terça-feira, maio 03, 2011

DINÂMICAS PARA O DIA DAS MÃES







Dinâmica das Varinhas
Material a ser usado: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos de
churrasco)
Objetivo: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar
resistência às pessoas

* Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o que
fará facilmente).
* Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe
(será um pouco mais difícil).
* Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, se
não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.
* Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e
concluíram.
* Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos                                 Professores e Mães pela educação das crianças.


Dinâmica: Duas máscaras

Material: Folhas em branco, Canetas ou hidrocor,
Barbante de 50 cm, Tesoura.
Desenvolvimento: Cada participante recebe um
folha em branco. Em cada lado da folha desenha
uma máscara e escreve :
Lado 1 : Aquilo que acha que é. ( alegre, triste, feio, bonito. ) ( Como me vejo )
Lado 2 : Escreve como os outros me veem. (3 aspectos como os outros me veem. )
Colocar a máscara no rosto do lado "como me
vejo". Circular pelo ambiente lendo o que está
escrito na máscara dos outros e deixando que as
pessoas leiam o que está escrito na sua.
Após um tempo, muda-se o lado da máscara e
continua a circular, se conhecendo.
Partilhar em grupo como cada um acha que é, o que
os outros acham, etc...



Dinâmica: AFETO

- Participantes: 7 a 30 pessoas
- Tempo Estimado: 20 minutos
- Modalidade: Demonstração de Afeto.
- Objetivo: Exercitar manifestações de carinho e afeto.
- Material: Um bichinho de pelúcia.
Descrição: Após explicar o objetivo, o coordenador pede para que
todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao
qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento
(carinho, afeto, etc.). Deve-se ficar atento a manifestações verbais
dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados a
fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da esquerda. Por último,
deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a
sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.


Dinâmica: COMUNICAÇÃO GESTICULADA

- Participantes: 15 a 30 pessoas
- Tempo Estimado: 30 minutos
- Modalidade: Comunicação Gestual.
- Objetivo: Analisar o processo de comunicação gestual entre os
integrantes do grupo.
- Material: Aproximadamente vinte fichas com fotografias ou desenhos
para serem representados através de mímicas.
- Descrição: O coordenador auxiliado por outros integrantes deve
encenar através de mímicas (sem qualquer som) o que está representado
nas fichas, cada qual em um intervalo de aproximadamente um minuto.
Os demais integrantes devem procurar adivinhar o que foi
representado. Em seguida, deve-se comentar a importância da
comunicação nos trabalhos e atividades do cotidiano, bem como do
entrosamento dos integrantes do grupo para que juntos possam até
mesmo sem se comunicar entender o que os outros pensam ou desejam
fazer.


segunda-feira, abril 25, 2011

ATIVIDADES PARA IMPRIMIR:


MÚSICAS PARA O DIA DAS MÃES:
Clic nos Títulos para baixar

Te Amo Mãe 

UM POEMA DO DIA DAS MÃES DE TEMPOS ATRÁS:

MAMÃEZINHA

"Mamãe você é bonita
mesmo vestida de chita 
ou vestida de algodão,
pois a sua beleza 
não precisa de riqueza,
está no seu coração."
                         (Cecilia Bueno dos Reis Amoroso)


Esse poema foi uma sugestão do meu marido. Ele aprendeu na 1ª série e nunca esqueceu rsrsr, pois foi sua primeira apresentação graças a sua professora, hoje é músico e compositor. 







sexta-feira, abril 22, 2011


  DESENVOLVER AS HABILIDADES: Coordenação Visomotora / Criatividade /
Linguagem / Percepção Visual

BRINCADEIRA - O TRABALHO (na sala de aula


* Alunos sentados, uma bola de papel;
* Professora inicia a brincadeira, dizendo o nome de uma profissão e arremessa a
 bola para um participante, que deve apanhar e dizer o que faz o profissional que tem
essa profissão, e este diz outra profissão e joga a bola para outro colega; assim por diante;

TRABALHADORES DA ÁFRICA

# Um aluno escolhido para ser o que descobrir o trabalho que os ‘trabalhadores
da África’ estão fazendo, este aluno fica a 5m dos outros e de costas, de modo a
 não ver os colegas;
# Os colegas combinam uma mímica para representar um tipo de trabalho, por
exemplo: motorista (fazem o gesto de dirigir), todos fazem o mesmo gesto;
# Depois de escolhido o gesto todos se encaminham até o colega que está de
costas e dirão:
- “Somos trabalhadores da África e queremos trabalhar”!
O colega se vira e responde: - “Então comecem a trabalhar”!
# Todos fazem o gesto combinado e o colega terá 3 chances para descobrir o
 nome do trabalho, se errar as 3 vezes paga ‘prenda’;



DESENVOLVER AS HABILIDADES:
 Percepções – Espacial / Temporal / Visual; Criatividade;
Esquema Corporal; Socialização; Motricidade Ampla;
 Equilíbrio; Noções das cores; Aritmética;

PREPARAÇÃO:
- Cada aluno deverá dispor de 1 disco de papelão colorido
( 25cm de diâmetro);
- Os alunos ficarão à vontade distribuídos pelo pátio ou área fechada,
 de posse do disco colorido; 




ATIVIDADES

01) Atirar o disco para cima e segurá-lo;
02) Atirara com uma mão e pegá-lo com a mesma mão.
Depois, atirar com uma e pegar com a outra mão (e vice-versa);
03) Caminhar com o disco, imitando um automóvel;
04) Caminhando com o disco equilibrando na cabeça;
05) Arremessar o disco para longe e buscá-lo correndo;
06) Corrida: caminhar e ligeiro de um ponto a outro com o disco
 entre os joelhos; Depois caminhar em quatro apoios de barriga p/ baixo
e após p/ cima;
07) Correr em zigue-zague entre os discos;
08) Cantar uma música, batendo o disco contra a palma da mão,
 observando o ritmo;
09) Todos os alunos juntarão os discos e montarão algo com eles;
(poderão criar figuras);
10) Os alunos podem criar outras atividades com os discos.

JOGO

  • Dividir a turma em 4 equipes;
  • Colocar um disco atrás do outro;
  • O 1º aluno corre, coloca seu disco no local convencionado,
 volta e bate na mão do próximo colega; este corre, coloca seu
disco atrás do disco do colega e assim por diante, até terminar
os discos da equipe.


CORES



TRABALHAR NOÇÕES SOBRE AS CORES – Cores Primárias /
 Cores secundárias / Cores Neutras.
Obs: O Prof. fala sobre as cores, os alunos fazem, em outro
 momento, na sala de aula experiências com as cores (mistura das cores) e pintura. Uma história que fala sobre as cores primárias bem interessante
 para contar ás crianças – ALÉM DO ARCO-ÍRES, Gerusa Rodrigues Pinto, ed. Fapi Ltda.

TAREFA

  • Formar grupos conforme as cores dos discos;
  • Contar os componentes de cada grupo, comparar: onde tem
 menos / mais elementos; juntar dois grupos quantos elementos ficam;
tirar elementos do grupo maior quantos ficaram...

JOGO TROCA-TROCA

A)    Alunos espalhados, com o disco no chão;
B)     O profe. grita: “ Trocam-se os amarelos!”
Então todos os que tiverem disco amarelo, terão que trocar de lugar;
C)    “Vermelho e verde!” quem tem disco vermelho troca de lugar com
 alguém de disco verde;
CORES

Formar grupos de acordo com as cores: primárias / neutras / secundárias
Cores Secundárias =
* alaranjado, grupo de amarelo e vermelho
* roxo, grupo de azul e vermelho
* verde, grupo de amarelo e azul

Cores Neutras =
*  cinza, grupo de branco com preto.

segunda-feira, abril 18, 2011



COELHINHO SAI DA TOCA

Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de
 Locomoção. Trabalhar as Percepções: Temporal/Espacial.

*Material: arcos (bambolês)
*Distribua os arcos pelo chão.
*Cada criança deverá ficar dentro de um arco.
*Ao sinal do professor: "Coelhinho sai da toca",
os coelhos (!!!) devem trocar de toca.
*A cada rodada retirar um arco.

 REVEZAMENTO DO COELHINHO

Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção (saltar).
 Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.

*Material: Giz, cones (ou outros materiais para marcar);
*Dividir as crianças em duas ou mais equipes.
*Marcar com o giz a linha de saída/chegada e com os cones
 o ponto de retorno.
*As equipes deverão permanecer em colunas atrás da linha.
 *Ao sinal a primeira criança, de cada equipe, deverá sair saltando
 como um coelhinho até o cone, contorná-lo e retornar até a linha,
onde a próxima criança continuar processo, até a última.
*Vence a equipe que terminar primeiro.

*Variações:
Para deixar mais fácil: Permitir que o coelho salte da forma
 que a criança achar melhor.
Para deixar mais difícil: 

1.     Saltar com os pés unidos
2.     Saltar com impulso
3.     Saltar com os dois pés
4.     Saltar de costas
 O SALTO DO COELHINHO

Objetivo: Executar habilidade motora fundamental.

*Material: Giz (ou outro material para marcar)
*Demarcar duas linhas. As crianças deverão saltar de uma
 linha para a outra, como se fossem coelhinhos.
*Aumentar a distância entre as linhas conforme forem
conseguindo executar a tarefa.

 O RABO DO COELHO

Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção e
 estabilização. Trabalhar memória visual.

*Material: Cartolina com o desenho de um coelho da páscoa, de costas.
 Pompom feito de lã ou outro material. Fita crepe. Venda.

*Fixar a cartolina com o desenho em uma parede para que
fique ao alcance dos participantes. Colocar fita crepe no pompom.
*Solicitar que o participante observe a figura.
*Vendar o participante.
*Girar o participante vendado, deixando-o de frente para a cartolina.
 Ele deverá colocar o rabo no local adequado no coelhinho.
  COELHO BAGUNCEIRO

Objetivo específico: Trabalhar Figura Fundo.

*Material específico: Cartolina com o desenho de um coelhinho
usando diversos acessórios (óculos, cachecol, bolsa... e cesto com ovos).
Cada um dos acessórios usado pelo coelho, deverá esconder um
ovo, para serem encontrados pelos alunos.

*Esconder os ovos e deixar nas proximidades dos acessório do coelho.
*Fazer uma roda de conversa e contar a história do coelho bagunceiro,
(profe inventa), mostrar a "foto" do coelho (cartolina desenhada).
*Pedir para que as crianças ajudem a encontrar os ovos de Páscoa escondidos.


;;