terça-feira, setembro 04, 2012
CARTILHA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SEUS BRINQUEDOS – (0 a 48 meses)
0 comentários Postado por Professora Carminha às 20:42
Saiba sobre o desenvolvimento do seu filho e quais brinquedos são adequados
para cada faixa etária.
PARA SABER MAIS CLIC ABAIXO
Cartilha elaborada por: Sonia Falcão
(Terapeuta Ocupacional, Pós Graduada
– Saúde Mental da Criança e do Adolescente)
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
segunda-feira, setembro 03, 2012
Pais estejam atentos para comprarem produtos que tenham alguma utilidade
para as crianças, e mais, que não tragam danos imediatos ou futuros.
TEXTO COMPLETO NO LINK ABAIXO:
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
sábado, setembro 01, 2012
COGNIÇÃO: PERCEPÇÃO AUDITIVA- Atividades para estimular esta área
0 comentários Postado por Professora Carminha às 22:27
- Com objetos sonoros (chocalhos, latas com pedrinhas, sons onomatopaicos, ruído do ambiente, músicas), treinar e localizar, identificação, reprodução e execução dos diferentes sons.
- Jogos de rimas.
- Treinamento de ritmo (através de marcha, palmas e dança, etc).
- Jogos de palavras que iniciam com o mesmo som.
***Sugestões de jogos e brincadeiras***
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO – Centro de Estudos em Educação e Linguagem
# # CAÇA-RIMAS
# # DADO SONORO
# # TRINCA MÁGICA
# # BATALHA DE PALAVRAS
# # BINGO DA LETRA INICIAL
BRINCADEIRAS
MORTO-VIVO
**Organizar uma fileira, onde cada criança deverá ficar ao lado da outra. Todas deverão seguir as ordens ditadas pelo professor:
__ Vivo (ficar em pé), Morto (ficar abaixado ou de cócoras).
**A criança que executar as ordens de maneira contrária deverá sair da brincadeira.
**Vencerá a criança que permanecer até o final da brincadeira, executando as ordens de maneira correta.
O TAMBORIM – envolve Matemática
MATERIAL: fichas com números de 0 a 9
**O animador desta brincadeira pode ser uma criança diferente a cada dia.
**Ele escolhe um número extraído do domínio das crianças. Cada uma das demais crianças têm em sua carteira (dispostas em círculo) algumas etiquetas com algarismos de 0 a 9.
**O animador bate em seu tamborim (que pode ser um tambor ou objeto qualquer) uma vez ou duas vezes, assim por diante.
**O tamborim é abaixado e os alunos devem levantar a etiqueta, com o número correspondente às batidas efetuadas.
VARIAÇÃO: os alunos escrevem um número de 0 a 9 no caderno se acertar as batidas do tamborim, ganha um ponto.
Marcadores: Cognição
O EDUCADOR QUE AMA TEM COMO METAS:
· *** Desenvolver empatia (compreender as emoções do aluno).
· *** Levar os mesmos a falarem de si mesmos.
· *** Reconhecer e respeitar as diferenças individuais.
· *** Procurar o desenvolvimento das emoções positivas (alegria, respeito, etc).
· *** Ajudar o aluno na leitura de seus sentimentos negativos (raiva, ciúme, etc).
· *** Criar um ambiente agradável de aprendizagem (a criança precisa aprender a ser feliz na escola).
· *** Valorizar as atividades do aluno.
· *** Usar reforço positivo valorizando a autoestima.
· *** Desenvolver uma avaliação que respeite o erro como processo para aquisição do conhecimento.
“A cabeça e o coração precisam um do outro”.
(Goleman)
Marcadores: Assuntos Complementares
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)