segunda-feira, fevereiro 10, 2014



Essa atividade favorece o autoconhecimento; a percepção de si mesmo;
seus pensamentos, sentimentos e ações.

AUTO-RETRATO
*** Organize a turma sentados em círculo, os pequeninos (Pré) podem até deitar no chão.
*** Solicite que cada criança desenhe em uma folha de papel uma figura humana de frente, da cabeça aos pés.
*** Ao terminarem, devem colocar o desenho à frente delas e dar-lhe um nome.
*** Peça que escrevam:
 (Pré e 1º Ano a professora faz as perguntas para as crianças)
- Um acontecimento importante na boca;
- Um sentimento pela turma no coração;
- O que tem para oferecer aos colegas na mão direita, (para os pequenos mostrar o lado);
- O que gostaria de receber dos colegas na mão esquerda;
- O que deseja alcançar junto à turma no pé direito;
- O que já alcançou junto aos colegas no pé esquerdo.
*** Quando todos terminarem, peça que reflitam sobre o que têm em comum com o personagem desenhado e registrem no verso da folha.
*** Fazer um plenário e cada um deverá apresentar o seu personagem.
*** A professora deverá dar ênfase nos aspectos importantes nas falas de cada um.

*** Dando continuidade, organize a turma todos de pé na frente de quadro-de-giz. Explique que você falará duas características opostas e que cada aluno deverá se posicionar à sua esquerda ou à sua direita de acordo com a imagem que tem de si. Por exemplo:

ESQUERDA                         DIREITA
Agitado                                  Calmo
Falante                                   Calado
Risonho                                  Sério
Confiante                               Desconfiado
Preguiçoso                            Trabalhador
Tímido                                    Extrovertido 

OBS: Faça uma tabela com as características que você vai propor pra turma, e registre o nome dos alunos ao lado, isso é importante para conhecer seus alunos.

Se possível no 2º semestre refaça esta atividade com a turma para ver se aconteceram mudanças nos sentimentos, pensamentos e ações de seus alunos.  

sexta-feira, janeiro 31, 2014

TRABALHANDO O SENTIDO DA AUDIÇÃO



Ótima brincadeira para preparar os pequeninos para a alfabetização, portanto é excelente para a Pré-escola, assim também, para o período da alfabetização.

QUAL É O SOM?
 

MATERIAL : Uma venda para olhos, um aparelho de som, um CD com vários sons: natureza, objetos, transportes etc.

 BRINCANDO

*** A brincadeira consiste em a criança adivinhar a que coisa se refere o som ouvido.
*** Uma criança ficará de olhos vendados, o condutor ligará o som que poderá ter os sons da natureza como: vento, chuva, trovão, etc.; som de muitas vozes, batidas de instrumentos, etc.

 A professora poderá fazer o som dentro do próprio ambiente, por exemplo: bater palmas, derrubar objetos - lápis, bola, moeda, livro, etc..

*** Se a criança acertar ganhará um ponto e dará à vez a outra criança, se errar dará a vez a outro do mesmo jeito, porém não ganhará ponto.

OBJETIVO:
- Integrar o grupo;
- Percepção auditiva;
- Linguagem oral;
- Atenção. 

 VEJA MAIS NOS LINKS:

domingo, janeiro 26, 2014


DANÇA DOS NOMES

PREPARAÇÃO: Colocar o nome das crianças nas cadeiras e organizá-las em círculo.

DESENVOLVIMENTO:

*** Ao som da música, as crianças deverão dançar em volta das cadeiras e quando a música parar deverão sentar-se na cadeira mais próxima.

*** O professor também deverá ocupar uma das cadeiras.

*** A criança que ficar em pé deverá encontrar a cadeira que contém seu nome e retirá-la.


OBSERVAÇÃO: Prossegue a brincadeira até que todos possam identificar seus nomes.

CAIXINHA DOS NOMES
PREPARAÇÃO: Organizar as cadeiras em círculos, tendo de posse uma caixinha contendo o nome de todas as crianças.

DESENVOLVIMENTO:

*** Ao som da música as crianças deverão passar a caixinha para o colega do lado e assim sucessivamente.

 *** Quando a música parar quem estiver com a caixinha deverá retirar o nome de um dos colegas, dizer o nome que retirou e dar um abraço no colega.

*** Escrever o nome do colega no quadro-de-giz, poderá copiar do cartão do nome.

ACHE SEU NOME

PREPARAÇÃO: As crianças deverão ficar espalhadas pelo espaço. Espalhar tarjas com os nomes dos alunos no chão.
DESENVOLVIMENTO:
** Ao som da música deverão caminhar pelo espaço.
** Quando a música parar cada um deverá encontrar seu nome e posicionar-se à frente.
OBSERVAÇÃO: Variar a brincadeira colocando as tarjas com as letras iniciais do nome dos alunos.

DANÇA DO ALFABETO

PREPARAÇÃO: Colocar as letras do alfabeto em círculo no chão.
Todos deverão ficar ao redor das letras.
DESENVOLVIMENTO:
** Quando a música tocar, todos devem rodar, acompanhando o ritmo.
** Quando a música parar, todos devem colocar-se na primeira letra do seu nome.
OBSERVAÇÃO: Questionar os alunos registrando em que letra ficou mais/menos crianças.
 Se ficou alguma letra sem criança e quais as letras.
VEJA ATIVIDADES (JOGO) HORA DA CHAMADA NO LINK: 

HORA DA CHAMADA - a partir dos 4 anos

segunda-feira, janeiro 13, 2014




Brincadeiras que desenvolvem:

Criatividade / Coordenação Motora fina

 
Aluno de 5 anos de idade
SEGUINDO O CHEFE  
Esta é uma brincadeira inclusiva.


* Divida a turma em grupos de cinco alunos, colocando-os sentados no chão.

* Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e
 um lápis, sendo que cada educando só poderá fazer uma ação de cada vez,
 passando em seguida o lápis para outro participante, exemplo: faz um traço,
 para e a próxima ação é de outro aluno.

* Os alunos terão também de obedecer às seguintes características individuais:

· Aluno 1 - é cego e só tem o braço direito;

· Aluno 2 - é cego e só tem o braço esquerdo;

· Aluno 3 - é cego e surdo;

· Aluno 4 - é cego e mudo;

· Aluno 5 - não tem os braços.

* A tarefa de desenhar o barco deve ser feita em cinco minutos.

* Após, o educador deve debater as dificuldades encontradas, os desafios 
superados e as formas de cooperação colocadas em prática.

DE QUEM É O DESENHO?

Grupo: Até 20 pessoas (crianças ou adolescentes).
Objetivo: Reconhecer o talento dos colegas.
Tempo: Cerca de uma hora, dependendo do tamanho do grupo.
Local: Uma sala suficientemente ampla com cadeiras para acomodar todas

 as pessoas participantes.
Material:Som de CD. Folhas avulsas de sulfite, lápis e borracha.
Desenvolvimento: O professor deverá fazer dois grupos de alunos em 

 dois círculos na sala com as carteiras.
Colocar uma música e distribuir as folhas para os alunos que deverão 

desenhar qualquer coisa ou a critério do professor.
Quando o professor parar a música, os alunos deverão passar a folha 

para o colega da direita (a folha não deverá ter nome) até o professor
 dar o sinal de parar.
Na hora que chegar a folha na primeira pessoa do grupo esse mesmo colega

 tenta adivinhar de quem é o desenho.
Podem-se trocar as folhas entre os grupos ou não.
Se um do grupo acertar de quem é o desenho, o grupo ganha um ponto e

 se não acertar, um ponto para o outro grupo. E assim continua a brincadeira.
Conclusão: abordagem às vivências do Grupo, criatividade e o conhecimento

 de cada integrante.


CARTAZ

MATERIAL: Papel e lápis (pode ser lápis colorido)

OBJETIVO: Favorecer a desinibição; aprofundar o conhecimento entre os

membros do grupo;

DESENVOLVIMENTO:

1- Distribuir papel e lápis para cada aluno, que estará posicionado em círculo.

2- Orientar que cada aluno deverá fazer um desenho – qualquer desenho – que

represente algo de si. Não importa que não se saiba desenhar; deve ser bastante

espontâneo.

3- Marcar um tempo de dez minutos para cada um confeccionar o seu cartaz.

4- Uma vez concluídos os cartazes, cada aluno deve sair do seu lugar, mostrar o

cartaz, de forma visível, aos demais membros do grupo e proceder a sua

apresentação: nome e explicação do desenho e sua expectativa com relação ao

inicio das aulas.

5-Plenária:

Ao final, o professor dá oportunidade para quem quiser fazer mais alguma

referência a alguém acerca de sua apresentação. Cada um também fica livre para

expressar o que achou da dinâmica. Se sentiu alguma dificuldade, por quê? Qual
foi o objetivo?



 

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