quarta-feira, setembro 12, 2012


MEMÓRIA AUDITIVA
   
    É a capacidade de reter e recordar informações captadas auditivamente.
    É essa capacidade que vai permitir ao aluno fixar e reproduzir oralmente ou por escrito, as informações recebidas auditivamente, bem como fazê-lo lembrar qual os sons correspondentes aos símbolos gráficos visualizados.
    Dificuldades na memória auditiva são responsáveis por falhas na associação de símbolos gráficos (letras e números) discriminados visualmente, aos correspondentes sonoros.
    ***Algumas atividades e brincadeiras que podem auxiliar o aluno no desenvolvimento da memória auditiva ***
Brincando na sala
·       Identificar sons onomatopaicos (de animais, de objetos...).
·       Decorar músicas, poesias, versos...
·       Trabalhar com séries de sons (ex: 2 batidas de palmas, 1 batida de pé...).
·       Repetição das ideias principais de uma história, trecho lido, frases, etc...

QUEM SOU EU?

PREPARAÇÃO: Alunos sentados em seus respectivos lugares. Em destaque uma criança com os olhos vendados.
DESENVOLVIMENTO: Ao sinal do professor uma das crianças deverá aproximar-se daquela que está de olhos vendados e dizer: Quem sou eu?
A criança que está de olhos vendados deverá reconhecer o colega pela voz.

TELEFONE SEM FIO
As crianças sentadas em roda, a professora conta uma pequena história no ouvido da criança à sua direita. Esta deverá fazer a mesma coisa no ouvido da coleguinha à sua direita.
Até que a história chegue à última criança, estará “deformada”.
Assim, você mostra para as crianças como são formadas as lendas. (Hoje o dia está lindo. O sol brilha forte e os pássaros voam, bem alto).


PERCEPÇÃO TEMPORAL

    A percepção temporal relaciona-se à audição (discriminação auditiva), pois a criança precisa captar e discriminar a duração (curta – longa –média) e sucessão dos sons (fatos) que ocorrem no tempo.
    A orientação no tempo durante a realização de tarefas tem como pré-requisito a discriminação da duração e sucessão de sons, e o aluno precisa dominar determinados conceitos temporais, tais como: ontem, hoje, amanhã, dias da semana, meses, horas, estações do ano, etc.
    A ausência do pré-requisito orientação temporal pode causar dificuldades na pronúncia e na escrita de palavras, trocando a ordem das letras ou invertendo-as. Dificuldades na retenção de uma série de palavras dentro da sentença e de ideias dentro da história.

***Sugestões de atividades e brincadeiras***
·       Contar história à vista de figuras, obedecendo à sequência lógica (iniciar com duas figuras e aumentar a dificuldade gradativamente);
·       Explorar o fenômeno natural-dia (claro, tem sol...,) noite (escuro, lua, estrelas...), meio dia;
·       Planejamento, das atividades da aula, juntamente com o aluno;
·       Organizar a linha do tempo (com fatos principais de sua vida);
·       Trabalhar ritmos;
Meus aluninhos

MAMÃE POLENTA

Desenvolver a Linguagem e Percepção Temporal; 

PREPARAÇÃO: Nomear uma criança para ser a mamãe polenta. Os demais deverão ficar à sua volta, sendo nomeados os filhos.

DESENVOLVIMENTO: Realiza-se o seguinte diálogo:
-    Mamãe, o que você está fazendo?
-       Polenta!
-       Dá um pouquinho?
-       Só depois da missa!
Neste instante todos deverão simular que estão na missa rezando e uma das crianças deverá fazer de conta que comeu toda polenta que a mamãe estava fazendo.
Voltando para casa prossegue o diálogo:
-       Cadê a polenta que estava aqui?
-       O gato comeu.
-       Cadê o gato?
-       Está em cima do telhado.
-       Como eu faço pra subir?
-       Pegue a escada.
-       E se eu cair?
-       Bem feito!!!
 
Neste momento todos deverão sair correndo e a mamãe deverá pegar uma criança que será nomeada a mamãe. Assim reinicia-se a brincadeira.
OBSERVAÇÃO: Pode-se variar a brincadeira, eliminando as crianças que forem tocadas.

DANÇA CRIOULA

Desenvolver a Linguagem e Percepção Temporal;

PREPARAÇÃO: Crianças em roda de mãos dadas.
DESENVOLVIMENTO: Realizar a cantiga:
Dança crioula, que veio da Bahia.
Pegue essa criança e jogue na bacia.
A bacia é de prata arejada com sabão.
Depois de enxaguada, enxuga no roupão.
O roupão é de seda, camiseta de filó.
Roupinha de seda, pra que ficar vovó.
Bênção vovó... Bênção vovó...
OBSERVAÇÃO: Ao dizer “Pegue essa criança e jogue na bacia”, uma criança deverá ser escolhida, devendo entrar na roda. Esta será denominada a vovó. Todos deverão pedir as bênçãos a ela.

domingo, setembro 09, 2012


CABANINHA TRANSPARENTE

IDADE – até 3 anos
ESPAÇO – sala de atividades ou parque
MATERIAL:
Tule com metragem suficiente para que as paredes da cabana cheguem até o chão ou várias tiras coloridas de papel celofane, bambolê, barbante, fita crepe e ganchos de metal no teto. Sugiro, um mosqueteiro.
DESENVOLVIMENTO:
Prender o mosquiteiro, ou tule e ou celofane em árvore, brinquedos do parquinho ou nos ganchos na sala. A cabaninha deverá ir até o chão. Outra alternativa é amarrar tiras em um bambolê, formando um círculo de caimento vertical com diversas aberturas por toda a circunferência.
O tule é transparente, tem elasticidade e leveza, facilitando a manipulação das crianças sem a ajuda do adulto. Já o celofane produz um efeito visual de transformação das cores do ambiente e diferente som ao ser manipulado.
As crianças podem brincar livremente de esconder e aparecer, vendo o mundo de diferentes cores e formas.
Minha sugestão é um dia brincar com o tule e em outra ocasião utilizar o papel celofane, pois, o primeiro estimula a percepção visual, enquanto o segundo a percepção visual e auditiva.
OBJETIVO:
Interagir com outras crianças e adultos; pesquisar diferentes sons e efeitos visuais com o uso de transparências, cores e texturas; ter controle motor e limites corporais em espaço pequeno; e se movimentar e se adequar a um espaço que muda de forma quando manipulado.
Na sala de aula

SERRA, SERRA, SERRADOR

Brincadeira feita com criança de colo. Coloca-se a criança no colo com as pernas voltadas para as costas de quem está sentado. Segura-se nas mãos da criança e a leva com a cabeça até seus joelhos e retorna-a ao peito, puxando-a dizendo:
__ Serra, serra serrador... quantas tábuas já serrou...
__É uma, é duas , é três é quatro...
E cada vez que diz o número leva a criança até os joelhos. A brincadeira acaba quando a criança começar a sorrir. Tendo o cuidado para não deixá-la tonta.


***Sugestões de atividades para estimular estas percepções***

##PERCEPÇÃO GUSTATIVA##
- Reconhecer sabores: doces, salgados, amargos, azedos, picantes...
PARA USO DO PALADAR:
De olhos fechados, as crianças provam alimentos com sabores diferentes, adivinhar o que estão comendo.
Ensine os nomes: doce, amargo, salgado, azedo, etc.

##PERCEPÇÃO OLFATIVA##
Pode ser estimulada com atividades que facilitem:
- Reconhecimento à discriminação de odores.
- Comparação de cheiros.
PARA USO DO OLFATO:
BRINCADEIRA – a criança de olhos fechados terá que identificar coisas pelo cheiro e dizer se são fitos de borracha, madeira, pano, etc.
Teatro de fantoches

##PERCEPÇÃO TÁTIL##
Desenvolver a sensibilidade das mãos e dedos.
- Trabalhar com manipulação de objetos explorando suas formas, tamanho diferentes, texturas (madeira, espuma, lixa, papel, tecido...) e temperaturas (quente, frio).
BRINCADEIRAS

TATEANDO MEU COLEGA

PREPARAÇÃO: Alunos sentados em seus respectivos lugares. Em destaque uma criança, com os olhos vendados.
DESENVOLVIMENTO: Ao sinal do professor, uma das crianças deverá posicionar-se na frente do colega que está com os olhos vendados. Esta, por sua vez, deverá tatear o colega e dizer quem é a criança que está à sua frente.

COBRA-CEGA

PREPARAÇÃO: Formar um grupo de crianças e colocar uma no meio do círculo, a qual irá se passar de cobra-cega. Pegar um lenço e vendar os olhos da criança.
DESENVOLVIMENTO: Iniciar a brincadeira cantando: - Cobra-cega de onde vem?
Esta deverá responder:
- Venho vindo de Belém.
- O que traz pra nós?
- Arroz....feijão...batata...(ou outra coisa).
A criança deverá sairá atordoada em busca de outra cobra-cega. Quando pegar alguém, esta passará a ocupar o seu lugar, sendo nomeada a cobra-cega.
OBSERVAÇÃO: A cobra-cega deverá descobrir qual o colega que ela está apalpando.

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