terça-feira, setembro 04, 2012

 
Saiba sobre o desenvolvimento do seu filho e quais brinquedos são adequados
 para cada faixa etária.

PARA SABER MAIS CLIC ABAIXO






 
Cartilha elaborada por: Sonia Falcão
(Terapeuta Ocupacional, Pós Graduada
 – Saúde Mental da Criança e do Adolescente) 

segunda-feira, setembro 03, 2012


Pais estejam atentos para comprarem produtos que tenham alguma utilidade
 para as crianças, e mais, que não tragam danos imediatos ou futuros. 

TEXTO COMPLETO NO LINK ABAIXO:

sábado, setembro 01, 2012


- Com objetos sonoros (chocalhos, latas com pedrinhas, sons onomatopaicos, ruído do ambiente, músicas), treinar e localizar, identificação, reprodução e execução dos diferentes sons.
- Jogos de rimas.
- Treinamento de ritmo (através de marcha, palmas e dança, etc).
- Jogos de palavras que iniciam com o mesmo som.

***Sugestões de jogos e brincadeiras***
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO – Centro de Estudos em Educação e Linguagem
# # BINGO DOS SONS INICIAIS
Jogando e registro no quadro de giz
# # CAÇA-RIMAS
# # DADO SONORO
# # TRINCA MÁGICA
# # BATALHA DE PALAVRAS
# # BINGO DA LETRA INICIAL
BRINCADEIRAS
MORTO-VIVO
**Organizar uma fileira, onde cada criança deverá ficar ao lado da outra. Todas deverão seguir as ordens ditadas pelo professor:
__ Vivo (ficar em pé), Morto (ficar abaixado ou de cócoras).
**A criança que executar as ordens de maneira contrária deverá sair da brincadeira.
**Vencerá a criança que permanecer até o final da brincadeira, executando as ordens de maneira correta.

O TAMBORIM – envolve Matemática
MATERIAL: fichas com números de 0 a 9
**O animador desta brincadeira pode ser uma criança diferente a cada dia.
**Ele escolhe um número extraído do domínio das crianças. Cada uma das demais crianças têm em sua carteira (dispostas em círculo) algumas etiquetas com algarismos de 0 a 9.
**O animador bate em seu tamborim (que pode ser um tambor ou objeto qualquer) uma vez ou duas vezes, assim por diante.
**O tamborim é abaixado e os alunos devem levantar a etiqueta, com o número correspondente às batidas efetuadas.
VARIAÇÃO: os alunos escrevem um número de 0 a 9 no caderno se acertar as batidas do tamborim, ganha um ponto.


O EDUCADOR QUE AMA TEM COMO METAS:

·    ***   Desenvolver empatia (compreender as emoções do aluno).
·    ***   Levar os mesmos a falarem de si mesmos.
·     ***  Reconhecer e respeitar as diferenças individuais.
·   ***    Procurar o desenvolvimento das emoções positivas (alegria, respeito, etc).
·    ***   Ajudar o aluno na leitura de seus sentimentos negativos (raiva, ciúme, etc).
·   ***    Criar um ambiente agradável de aprendizagem (a criança precisa aprender a ser feliz na escola).
·   ***    Valorizar as atividades do aluno.
·   ***    Usar reforço positivo valorizando a autoestima.
· ***    Desenvolver uma avaliação que respeite o erro como processo para aquisição do conhecimento.  
   
“A cabeça e o coração precisam um do outro”.  
 (Goleman)

;;