terça-feira, abril 12, 2011
CIRCUITO COM 3 PARADAS
O educador prepara o ambiente com antecedência,
explica o que acontecerá em cada parada e expressa
os movimentos que serão feitos.
1ª PARADA = Fazendinha
* Criar animais com massa de modelar para montar
a fazendinha;
2ª PARADA = Parque
* Brincar em grupo fazendo movimentos que lembram
brinquedos típicos de parquinho:
- girara: roda girar fraco e forte, agachar-se e dar passos
para os lados;
- balanço: balançar de um lado ao outro, frente e trás, sentados
em duplas mãos dadas, ‘serra-serra-serrador’;
- acerta o alvo: boca do palhaço e bola de meia;
- jogo de argolas: acertar a argola nos pinos;
3ª PARADA = Teatro
* Material para fantasia: roupas, bonés, chapéu, peruca, lenços,
acessórios, etc;
* As crianças se fantasiam e criam personagens para representar
aos colegas;
domingo, abril 10, 2011
PÁSCOA - Atividades Diversas + Modelos de Coelhinhos
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:12
A Páscoa deste ano pode ser marcante na vida das crianças, basta selecionar antecipadamente as atividades que mais lhe agradam e baixar para imprimir.
Aqui segue algumas músicas de Páscoa que eu selecionei para serem baixadas clicando nos títulos abaixo:
Marcadores: Coord. Motora Fina, Datas Comemorativas, Motricidade Fina, Percepção Visual
BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER RITMO-Percepção Temporal
2 comentários Postado por Professora Carminha às 00:03Tarefas - Ritmo
* Andar, procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar
do mais lento ao mais rápido;
* Utilizar recursos como: palmas, batidas de pé, apito para marcar
ritmo.
SIRENE
* Formação 2 filas lado a lado mãos dadas defrontando-se;
* Ao sinal, o !º aluno de cada fila inicia a emitir com a boca o som
de sirene, até não ter mais fôlego;
* Então deverá apertar no companheiro seguinte para que continue;
* Seguir assim sucessivamente até o último da fila.
MÁQUINA MALUCA SONORA
# Orientador explica: “Quando ouvirem o sinal o 1º da fila
corre para o centro e toma uma posição imaginando que é
uma parte (engrenagem) de uma máquina, a seguir cada aluno vai
completando a máquina maluca;
# Concluída a máquina, o grupo cria um ruído da máquina,
paralelo ao seu movimento, 3 ritmo: normal, lento e acelerado.
Marcadores: Percepção Auditiva, Percepção Espacial, Percepção Temporal
domingo, abril 03, 2011
O SEGREDO DO SUCESSO NAS ATIVIDADES COM MÚSICA
0 comentários Postado por Professora Carminha às 11:16
O
SEGREDO DO SUCESSO NAS ATIVIDADES COM MÚSICA
Para que uma aula com música alcance seus objetivos, a professora precisa estar
ciente de que ela é o espelho ou modelo das expressões corporais a serem
executadas, pois os pequeninos são perceptivos a isso. Caso a professora
apresente dificuldades em se ‘soltar’, agindo com movimentos limitados, eles
entenderão isso como uma regra e ficarão temerosos em expressarem-se
livremente.Sendo assim, a professora sem desenvoltura não terá sucesso na aula com música e culpará as crianças por não participarem ativamente.
No entanto, isso não é o fim do mundo, pois existem seminários, cursos de motivação, práticas esportivas, dança, etc. São recursos que podem ajudar a professora a se superar, e posteriormente entenderá, que aquilo que recebemos das crianças é apenas a consequência do que transmitimos para elas.
Professora
Carminha
Marcadores: Assuntos Complementares
ÓTIMA ATIVIDADE COM MÚSICA - Desenvolve percepções e noções musicais
0 comentários Postado por Professora Carminha às 11:11
UMA AULA PRA LÁ DE DIVERTIDA
MÚSICA "DA MINHA VIOLA"
Percepção Temporal (Ritmo)
ATIVIDADE:
* Cantar a música fazendo gestos até chegar ao refrão;
(A professora deverá conhecer a música com antecedência);
* Marcar o ritmo, no refrão com palmas:
“É bom camarada (1 palma), é bom camarada” (1 palma);
“É bom (1 palma), é bom (1palma), é bom” (1 palma);
VARIAÇÃO: Em duplas de frente um para o outro, cantar a música
e marcar o ritmo com:
2 palmas ao cantar “É bom camarada,é bom camarada”;
Bater as mãos nas mãos do colega quando cantar:
“É bom, é bom, é bom” (3 vezes)
Percepção Espacial
ATIVIDADE:
# Marcar no chão com giz um quadrado para cada participante;
# Cada aluno no seu quadrado, deverá dançar sem sair deste espaço;
Freio Inibitório
ATIVIDADE:
- Cantar e dançar, quando parar a música virar estátua de papel;
- Quando a professora soprar o aluno deverá ir se abaixando até
ficar de cócoras; ( poderá ser um colega para soprar);
Noção Musical
ATIVIDADES:
Pré-escola: cartaz com as notas musicais cantadas na música;
DÓ / RÉ / MI / FÁ / SOL / LÁ / SI
1º Ano: Fazer o registro das notas musicais no caderno de aula.
Marcadores: Freio Inibitório, Percepção Espacial, Percepção Temporal
terça-feira, março 29, 2011
CADEIRINHA
Material: Uma cadeira pequena. Pode ser uma cadeira para cada trio.
* Dividir os alunos em trios, um trio por vez realiza a atividade;
* Um aluno senta na cadeira e os outros dois o carregam até certo lugar
determina pela professora.
PASSA A BOLA
* Formação em fila, passar a bola do primeiro ao último participante.
(por cima da cabeça, por entre as pernas, por um lado depois por outro, etc.).
ME CARREGA?
* Formação de três em três alunos;
* Dois colegas fazem uma cadeirinha com as mãos, carregar o colega a um
determinado lugar;
* O aluno que foi carregado canta um verso para os seus colegas em agradecimento;
* Na segunda e terceira vez, trocar de colega para ser carregado.
Marcadores: Socialização
segunda-feira, março 28, 2011
ATIVIDADES PARA O DIA DO LIVRO E DIA DO ÍNDIO
0 comentários Postado por Professora Carminha às 20:31
02 DE ABRIL é o dia Internacional do Livro Infantil
18 DE ABRIL é o dia Nacional do Livro Infantil
19 DE ABRIL comemoramos o dia do Índio.
Portanto, esses dias podem serem lembrados com estas atividades que envolvem o Desenvolvimento da Motricidade Fina (ou Coordenação Motora Fina, é a mesma coisa), Criatividade, Percepção Visual (ou Discriminação Visual, também é a mesma coisa).
São atividades que precisam ser baixadas para imprimir.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR ESSAS ATIVIDADES
Música - O Índio (para baixar)
Música - Grande Índio (para baixar)
Música - 1, 2, 3 Indiozinhos (para baixar)
Marcadores: Coord. Motora Fina, Criatividade, Motricidade Fina, Percepção Visual
ANDA, ANDA
Anda , anda, anda
Anda vai andando
Anda, anda, anda
Até mandar parar.
* Ordem: Cabeça com cabeça (Em duplas, encostar no colega
a parte do corpo citada);
* Variações: Pula, pula; Corre, corre; Dança, dança.
SEQUÊNCIA
Em grupo formar sequência com movimentos;
Um aluno do grupo cria um movimento e todos fazem juntos;
Em seguida emitir o som: AI, UI – Junto com o movimento.
ELEFANTE INTELIGENTE
- Orientador começa: “ELEFANTE INTELIGENTE”.
- As crianças respondem: “O QUE”?
- Orientador diz uma parte do corpo e os alunos terão que tocar a
parte citada; ex: “NARIZ”;
- Variação: podem tocar no corpo do colega que esta do seu lado.
VEJA MAIS NO LINK ABAIXO:
Orientações para o Educador
VEJA MAIS NO LINK ABAIXO:
Orientações para o Educador
Marcadores: Esquema Corporal
domingo, março 27, 2011
PALESTRA SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL – São Nicolau RS
0 comentários Postado por Professora Carminha às 19:38Amigas e colegas, na semana que passou, eu estive palestrando sobre o Desenvolvimento Infantil e Estimulação Psicomotora junto ao encontro intermunicipal de Capacitação da Primeira Infância Melhor (PIM). Nesse dia eu apresentei a infância na visão de Piaget e inclusive algumas atividades postadas aqui no Blog. Além disso, pude compartilhar com as pessoas participantes, integrantes desse programa social, as minhas experiências nas questões disciplinares.
Agora quero compartilhar por meio desses slides com quem não pode estar presente, uma pequena parcela do que foi apresentado, acredito que ainda possa ser útil.
Marcadores: Assuntos Complementares
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)