terça-feira, janeiro 18, 2011
VAI
ACHAR
* Crianças em
círculo;
* Uma
criança escolhida aponta para um colega e lhe diz: “Sua amiga está usando uma
fita no cabelo, sandália rosa, trá-lá-lá.”
* Com está
descrição o colega escolhido deverá encontrar sua colega;
* Outro colega
continua a brincadeira, dizendo as características de outro colega.
CORRIDA
DE SAPATOS
- Dividir a
turma em dois grupos, em fila um ao lado do outro, separar o grupo por uma
corda;
- Todos os
componentes tiram seus calçados, que são enfileirados a uns 10m de distância;
- Ao sinal do
orientador, todos os competidores saem pulando num pé só, ao encontra seu par
de sapatos e calçá-los, volta pulando até o lugar de seu grupo;
- Cada aluno
que voltar ao ponto de partida, sem troca de calçado, marcará um ponto para o
seu grupo.
BERLINDA
·
Uma criança fica afastada dos colegas, em lugar chamado BERLINDA;
·
Outro colega escolhido pergunta a três colegas do grupo;
_ Por que a
‘fulana’ está na BERLINDA? (as colegas deverão citar detalhes sobre a colega
que está na BERLINDA).
EX: _ Porque
está de sapato.
_ Porque está tem uma blusa rosa.
_ Porque está usando brincos.
·
Concluído os depoimentos, chamar a colega da BERLINDA e relatar todas as
coisas que disseram sobre ela;
·
A colega que estava na BERLINDA escolhe a resposta que lhe agrada e diz:
_ Vai para
BERLINDA aquela que falou que estou de sapato.
* Este é o
aluno que vai para a BERLINDA.
Marcadores: Percepção Visual
segunda-feira, janeiro 17, 2011
CÃES E GATOS
- Dividir a turma em 2 grupos,
separados a 2m um grupo do outro, em posição de quatro apoios;- Um grupo será os ‘gatos’ e o outro os ‘cães’;
- Ao sinal do professor: ‘cães’, estes perseguem os ‘gatos’; se o contrario diz ‘gatos’ estes que perseguem.
OBS: quem for tocado pelo do outro grupo passa a ser do grupo e pega os outros.
O ASTRONALTA DISTRAIDO
* Riscar círculos no chão, de modo
que fique um participante sem círculo. * Quando o orientador gritar ‘ESTRELAS’, os participantes devem correr para ocupar um círculo;
* O que não conseguir um círculo será o que gritará, “UNIVERSO”, todos os participantes saem correr pelo pátio.
* Ao sinal ‘ESTRELAS’, todos voltam para os círculos.
ARREBATA O BALÃO
- Um aluno com um balão, cheio,
preso no cinto;- Ao sinal do professor, os colegas o perseguem para tirar-lhe o balão;
- Quem conseguir pegar o balão, prende-o no cinto e continua a brincadeira.
LENÇO ATRÁS
* Sentados em círculo, um colega do
lado de fora do círculo segurando um lenço;* O aluno de posse do lenço anda em volta do círculo e deixa cair o lenço atrás de um colega, este sai correndo atrás dele, que deverá ocupar o lugar vago;
* O aluno de posse do lenço continua a brincadeira.
PARA VER MAIS ATIVIDADES CLIQUE NOS LINKS ABAIXO
Atividades (parte 2)
Atividades (parte 3)
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Motricidade Ampla
domingo, janeiro 16, 2011
A INFÂNCIA E AS BRINCADEIRAS
Professora Carminha
A criatividade e a brincadeira são essenciais para o desenvolvimento humano, sendo atividades naturais nas quais as crianças se envolvem espontaneamente. E através da criatividade e da brincadeira, viajam em reinos arquétipos e místicos, experimentando novos papéis, relacionamentos e estruturas sociais, além de se envolverem em diálogos simbólicos com as tendências e movimentos da história. Assim, tornando a vida um mistério a ser apreciado.
Durante os primeiros anos, as crianças se envolvem na “brincadeira da incorporação”, explorando seus sentidos, fazendo sons, ritmos, marcas e movimentos, começando a imitar e se relacionar com brinquedos e objetos à sua volta e criando história. Uma vez que estão desenvolvendo habilidades de interagir simbolicamente e começar a entender o seu meio, sendo comum a criança se apegar a um determinado brinquedo, cobertor ou paninho, significando um símbolo de segurança, amor ou amizade.
Constata-se, portanto, que através da brincadeira, a criança aprende, cresce e se desenvolve.
Filme na TV-sucata |
Marcadores: Assuntos Complementares
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)