segunda-feira, abril 18, 2011



COELHINHO SAI DA TOCA

Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de
 Locomoção. Trabalhar as Percepções: Temporal/Espacial.

*Material: arcos (bambolês)
*Distribua os arcos pelo chão.
*Cada criança deverá ficar dentro de um arco.
*Ao sinal do professor: "Coelhinho sai da toca",
os coelhos (!!!) devem trocar de toca.
*A cada rodada retirar um arco.

 REVEZAMENTO DO COELHINHO

Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção (saltar).
 Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.

*Material: Giz, cones (ou outros materiais para marcar);
*Dividir as crianças em duas ou mais equipes.
*Marcar com o giz a linha de saída/chegada e com os cones
 o ponto de retorno.
*As equipes deverão permanecer em colunas atrás da linha.
 *Ao sinal a primeira criança, de cada equipe, deverá sair saltando
 como um coelhinho até o cone, contorná-lo e retornar até a linha,
onde a próxima criança continuar processo, até a última.
*Vence a equipe que terminar primeiro.

*Variações:
Para deixar mais fácil: Permitir que o coelho salte da forma
 que a criança achar melhor.
Para deixar mais difícil: 

1.     Saltar com os pés unidos
2.     Saltar com impulso
3.     Saltar com os dois pés
4.     Saltar de costas
 O SALTO DO COELHINHO

Objetivo: Executar habilidade motora fundamental.

*Material: Giz (ou outro material para marcar)
*Demarcar duas linhas. As crianças deverão saltar de uma
 linha para a outra, como se fossem coelhinhos.
*Aumentar a distância entre as linhas conforme forem
conseguindo executar a tarefa.

 O RABO DO COELHO

Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção e
 estabilização. Trabalhar memória visual.

*Material: Cartolina com o desenho de um coelho da páscoa, de costas.
 Pompom feito de lã ou outro material. Fita crepe. Venda.

*Fixar a cartolina com o desenho em uma parede para que
fique ao alcance dos participantes. Colocar fita crepe no pompom.
*Solicitar que o participante observe a figura.
*Vendar o participante.
*Girar o participante vendado, deixando-o de frente para a cartolina.
 Ele deverá colocar o rabo no local adequado no coelhinho.
  COELHO BAGUNCEIRO

Objetivo específico: Trabalhar Figura Fundo.

*Material específico: Cartolina com o desenho de um coelhinho
usando diversos acessórios (óculos, cachecol, bolsa... e cesto com ovos).
Cada um dos acessórios usado pelo coelho, deverá esconder um
ovo, para serem encontrados pelos alunos.

*Esconder os ovos e deixar nas proximidades dos acessório do coelho.
*Fazer uma roda de conversa e contar a história do coelho bagunceiro,
(profe inventa), mostrar a "foto" do coelho (cartolina desenhada).
*Pedir para que as crianças ajudem a encontrar os ovos de Páscoa escondidos.


domingo, abril 17, 2011

POEMA – Crianças e seus brinquedos


 


CRIANÇAS E SEUS BRINQUEDOS
Uni duni tê,
Salame mingúe,
Um sorvete colorê,
O escolhido foi você.

Não parece passarinho,
Não parece aviador,
Mas passa sempre voando
Pelo escorregador.

Sobe, sobe para o céu,
Desce, desce para o chão,
A menina na gangorra
Balança meu coração.

Todo mundo sai a toda,
Correndo atrás do colega,
É preciso ficar esperto,
Na hora do pega-pega.

Rolando no gira-gira,
Parece que a vida gira,
Parece que a roda roda,
Girando no gira-gira.

Quem foge cai na risada,
Quem procura não sossega,
Escorrega tropeçando,
No jogo da cabra-cega.

Faço túnel, faço estrada,
Faço lago com baleia,
Faço castelo gigante,
Naquele tanque de areia.


Quem quiser brincar comigo,
Vem aqui, levanta a mão,
Ficam três de cada lado,
Vai ser policia e ladrão.

É corcunda, cabeludo,
Tem chifre e anda de quatro,
Não é monstro, nem fantasma:
Vai pra aula de teatro.

Pega, joga, dribla, passa,
Corre, chuta, cai e rola,
Cabeceia, grita, pula,
Vai e volta atrás da bola.

Sobe lá mas desce logo,
Parece até uma dança,
A viagem nunca chega,
Pra quem brinca na balança.

É gostoso e divertido,
Não tem risco nem perigo,
A vida ganha sentido,
Quando se tem um amigo.
(Ricardo Azevedo)










terça-feira, abril 12, 2011



CIRCUITO COM 3 PARADAS

O educador prepara o ambiente com antecedência,
explica o que acontecerá em cada parada e expressa
os movimentos que serão feitos.

1ª PARADA = Fazendinha
* Criar animais com massa de modelar para montar
a fazendinha;


2ª PARADA = Parque
* Brincar em grupo fazendo movimentos que lembram
brinquedos típicos de parquinho:
- girara: roda girar fraco e forte, agachar-se e dar passos
 para os lados;
- balanço: balançar de um lado ao outro, frente e trás, sentados
 em duplas mãos dadas, ‘serra-serra-serrador’;
- acerta o alvo: boca do palhaço e bola de meia;
- jogo de argolas: acertar a argola nos pinos;

3ª PARADA = Teatro
* Material para fantasia: roupas, bonés, chapéu, peruca, lenços,
acessórios, etc;
* As crianças se fantasiam e criam personagens para representar
 aos colegas;

domingo, abril 10, 2011

A Páscoa deste ano pode ser marcante na vida das crianças, basta selecionar antecipadamente as atividades que mais lhe agradam e baixar para imprimir.


 Aqui segue algumas músicas de Páscoa que eu selecionei para serem baixadas clicando nos títulos abaixo:
 


;;