segunda-feira, setembro 03, 2012


Pais estejam atentos para comprarem produtos que tenham alguma utilidade
 para as crianças, e mais, que não tragam danos imediatos ou futuros. 

TEXTO COMPLETO NO LINK ABAIXO:

sábado, setembro 01, 2012


- Com objetos sonoros (chocalhos, latas com pedrinhas, sons onomatopaicos, ruído do ambiente, músicas), treinar e localizar, identificação, reprodução e execução dos diferentes sons.
- Jogos de rimas.
- Treinamento de ritmo (através de marcha, palmas e dança, etc).
- Jogos de palavras que iniciam com o mesmo som.

***Sugestões de jogos e brincadeiras***
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO – Centro de Estudos em Educação e Linguagem
# # BINGO DOS SONS INICIAIS
Jogando e registro no quadro de giz
# # CAÇA-RIMAS
# # DADO SONORO
# # TRINCA MÁGICA
# # BATALHA DE PALAVRAS
# # BINGO DA LETRA INICIAL
BRINCADEIRAS
MORTO-VIVO
**Organizar uma fileira, onde cada criança deverá ficar ao lado da outra. Todas deverão seguir as ordens ditadas pelo professor:
__ Vivo (ficar em pé), Morto (ficar abaixado ou de cócoras).
**A criança que executar as ordens de maneira contrária deverá sair da brincadeira.
**Vencerá a criança que permanecer até o final da brincadeira, executando as ordens de maneira correta.

O TAMBORIM – envolve Matemática
MATERIAL: fichas com números de 0 a 9
**O animador desta brincadeira pode ser uma criança diferente a cada dia.
**Ele escolhe um número extraído do domínio das crianças. Cada uma das demais crianças têm em sua carteira (dispostas em círculo) algumas etiquetas com algarismos de 0 a 9.
**O animador bate em seu tamborim (que pode ser um tambor ou objeto qualquer) uma vez ou duas vezes, assim por diante.
**O tamborim é abaixado e os alunos devem levantar a etiqueta, com o número correspondente às batidas efetuadas.
VARIAÇÃO: os alunos escrevem um número de 0 a 9 no caderno se acertar as batidas do tamborim, ganha um ponto.


O EDUCADOR QUE AMA TEM COMO METAS:

·    ***   Desenvolver empatia (compreender as emoções do aluno).
·    ***   Levar os mesmos a falarem de si mesmos.
·     ***  Reconhecer e respeitar as diferenças individuais.
·   ***    Procurar o desenvolvimento das emoções positivas (alegria, respeito, etc).
·    ***   Ajudar o aluno na leitura de seus sentimentos negativos (raiva, ciúme, etc).
·   ***    Criar um ambiente agradável de aprendizagem (a criança precisa aprender a ser feliz na escola).
·   ***    Valorizar as atividades do aluno.
·   ***    Usar reforço positivo valorizando a autoestima.
· ***    Desenvolver uma avaliação que respeite o erro como processo para aquisição do conhecimento.  
   
“A cabeça e o coração precisam um do outro”.  
 (Goleman)


***SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS***
(ver, sentir, mostrar)
  a) - Mobilidade ocular: pedir para a criança acompanhar com os olhos movimentos de diferentes objetos (bola, pião, borboletas...).
  b) - Discriminação de cores, formas, tamanhos, quantidades, direções, semelhanças e diferenças. Iniciando com jogos ou exercícios com objetivos concretos (blocos lógicos, diferentes sucatas, botões, tampas coloridas, pedras...), partindo para exercícios semi-concretos, como por exemplo:
    - ordenar figuras de acordo com tamanho e comprimento;
    - ordenar figuras de acordo com uma sequência lógica;
    - cópias de símbolos abstratos;
c) - Relação Figura-Fundo: quando a criança tem dificuldade de dirigir sua atenção e selecionar um determinado objeto de uma cena. Realizar exercícios tais como:
   - identificar símbolos escondidos em várias posições;
   - pedir ao aluno que pinte a parte marcada com um X, para descobrir o que está escondido em um desenho.
   - focalizar diferentes elementos que compõe um quadro.
d) – Organização através de gravuras e histórias sequenciadas;
e) - Identificação em diferentes posições: para cima, para baixo, para direita...
f) – Trabalho com materiais diversos, simulando situações da vida diária.
g) – Trabalho com calendário.
h) – Montagem de quebra-cabeças.
i) – Jogos de 7 erros.
J) - Completar desenhos.
l) – Listagem de diferenças e semelhanças entre dois ou mais objetos, de acordo com a cor, forma, tamanho, textura...

***SUGESTÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS***

O QUE ESTOU VENDO?

PREPARAÇÃO: Alunos sentados em seus respectivos lugares.
DESENVOLVIMENTO: O professor deverá descrever um determinado objeto e as crianças deverão identificá-lo. Objetos do ambiente ou pessoas.
EU GOSTO DE VOCÊ 
PREPARAÇÃO: Crianças sentadas em círculo, porém uma em destaque em pé.
DESENVOLVIMENTO: A criança em destaque deverá escolher um dos colegas, posicionando-se a sua frente e dizer: Eu gosto de você. O colega deverá perguntar: Por quê? E este deverá responder: Porque você está de tênis. As demais crianças que estiverem de tênis deverão imediatamente trocar de lugar. E a criança em destaque deverá tentar ocupar um dos lugares.
OBSERVAÇÃO: Reinicia-se a brincadeira com a criança que ficar em pé, porém, deverá destacar outro tipo de acessório utilizado pelas crianças.
Os alunos do 3ºAno em diante adoram esta brincadeira. É ótima, para brincar nos dias de chuva na sala de aula.

MARIA VIOLA
PREPARAÇÃO: Dispor os participantes numa fila, lado a lado. Um deles fica diante do grupo, com a bola. Vira-se de costas e joga a bola para trás. O grupo pega a bola e alguém fica com ela escondida atrás das costas.
DESENVOLVIMENTO: Todos cantam: “Maria viola com quem está a bola”
A criança em destaque vira-se e adivinha com quem está a bola. Se acertar, a criança que está com a bola vai para o seu lugar. Se não, Maria Viola continua sendo o mesmo jogador.


LINGUAGEM

    A linguagem, como aspecto do processo evolutivo da pessoa, está diretamente ligada ao desenvolvimento: neurológico, da inteligência, da afetividade, da motricidade e da socialização das crianças.
    É correto dizer que a linguagem permite a afirmação do EU em relação aos outros. Possibilitando a formação da consciência social, assegurando adaptação à realidade exterior, particularmente pelo uso da língua...
 
LEIA MAIS NO LINK ABAIXO:
Cognição: A Linguagem e a Alfabetização

TV-Sucata ótimo recurso para desenvolver a oralidade



 LINK TUTORIAL DA TV-SUCATA para baixar 
Passo a passo TV- Sucata em PDF para Baixar

;;