sábado, março 12, 2011
BRINCADEIRAS QUE DESENVOLVEM A PERCEPÇÃO VISUAL
0 comentários Postado por Professora Carminha às 14:30O MAESTRO
# Crianças em círculo, um aluno no centro de olhos fechados;
# Ao sinal orientador indica quem será o maestro, este terá que
inventar gestos de toques de instrumentos musicais, os colegas o imitam;
# O maestro troca seguido de instrumento;
# O aluno do centro abre os olhos e tenta descobrir quem é o
maestro.
PALHACINHOS DIVERTIDOS
* Um aluno é o palhacinho e fica no seu circo – lugar escolhido,
onde colocará preso quem ele conseguir pegar;
* Os colegas lado a lado;
* O palhacinho chega e bate “TOC,TOC, TOC” – Os colegas perguntam:
“O que você quer?” O palhacinho responde dizendo uma qualidade de um
colega que ele quer pegar. EX: “quero a colega mais alta” “cor da roupa”.
A colega indicada deverá sair correndo para não ser pega pelo palhacinho;
* A criança perseguida se conseguir voltar até o seu lugar está salva;
* Se o palhacinho encostar a mão na colega, pode levar ela para o circo.
OBSTÁCULOS MÓVEL
** Material: 2 lenços;
** Alunos divididos em 2 fileiras, uma de frente para a outra, sentados
no chão com as pernas estendidas e afastadas, de modo que os pés toquem
os dos companheiros da frente;
** Escolher 2 alunos para vendar os olhos. Antes de venda-los, explicar
que eles deverão atravessar pulando para o outro lado sem encostar em
nem um colega, se tocar em um colega deverá recomeçar;
** O orientador, depois de vendar os olhos dos colegas, orienta aos alunos
que recolham as pernas sem fazer barulho, deixando o espaço livre para eles
passarem.
Marcadores: Percepção Visual
sexta-feira, março 11, 2011
OS MUDOS – Linguagem gestual
* Formação em círculo;
* Um aluno passeia entre os colegas para fazê-los sorrirem;
* Ele faz perguntas, os colegas devem responder com gestos;
* O aluno que rir ou falar, ocupa o lugar do curioso.
A CHAVE
# Material: chave;
# Em círculo, sentados, um aluno de posse da chave, entrega ao colega do lado
e diz uma qualidade;
# Quem a recebe, entrega a chave a pessoa que tenha essa
qualidade, esta entrega a pessoa do seu lado e diz a qualidade
e assim prossegue a brincadeira .
BOCA DE FORNO
Diálogo:
_ Boca de forno. (orientador)
_ Forno. (todos)
_ Assar bolo. (orientador)
_ Bolo. (todos)
_ Farão tudo o que o mestre mandar? (orientador)
_ Faremos tudo com muito gosto. (todos)
* O mestre dá ordens e todos executam, por exemplo:
imitar sapo, dançar, pular, balançar os braços...
OBS: Desenvolver a Motricidade Ampla.
Marcadores: Linguagem verbal
DESENVOLVER AS QUALIDADES FÍSICAS – Brincadeiras
0 comentários Postado por Professora Carminha às 20:01LOBOS E CARNEIROS
* Professora escolhe 3 alunos para serem os ‘lobos’,
marcar um lugar para ser a casa dos lobos;
* O restante dos alunos são os carneiros, escolher local
para a casa dos carneiros, pode marcar o lugar com cordas
estendidas no chão;
* Os lobos de costas para os carneiros;
* Ao sinal da professora os carneiros saem do seu refugio
e começam a andar silenciosamente em direção os lobos;
* Quando próximos dos lobos a professora grita: “Cuidado com os lobos!”
* Os lobos tentam pegar os carneiros, que só estarão salvos em sua casa;
* Os carneiros pegos ficam presos na casa dos lobos.
CORRIDA DE AGILIDADES
- Formação em 2 fileiras, mesma quantia de alunos;
- À 5m de distância 2 alunos, com as pernas afastadas em pé;
- Ao sinal o 1º da fila corre até o colega e passa em posição de
quatro apoios entre as pernas do colega, e retorna e bate na mão
do próximo da fila, assim segue a brincadeira.
BRIGA DE GALO
# Formação em 2 filas, uma de frente para a outra;
# Alunos de cócoras, mãos na altura dos ombros;
# Ao sinal os alunos procuram derrubar o seu par,
empurrando-se pelas mãos.
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Motricidade Ampla
segunda-feira, março 07, 2011
ACERTANDO O ALVO
* Material: 4 arcos e 4 saquinho de areia;
* Espalhar os arcos pelo pátio;
* Formação em coluna lado a lado;
* Uma criança de cada vez, joga os saquinho
de areia para acertar dentro dos arcos;
* Cada acerto vale 1 ponto.
Brincando na sala |
BOLA AO CESTO
*** Material: 3 cestos ou baldes, 3 bolas;
*** Dividir a turma em 3 equipes, formação em
fila na distancia de 1metro dos cestos, as
3 primeiras crianças arremessam as bolas;
*** Marca 1 ponto para a equipe quem acertar
dentro do cesto;
*** Todos os da equipe fazem o mesmo que os
primeiros.
DEVOLVER A BOLA
# Alunos em formação de semicírculo;
# Professora à frente, arremessa uma bola
para o aluno que deve assegurá-la;
# Ordem para devolução para a professora:
- devolva por baixo da perna / - devolva por
cima da cabeça / - devolva picando / etc.
BOLA EM ZIGUE-ZAGUE
** Material uma bola que pique;
** Formação em círculo na distancia de um
braço um colega do outro;
** Um aluno de posse da bola, se desloca em
zigue-zague entre os colegas picando a bola;
** Ao retornar ao seu lugar, passa a bola
para o colega da direita, que executará o mesmo.
Marcadores: Coordenação Visomotora
domingo, março 06, 2011
PERCEPÇÃO AUDITIVA – Brincadeiras de sala de aula
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:43
CORAL DOS BICHOS
- O orientador cochicha no ouvido de cada participante o
nome de um animal (pintinho, cão, gato, peru);
- Dado o sinal cada um sai pelo sala imitando o som de seu
animal, o mais alto possível e procura seus semelhantes;
- Após forma-se o coral dos bichos com um maestro regendo.
COROA DO REI
* Material: uma coroa de papel cartão, 1 lenço e 1 cadeira;
* Crianças sentadas;
* A uma distância de 4metros, sentado em uma cadeira, o REI;
* Cada participante de uma vez, de olhos vendados, vai a procura
do REI para colocar-lhe a coroa na cabeça;
* O REI bate palmas para indicar onde está;
* Quem consegue chegar até o REI troca de lugar com o ele.
A PENEIRA VOADORA
# Uma peneira ou uma bacia;
# Formação em círculo, ao som da música os participantes
passam a peneira por cima da cabeça;
# Quando parar a música, o aluno que está com a peneira, sai
da brincadeira e volta sentar;
# A brincadeira termina quando ficar somente dois participantes.
- O orientador cochicha no ouvido de cada participante o
nome de um animal (pintinho, cão, gato, peru);
- Dado o sinal cada um sai pelo sala imitando o som de seu
animal, o mais alto possível e procura seus semelhantes;
- Após forma-se o coral dos bichos com um maestro regendo.
COROA DO REI
* Material: uma coroa de papel cartão, 1 lenço e 1 cadeira;
* Crianças sentadas;
* A uma distância de 4metros, sentado em uma cadeira, o REI;
* Cada participante de uma vez, de olhos vendados, vai a procura
do REI para colocar-lhe a coroa na cabeça;
* O REI bate palmas para indicar onde está;
* Quem consegue chegar até o REI troca de lugar com o ele.
A PENEIRA VOADORA
# Uma peneira ou uma bacia;
# Formação em círculo, ao som da música os participantes
passam a peneira por cima da cabeça;
# Quando parar a música, o aluno que está com a peneira, sai
da brincadeira e volta sentar;
# A brincadeira termina quando ficar somente dois participantes.
Marcadores: Percepção Auditiva
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)