganhará ponto.
OBJETIVO:
- Integrar o grupo;
- Percepção auditiva;
- Linguagem oral;
- Atenção.
OBJETIVO:
- Integrar o grupo;
- Percepção auditiva;
- Linguagem oral;
- Atenção.
VEJA MAIS NOS LINKS:
Marcadores: Percepção Auditiva
domingo, janeiro 26, 2014
BRINCADEIRAS COM NOME PRÓPRIO - volta às aulas
9 comentários Postado por Professora Carminha às 21:37DANÇA DOS NOMES
PREPARAÇÃO:
Colocar o nome das crianças nas cadeiras e
organizá-las em círculo.
DESENVOLVIMENTO:
*** Ao som da música, as crianças deverão dançar em volta das
cadeiras e quando a música parar deverão sentar-se na cadeira mais próxima.
*** O
professor também deverá ocupar uma das cadeiras.
*** A
criança que ficar em pé deverá encontrar a cadeira que contém seu nome e
retirá-la.
OBSERVAÇÃO:
Prossegue a brincadeira até que todos possam
identificar seus nomes.
CAIXINHA DOS NOMES
PREPARAÇÃO:
Organizar as cadeiras em círculos, tendo
de posse uma caixinha contendo o nome de todas as crianças.
DESENVOLVIMENTO:
*** Ao som da música as crianças deverão passar a caixinha para
o colega do lado e assim sucessivamente.
*** Quando a música parar quem estiver com a
caixinha deverá retirar o nome de um dos colegas, dizer o nome que retirou e
dar um abraço no colega.
***
Escrever o nome do colega no quadro-de-giz, poderá copiar do cartão do nome.
ACHE SEU NOME
PREPARAÇÃO: As crianças deverão ficar espalhadas pelo espaço. Espalhar
tarjas com os nomes dos alunos no chão.
DESENVOLVIMENTO:
** Ao som da música deverão caminhar pelo espaço.
** Quando
a música parar cada um deverá encontrar seu nome e posicionar-se à frente.
OBSERVAÇÃO:
Variar a brincadeira colocando as tarjas
com as letras iniciais do nome dos alunos.
DANÇA DO ALFABETO
PREPARAÇÃO:
Colocar as letras do alfabeto em círculo
no chão.
Todos
deverão ficar ao redor das letras.
DESENVOLVIMENTO:
** Quando a música tocar, todos devem rodar, acompanhando o ritmo.
** Quando
a música parar, todos devem colocar-se na primeira letra do seu nome.
Se ficou alguma letra sem criança e quais as
letras.
VEJA ATIVIDADES (JOGO) HORA DA CHAMADA NO LINK: HORA DA CHAMADA - a partir dos 4 anos
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Motricidade Ampla, Percepção Auditiva, Socialização
segunda-feira, janeiro 13, 2014
Brincadeiras que desenvolvem:
Criatividade / Coordenação Motora fina
|
||
Esta é uma brincadeira inclusiva.
*
Divida a turma em grupos de cinco alunos, colocando-os sentados no chão.
*
Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e
um lápis, sendo que cada educando só poderá fazer uma ação de cada vez, passando em seguida o lápis para outro participante, exemplo: faz um traço, para e a próxima ação é de outro aluno.
*
Os alunos terão também de obedecer às seguintes características individuais:
·
Aluno 1 - é cego e só tem o braço direito;
·
Aluno 2 - é cego e só tem o braço esquerdo;
·
Aluno 3 - é cego e surdo;
·
Aluno 4 - é cego e mudo;
·
Aluno 5 - não tem os braços.
*
A tarefa de desenhar o barco deve ser feita em cinco minutos.
*
Após, o educador deve debater as dificuldades encontradas, os desafios
superados e as formas de cooperação colocadas em prática.
MATERIAL: Papel e lápis
(pode ser lápis colorido)
OBJETIVO: Favorecer a
desinibição; aprofundar o conhecimento entre os
membros do grupo;
DESENVOLVIMENTO:
1- Distribuir papel e lápis para
cada aluno, que estará posicionado em círculo.
2- Orientar que cada aluno deverá
fazer um desenho – qualquer desenho – que
represente algo de si. Não
importa que não se saiba desenhar; deve ser bastante
espontâneo.
3- Marcar um tempo de dez minutos
para cada um confeccionar o seu cartaz.
4- Uma vez concluídos os
cartazes, cada aluno deve sair do seu lugar, mostrar o
cartaz, de forma visível, aos
demais membros do grupo e proceder a sua
apresentação: nome e explicação
do desenho e sua expectativa com relação ao
inicio das aulas.
5-Plenária:
Ao final, o professor dá
oportunidade para quem quiser fazer mais alguma
referência a alguém acerca de sua
apresentação. Cada um também fica livre para
expressar o que achou da
dinâmica. Se sentiu alguma dificuldade, por quê? Qual
foi o objetivo? |
Marcadores: Dinâmicas
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)