domingo, julho 29, 2012


Os Toddlers – pequenos aprendizes


Este é um período de mudanças.
Toddlers em inglês significa: “criança que está aprendendo a andar”.
Nesta fase a criança alterna comportamentos de bebê com atitudes próprias de quem é grandinho. Ela necessita sempre de um adulto por perto, pois, não tem noção do perigo.
A criança nessa fase é um pequeno aprendiz, pois o seu cérebro que ao nascer tem cerca de 25% do peso do de um adulto, passa por mudanças dramáticas. Segundo o neuropediatra Luiz Celso Vilanova, professor da Unifesp: “Nessa fase, as crianças estão muito mais sensíveis a estímulos externos, que podem modificar circuitos neurais”. E de acordo com ele, quanto mais estímulos à criança receber nessa fase, mais conexões – sinapses – o cérebro vai fazer, o que facilita o aprendizado.  
Os seres humanos nascem com muito mais neurônios do que quando o cérebro atinge a maturidade, explica Lisa Freund, neurocientista na instituição americana Nichd. Diz ela: “Neurônios e qualquer conexão neural que não for estimulado vão morrer”. Então, a importância da estimulação do bebê. “O cérebro do bebê é esculpido pelas experiências dele e do ambiente em que ele vive”.
Muitos estudiosos descrevem o cérebro dos bebês como capaz de organizar naturalmente as percepções do mundo á sua volta. Isso é possível por meio da estimulação auditiva (Percepção Auditiva) a que os bebês estão expostos, particularmente a linguagem verbal.
Outro dos processos que ajudam os bebês a organizar as informações visuais (Percepção Visual) é a habilidade deles de separar a percepção do que é objeto estático do que é objeto em movimento.
Para o psicólogo norte americano, Brett Kuhn, da Universidade de Nebraska: “Basicamente seria pôr a criança em um ambiente adequado e sair do caminho”. Pois para ele é importante que as crianças tomem algumas decisões e aprendam por si mesmas.
O adulto exerce uma influencia importantíssima sobre o desenvolvimento da criança nesta fase. Uma pesquisa realizada pela Tenple University, nos Estados Unidos, mostrou que crianças entre 1 a 3 anos aprendem com mais facilidade palavras ditas pelos que estão ao seu redor, não importando o interesse que tem pelo objeto, enquanto bebês até 10 meses gravam os nomes dos objetos que são mais importantes e interessantes para eles.
Pesquisas revelam que mães que conversam bastante com os seus filhos e usam um vocabulário rico para descrever objetos e situações ajudam a criança a desenvolver um vocabulário mais amplo, sendo importante ler para os pequeninos e contar histórias.
Além do aprendizado por meio das palavras, as crianças aprendem também por meio da imitação dos gestos dos adultos.
De acordo com a endocrinologista infantil Juni Castro: “A criança lê o comportamento dos adultos e absorve, por isso é importante ter um ambiente familiar harmonioso”.
Os pequenos aprendizes desta faixa etária absorvem o comportamento dos adultos e o que está no ambiente, passando a interagir com o meio.
A imitação está envolvida com o processo de aprendizagem social e se dá a partir da observação.
Estudos mostram que bebês com menos de um ano podem fazer imitações mesmo depois de 24 horas após ver a desempenho de um adulto com um brinquedo ou objeto, explica Lisa Freund.      
 A habilidade de imitar é um processo importante e pode ser verificada em expressões faciais e movimentos, ou imitações de movimentos complexos com objetos.



terça-feira, julho 24, 2012


SÍNTESE

Capacidade de unir, de juntar partes, unidades – exemplo: sílabas – para formar um todo - palavra, a partir da união das partes tiram a conclusão do todo. Um jogo que desenvolve esta habilidade é montar quebra-cabeça.
Exemplos de atividades:
Atividade p/ 1º e 2ºAno


ANÁLISE

Capacidade de decompor, de separar um todo em partes, em unidades menores – exemplo: palavras em sílabas, dividir figuras em partes.
Exemplos de atividades:


ANÁLISE-SÍNTESE

È um processo em que cada uma das partes do todo tem ligação com as outras partes.
Este processo tem grande relevância na aprendizagem da leitura e da escrita.
E caso não estejam, suficientemente desenvolvidas estas capacidades, na criança, ela terá grandes dificuldades na alfabetização.
Portanto, é de fundamental importância trabalhar com a criança na Pré-escola, através de jogos, brincadeiras e atividades os conceitos de análise-síntese.
 Na minha opinião, a Pré-escola prepara os pequeninos para a alfabetização, sendo que as habilidades e conceitos desenvolvidos através do corpo e da interação com o meio tem muita importância para a aquisição destes conceitos.
Trabalho as mesmas atividades, jogos e brincadeiras com o 2º Ano, pois, faço adaptações para o nível da turma e venho obtendo resultados positivos com as crianças que apresentam dificuldade na aprendizagem.   
Exemplo de atividades:
Atividade p/1º e 2ºAno

quarta-feira, junho 27, 2012


Lateralidade
 É o estabelecimento da dominância lateral de mão, pé e olho.
Uma lateralidade bem definida assegura à criança maior facilidade de aprender as posições à direita e à esquerda em relação a seu corpo e da comparação dos objetos entre si.
A aquisição deste conceito, para a aprendizagem da leitura e escrita é de fundamental importância. A falta dele implica em confusão na orientação espacial, podendo apresentar dificuldades tais como:
    - trocas de letras (p-q, d-b) e em palavras (pueijo-queijo, bola-dola);
    - escrita em espelho (5-2, 36-63, casa-saca, 7-f, E-3...); esta dificuldade é notada em crianças canhotas.
- pessoas com dislexia apresentam confusão na área da lateralidade – sei disso por eu mesma ser disléxica, tenho lateralidade cruzada. Ver mais no Link:Lateralidade cruzada 

*Sugestões de atividades*

**Desenvolver, conceitos básicos de direita e esquerda;
**Explorar todos os tipos de exercícios que:
    - envolvam deslocamento para direita e esquerda, (rolar, andar, correr, saltar)...
    - movimento de cabeça, braço, perna, tronco, para a direita e esquerda;
    - relaxamento dos lados direito e esquerdo do corpo;
    - explorar texturas em um lado do corpo, depois do outro;
    - pegar, chutar, jogar bola de um lado e depois do outro, com um lado do corpo, depois com o outro; Ver mais no link: Tarefas lateralidade


Estruturação e organização temporal
É a tomada de consciência da sucessão e periodicidade dos acontecimentos, bem como de caráter irreversível do tempo.
    Na orientação temporal, dedicamos atenções especiais ao ritmo, que auxilia a apreensão de sucessão temporal em termos de duração e intervalo.
 A atividade rítmica desempenha papel fundamental na edificação intelectual e na maturidade das atividades motoras sincronizadas.
    Quando o aluno apresenta dificuldade na orientação temporal geralmente está associada às dificuldades nas estruturas espaciais, refletindo a nível pedagógico, nas dificuldades de ordenação das letras, sílabas e reconstituição de frases, podendo acarretar sérios fracassos na matemática, pois para a realização do cálculo o aluno necessita de pontos de referência, tais como: a noção de fileiras, de colunas, do antes e do depois. 
As atividades para a estruturação e organização do tempo, através do ritmo, favorecem a atenção e memória, exigindo a apreensão atenta da sucessão temporal, em termos de duração e intervalo.

***Sugestões de atividades***

Desenvolver a apreensão perceptiva motora do tempo. Realizar atividades que explorem:
  • Ritmos internos (respiração, pulsação, batimentos cardíacos...);
  • Ritmos externos (simples, fortes, suaves);
  • Ritmos cadenciados (cadencias codificada com diferentes tempos);
  • Acompanhamentos de ritmos (tambor, chocalhos, clavas...);
  • Andar, correr, engatinhar, rolar em diferentes ritmos (ritmo, lento e rápido).
  • Ordenação temporal (antes, depois, agora);
  • Desenvolver o sentido de velocidade do tempo;
  • Ordenar o sentido de duração do tempo, explorar sons contínuos e interrompidos, associados ou não ao deslocamento (andar, correr...).

quarta-feira, junho 13, 2012


***Equilíbrio, postura e tônus: O equilíbrio, o tônus e a postura formam a base essencial da Coordenação Motora Dinâmica Global.
Os exercícios de equilíbrio, tem a finalidade de melhorar o comando nervoso, a precisão motora e o controle global dos deslocamentos do corpo no espaço.

Sugestões de atividades
 - Exercícios de equilíbrio estático (parado) e dinâmico (em movimento), por ex: ficar parado num pé só (ambos os pés, com olhos aberto, fechados...), pular com um pé só (ambos os pés, para frente, para trás, em cima de linhas retas, linhas curvas...), na pré-escola costumo realizar estas atividades utilizando o encosto da cadeira como apoio.
- Movimentos pendulares do corpo, por ex: balançar o corpo de um lado, do outro, num pé só ir para frente, para trás...
- Passar o peso do corpo de um lado para outro;
- Exercícios de relaxamento;
- Subir e descer escadas;
- Pular amarelinha;
- Marchas;
- Pular corda.
** Trabalhar também, o equilíbrio de objetos sobre o corpo, utilizando diferentes objetos em diferentes partes do corpo, de quebra, trabalha esquema corporal. Realizo estas brincadeiras de equilíbrio organizando um percurso onde as crianças deverão percorrer, pode ser até na sala de aula.

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