sábado, maio 21, 2011
JOGOS NA INCLUSÃO – Crianças com Autismo e Dificuldade na Aprendizagem Discalculia
8 comentários Postado por Professora Carminha às 18:27
DESENVOLVER:
SOCIALIZAÇÃO / LINGUAGEM /
COORDENAÇÃO VISOMOTORA / MOTRICIDADE AMPLA
/ COGNIÇÃO
TAREFAS PARA DESENVOLVER A COGNIÇÃO
* Professor ordena que o aluno procure objetos que estão fora da sua
linha de visão;
* Discriminar semelhanças e diferenças em objetos;
* Folhear livros e revistas;
* Montar e desmontar brinquedos; perceber partes e todo em um objeto
(em gravuras, desenhos...);
* Brinquedos de encaixe;
* O professor poderá utilizar-se da TV-sucata para desenvolvimento da
linguagem;
ATIVIDADES MOTORAS
# Arremessar saquinhos de areia;
# Chutar bola;
# Dançar e/ou cantar;
JOGO FUTEBOL LEGAL
Objetivo: Estimular a socialização e o desenvolvimento da motricidade ampla;
Jogar:
* Formação alunos em duplas para jogar futebol, até os goleiros;
* Todos de mãos dadas para jogar;
Obs: este jogo proporcionará ao aluno com autismo a aprender o que deve
fazer para jogar, quais são os procedimentos e como se organizar. Sendo
que desta forma ele fará a associação de como se joga futebol.
# Objetivo: Promover ao aluno autista a socialização, aquisição de novos
conceitos e registrá-los e desenvolver a coordenação visomotora;
# Material: 1 caixa de sapato; 10 tampas de garrafas ou botões; 1 lista dos números de1 a 10; e 1 pregador;
MODELO DE LISTA PARA IMPRIMIR - clique aqui
Jogar:
- Formação em duplas;
- Um aluno fica com a caixa, o outro com as tampinhas, a lista dos números
e o pregador;
- O aluno joga a tampa e tenta acertar dentro da caixa, quando acertar, ele pega
o pregador e fixa no numeral 1 da lista, continuar jogando as tampas até
marcar
o número 10 da lista;
- Depois do término, os alunos trocam de papéis, quem era jogador de
tampas vira responsável pela da caixa.
OBS: apliquei este jogo com uma criança que apresenta discalculia,
constatei que é um ótimo recurso para desenvolver a noção de numeral
e conservação da quantidade. Esta é um ótimo jogo para o período da
Alfabetização.
COORDENAÇÃO VISOMOTORA / MOTRICIDADE AMPLA
/ COGNIÇÃO
TAREFAS PARA DESENVOLVER A COGNIÇÃO
* Professor ordena que o aluno procure objetos que estão fora da sua
linha de visão;
* Discriminar semelhanças e diferenças em objetos;
* Folhear livros e revistas;
* Montar e desmontar brinquedos; perceber partes e todo em um objeto
(em gravuras, desenhos...);
* Brinquedos de encaixe;
* O professor poderá utilizar-se da TV-sucata para desenvolvimento da
linguagem;
ATIVIDADES MOTORAS
# Arremessar saquinhos de areia;
# Chutar bola;
# Dançar e/ou cantar;
JOGO FUTEBOL LEGAL
Objetivo: Estimular a socialização e o desenvolvimento da motricidade ampla;
Jogar:
* Formação alunos em duplas para jogar futebol, até os goleiros;
* Todos de mãos dadas para jogar;
Obs: este jogo proporcionará ao aluno com autismo a aprender o que deve
fazer para jogar, quais são os procedimentos e como se organizar. Sendo
que desta forma ele fará a associação de como se joga futebol.
# Objetivo: Promover ao aluno autista a socialização, aquisição de novos
conceitos e registrá-los e desenvolver a coordenação visomotora;
# Material: 1 caixa de sapato; 10 tampas de garrafas ou botões; 1 lista dos números de1 a 10; e 1 pregador;
MODELO DE LISTA PARA IMPRIMIR - clique aqui
Modelo de jogo |
Jogar:
- Formação em duplas;
- Um aluno fica com a caixa, o outro com as tampinhas, a lista dos números
e o pregador;
- O aluno joga a tampa e tenta acertar dentro da caixa, quando acertar, ele pega
o pregador e fixa no numeral 1 da lista, continuar jogando as tampas até
marcar
o número 10 da lista;
- Depois do término, os alunos trocam de papéis, quem era jogador de
tampas vira responsável pela da caixa.
OBS: apliquei este jogo com uma criança que apresenta discalculia,
constatei que é um ótimo recurso para desenvolver a noção de numeral
e conservação da quantidade. Esta é um ótimo jogo para o período da
Alfabetização.
domingo, maio 15, 2011
DESENVOLVER A MEMÓRIA VISUAL – Brincadeiras em sala de aula
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:45
TÚNEL ESCURO
Material: um lenço e 2 cordas de 3m cada uma;
* Estender as cordas paralelas no piso ou riscar com giz
(1m de distância uma da outra), para marcar o túnel;
* Formação em fila, o professor vendará o 1º aluno da fila,
que depois de observar o ‘túnel’, tentará atravessar o túnel sem
desviar da rota, se não conseguir volta a fila e tenta noutro momento.
Obs: Esta brincadeira trabalha também o equilíbrio e orientação.
FANTASMA
Material: um lençol;
# O orientador escolhe 5 alunos para saírem da sala de aula, um
representante do grupo que saiu, coberto totalmente pelo lençol,
ao sinal entra na sal;
#Os alunos da sala procuram descobrir de quem se trata o ‘fantasma’,
ele ficará na sala 1 ou 2 min. Se não for identificado, sai para ser
substituído por outro;
# Quem descobrir ganha um ponto.
Marcadores: Memória Visual
sexta-feira, maio 13, 2011
O educador deve ficar atento em relação a lateralidade de seus alunos, pois não pode afirmar que um aluno é destro ou canhoto apenas realizando algumas atividades em um ou dois dias.
As atividades deste tipo precisam ser realizadas várias vezes ao ano e em momentos diferentes.
As crianças através das atividades, brincadeiras e jogos, irão progressivamente definir o lado dominante de suas ações.
DICA IMPORTANTE:
Até os 6 anos de idade, a criança não verbaliza ou discrimina sozinha os conceitos de direita e esquerda, portanto deve-se tomar cuidado com a utilização destes termos. Para as crianças de 3 a 5 anos de idade é melhor falar: desloquem-se para um lado, agora para o outro; pular com uma perna depois com a outra, e assim por diante.
Professora Carminha.
Professora Carminha.
Marcadores: Assuntos Complementares
CANÇÕES INFANTIS QUE DESENVOLVEM A LATERALIDADE
3 comentários Postado por Professora Carminha às 21:08Dança da Formiga
Música em mp3 para baixar
* Formação aos pares e dançar como a dança do pezinho.
* Cantar 2 vezes cada estrofe;
A dança da formiga
Foi o anjo que ensinou.
O anjo foi embora
E a dança é que ficou.
Dois Patinhos na Lagoa
Música em mp3 para baixar
* Grupo de 3 alunos = 2 serão os patinhos e 1 será a minhoca;
* Cantar com a melodia do “Pintinho Amarelinho”;
* Formação como a brincadeira ‘cada macaco no seu galho’,
ao cantar o refrão a minhoca entra no círculo formado
pelos 2 pintinhos, dramatizar a canção...
* Trocar de minhoca até todos participarem.
Canção:
Dois patinhos na lagoa,
Começaram a nadar, a nadar,
Quando veio uma minhoca,
Começaram a puxar.
[refrão cantar 2x]
Puxa pra cá
Puxa pra lá
Cuidado pra minhoca
Não arrebentar.
Dança da Chuva
Música em mp3 para baixar
* Formação em círculo; Cantar...
Chuva vai (p/frente)
Chuva vem (p/trás)
(circular batendo palmas)
Chuva miúda não molha ninguém.
Cai chuva, cai lá do céu (p/frente)
Cai chuva, no meu chapéu. (p/trás)
Marcadores: Lateralidade
terça-feira, maio 10, 2011
PERCEPÇÃO ESPACIAL – Brincadeira ‘Pique-dinossauro’- estimula a cooperatividade
0 comentários Postado por Professora Carminha às 20:33Brincar:
* O dinossauro será o tesouro do grupo, que o grupo adversário
tentará capturar;
* O professor marca com uma corda ou risco no chão a separação
entre os grupos, os participantes se posicionam na frente do dinossauro
para protegê-lo.
* Para iniciar a brincadeira todos gritam: “Um, dois, três e ...
Pique-dinossauro”!
Os integrantes dos dois grupos tentam, ao mesmo tempo,
invadir o espaço adversário, capturar o dinossauro e voltar
para o grupo;
* É preciso ser ágil e rápido, porque o invasor que for preso
será eliminado.
VARIAÇÃO: - RAPTORES DE DINOSSAUROS
(ampliada e desenvolvida pela Professora Carminha)
#Formação em círculo, 5 alunos escolhido pelo professor serão
os raptores dos 2 dinossauros, que estarão no centro do círculo.
#Os raptores do lado de fora do círculo procuram entrar para
capturar os dinossauros e os protetores de mãos dadas procuram
impedir.
#Quando um dos raptores conseguir entrar no círculo e pegar os
dinossauros, deverá alcançar para os que estão de fora, se conseguir,
serão escolhidos outros raptores para recomeçar a brincadeira.
Preparação:
- Dividir a turma em 2 grupos com nº igual de integrantes;
- Cada grupo escolhe um dinossauro e desenha bem grande
(+ que 30cm) em um papelão, recortar e colorir – na turma
de pré-escola o professor trás o dinossauro pronto ou desenhado
para as crianças colorirem;
Modelos de desenho dos dinos:
Marcadores: Percepção Espacial
domingo, maio 08, 2011
PERCEPÇÃO TÁTIL – Trabalhar sensibilidade das mãos e pés / Deficiência Visual
1 comentários Postado por Professora Carminha às 17:28
Identificar e diferenciar através do tato, objetos e superfícies (ásperas,
lisa, frio, quente, fino, grosso,etc).
A criança que possui esta capacidade pouca desenvolvida apresentará
problemas de:
a) dificuldade de reconhecimento dos objetos apenas pelo tato;
b) pouca habilidade para práticas de trabalhos manuais;
c) dificuldade de realizar tarefas que exijam coordenação das mãos
no manuseio de objetos, fazendo com que os mesmos caiam constantemente.
TAREFAS
* Transportar pequenos objetos na palma da mão;
* Armar quebra-cabeças simples estando de olhos vendados;
* Identificar a textura de diversos objetos de ed. Física estando com
os olhos vendados;
* Fazer objetos de argila ou massinha de modelar;
* Reproduzir verbalmente a característica de um objeto escondido, que
o aluno esta sentindo nas mãos; (caixa surpresa)- esconder objetos em uma
caixa que tem somente um orifício para entrar a mão;
* Andar descalço de diversas maneiras e superfícies diferentes;
Marcadores: Percepção Tátil
FIGURA-FUNDO E FREIO INIBITÓRIO – Uma brincadeira que desenvolve duas percepções
0 comentários Postado por Professora Carminha às 10:37A brincadeira “IMITAR FIGURAS”, foi ampliada e desenvolvida pela Professora Carminha no dia 05/05/2011, com a turma do 1º Ano.
Observou-se que as crianças se divertiram muito. Pois, a brincadeira proporcionou espaço para o movimento e principalmente para o agir coletivo. Foi visível no olhar das crianças a alegria e satisfação em brincar.
Um olhar pedagógico da professora, observou-se que a turma é unida e argumentam para solucionar as situações problemas que a brincadeira “O viajante e as estátuas” proporcionou.
É muito importante a visão pedagógica do professor/recreador quando realiza uma atividade, jogo ou brincadeira com seus alunos, bem como, o registro das observações, pois, através dessas atividades o professor terá um diagnóstico de como está sua turma em termos afetivo, cognitivo e o desenvolvimento motor.
IMITAR FIGURAS II
Materiais: figuras de pessoas em movimento coladas em cartão (quantidade maior que o nº de alunos), um apito – brincar em espaço amplo (quadra ou gramado).
Brincar:
* O professor/recreador distribui pelo espaço as figuras, de modo a ficarem umas longe das outras, em forma de círculo.
* Os alunos dispersos no meio do espaço marcado pelas figuras seguem ordens do recreador, por exemplo:
Exemplos e crianças brincando |
- ‘correr com as mãos na cabeça’;
- ‘pular com os pés juntos’;
- ‘andar com uma mão na cintura e a outra na cabeça’;
- ‘andar em 4 apoios’;
- andar de cócoras e mãos para cima’;
- ‘pular num pé só de olhos fechados’;
Obas: o recreador usa de sua criatividade para criar outras ordens;
* A criança executa uma ordem de cada vez, quando ouvir o som do apito se dirige a uma figura e virá estátua até o recreador dar nova ordem e assim por diante.
O VIAJANTE E AS ESTÁTUAS
# Alunos dispersos pelo pátio, o recreador apita e grita um nº ex: 3 (trio), as crianças deverão se reunir em grupo de 3 alunos (foi bem legal a discussão, quando sobrou um aluno sozinho, e como eles solucionaram a situação);
# O recreador passa com os cartões de figuras voltados para baixo, para cada grupo sortear a sua figura, que irão imitar;
# logo após o recreador sai ‘viajar’ e passa pelos grupos ‘bate’ na ‘porta’, os alunos do grupo perguntam:
-“quem é?”
-“Sou um viajante”. (recreador)
-“O que você quer”? (alunos)
-“Estátuas”. (recreador)
# Todos os alunos do grupo viram estátuas (imitam a figura que está no chão); o recreador aplaude as estátuas e vai para outro grupo.
# Depois de todos os grupos participarem as crianças se dispersam, o recreador ápita e diz outro nº , as crianças formam outros grupos, e assim continua a brincadeira.
VARIAÇÃO: 1 aluno poderá ser o viajante ou um grupo....
Marcadores: Figura-Fundo, Freio Inibitório
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)