domingo, junho 19, 2011

Minha turminha
PERCEPÇÃO ESPACIAL


Considerando, que a noção de espaço não é inata, e sim vai sendo elaborada e construída por meio da ação e do movimento, tendo como base a interpretação de uma infinidade de informações recebidas por todos os sentidos. O profissional da educação, que trabalha com criança pequena, deverá proporcionar-lhe atividades, jogos e brincadeiras para desenvolver a percepção espacial. Pois, deste modo estará preparando a criança para a alfabetização, assim como, fornecendo-lhe habilidades para que tenha sucesso na aprendizagem escolar.
A percepção espacial integra três aspectos: a orientação espacial, a organização espacial e a estruturação espacial.
Veremos, as áreas que cada uma delas refere-se:
Orientação espacial – refere-se à possibilidade de determinar a posição de um objeto no espaço, com referência a conceitos como os pontos cardeais, a verticalidade e a horizontalidade.
* Causas da dificuldade na orientação: confusão com letras e números com grafias similares, exemplo: b-d, p-q, 6-9, 3-5. Também, problemas em reconhecer direita e esquerda.
Organização espacial – refere-se à maneira como são estabelecidas as relações espaciais, temporais ou espaço-tempo entre elementos que são independentes.
* Causas da dificuldade na organização: problemas de ordenamento das letras para formar uma palavra ou no caso dos números.
Estruturação espacial – refere-se à possibilidade de estabelecer relações entre elementos para formar um todo.
* Causas na dificuldade na estruturação: problemas em separar palavras (percebe-se na alfabetização em separar as palavras escritas em caixa alta, ex: CASABONITA.), e mais, na concordância de gênero, número e conjugação.
Obs: a lateralidade e a direcionalidade encontram-se muito relacionadas com a estruturação espacial.

 Professora Carminha♥
 

sexta-feira, junho 17, 2011

10 RECEITAS JUNINAS PARA IMPRIMIR

* DOCE DE LEITE DE COLHER
* DOCE DE LEITE PARA CORTAR
* PIPOCA
* BOLO DE FUBÁ COZIDO
* QUENTÃO PAULISTA
* PAÇOCA TRADICIONAL
* QUENTÃO DE MORANGO
* PAÇOCA PARA CORTAR
* PÉ-DE-MOLEQUE
* COCADA




 Organizar as brincadeiras em forma de barraquinhas.

BARRACA DA PESCARIA
 Modelos


* Material: peixinhos de papel cartão, caixa com areia, vara de pescar,
 prêmios (brinquedos para balão surpresa);
* Colar em cada peixinho o nome de um prêmio;
* A criança deverá pescar o seu prêmio;

BOLA NA LATA

# Material: 6 latas de leite em pó, forrar com EVA nas cores primárias,
3 bolas de meia ou bolas pequenas de borracha;
# Armar as latas – na 1ª fila 3 latas, 2ª fila 2latas e 3ª fila 1 lata (empilhar
as latas);
# Cada criança tem o direito de jogar 3 vezes nas latas, quem conseguir
derrubar todas as latas ganha uma prenda (um pé-de-moleque);

BOCA DO CAIPIRA


* Material: confeccionar com antecedência o caipira (ver modelo),
 bola pequena que passe com facilidade pela boca do caipira;
* As crianças jogam a bola na boca do caipira, dar 3 a 5 chances;
* A criança que acertas na boca do caipira, ganha um pirulito;

ARGOLA NA CAIXA DE FÓSFORO

Agora vamos fazer uma retrospectiva!
Quem foi criança ou adolescente nos anos 80, deve lembrar dos
 Parques de Diversões, que visitavam as cidades, com suas rodas gigantes
e muito mais...
Pois, no parque tinha uma barraquinha de acertar argolas para conseguir
 um prêmio, pagava-se para jogar, mas era muito divertido.
O jogador de posse de 3 argolas para jogar, conseguindo enlaçar uma
caixinha com a argola, ele tinha o direito a um prêmio.
Então a brincadeira da argola consiste na descrição a cima e o prêmio
 poderá ser um saquinho de pipocas;

Gente, realizei estas brincadeiras com as crianças do 1º Ano. 
Elas adoraram!!!!
A minha aula de Educação Física, foi o máximo!!!!!!!!

 FESTA JUNINA COM JOGOS NO PÁTIO, VER MAIS NO LINK ABAIXO
Dois Jogos Juninos muito legais

MAIS BRINCADEIRAS NO LINK ABAIXO:
Três Brincadeiras com lenço  

BRINCADEIRAS CANTADAS NO LINK ABAIXO:
Rodas Cantadas 

domingo, junho 12, 2011



QUEBRA CANELA DE SÃO JOÃO

* Formação em círculo com todos os alunos;
* A professora ficará no centro com uma corda longa nas mãos , girando-a
 com velocidade no sentido horário, igual ao ponteiro do relógio, depois no
 sentido anti-horário;
* À medida que a corda passar por baixo dos pés dos alunos, eles deverão
 saltar; o aluno que for tocado pela corda sai temporariamente do jogo;
OBS: neste jogo a professora poderá usar a música GIRA, GIRA SÃO JOÃO.



CAIPIRA ALVO HUMANO

# Formar um circulo grande com os alunos, que deverão ficar em pé;
# Por meio de sorteio, um deles será deslocado para o centro;
# A professora entregará a um aluno do circulo uma bola leve, este,
 ao sinal, tentará acertar o jogador que está no centro do círculo, que
ficará se desviando da bola o maior tempo possível;
 # Quando um aluno acertar o aluno do centro trocará de lugar com ele;


SÃO JOÃO COLA

* Os alunos ficarão soltos na quadra ou no pátio;
* Um aluno será o São João, (o cola);
* O São João (cola), correrá atrás dos colegas para colá-los
 quem ele encostar a mão ficará imóvel até ser salvo por um
colega que não está colado;
* Os alunos que não estiverem colados, poderão salvar os demais
 tocando-os;
* Quem for colado 3x, sai da brincadeira e espera até começar
novamente com outro São João colador;

ROUBO DO CHAPÉU DOS CAIPIRAS


# Material: chapéus de jornal confeccionado pelo professor
 com antecedência;
# Alunos espalhados pelo pátio ou quadra, cada aluno de posse
 de um chapéu na cabeça;
# Ao sinal, cada aluno deverá defender o seu chapéu para não
 ser roubado e tentar roubar o chapéu dos outros;
# Ao final da brincadeira contar os chapéus que cada um conseguiu;

DOIS CAIPIRAS É BOM, TRÊS É DEMAIS

* Alunos em duplas dispersos pelo espaço delimitado sem deslocar-se;
* Dois alunos ficarão separados a: um será o pegador e o outro o fugitivo;
* Ao sinal, o fugitivo correrá e, para não ser pego deverá segurar a mão
de um colega cujo o parceiro lhe cederá o lugar, pois não é permitido ficar
em 3. O aluno que ficou sozinho fugirá do perseguidor, pegando outro
 parceiro. Se o fugitivo for pego, passará a ser o pegador e vice-versa.

JOGOS JUNINOS DE SALA DE AULA





O CAIPIRA PISCA-PISCA
 (Desenvolve a percepção visual)

* Dois grupos devem formar círculos concêntricos, com número igual
de alunos:
CÍRCULO EXTERNO: alunos em pé
CÍRCULO INTERNO: alunos sentados em cadeiras
* Todos voltados com a frente para o centro do círculo, um grupo ficará
 separado do outro na distancia de 30cm, um aluno ficará sem par e
representa o pisca-pisca;
* Ao sinal, o pisca-pisca, pisca um olho a um dos colegas do círculo interno,
 chamando-o para ser seu parceiro, o aluno do círculo externo tentará
 evitar a fuga do seu par tocando-o, aquele que não conseguir, ficará impar e,
portanto, será o novo pisca-pisca;
* Todos os alunos devem vivenciar o jogo, tanto no círculo interno quanto
externo;

CORRIDA DO NÓ DE SÃO JOÃO
 (Desenvolve Lateralidade / Motricidade Fina)


# Organizar os alunos em duas colunas com números iguais, todos
sentados, entregar um lenço ao último aluno de cada coluna;
# Ao sinal da professora, esse aluno atará o lenço no braço esquerdo
 do colega à sua frente, este, por sua vez, desatará o nó com a mão direita
 e o atará da mesma maneira no braço esquerdo do colega da frente e
 assim sucessivamente até o primeiro levantar o seu braço esquerdo com o
 lenço atado;
# Será vencedora a coluna que terminar primeiro;

O CAIPIRA ROBÔ SEM DIREÇÃO
(Desenvolve Freio inibitório)- sala de aula ou pátio

% Em duplas, um será o robô caipira e o outro o guia. Toda vez que o
 guia tocar uma parte do corpo do caipira, este fará um movimento.
O caipira só anda em linha reta e o guia orienta seu caminho, mudando
a direção conforme o lado que for tocado. A professora poderá dificultar,
 colocando obstáculos, variando a velocidade ou ainda colocando 2 caipiras
 para cada guia.  

sexta-feira, junho 10, 2011

DESENVOLVE O ESQUEMA CORPORAL:


DESENVOLVE A PERCEPÇÃO TEMPORAL:


DESENVOLVE A LINGUAGEM VERBAL 
E A IMAGINAÇÃO:

DESENVOLVE A MOTRICIDADE AMPLA:






DESENVOLVE VALORES:


 

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