sexta-feira, fevereiro 25, 2011

PERCEPÇÃO ESPACIAL – Jogos

 
CORRIDA DOS JORNAIS
 
Pintura com moldes
  • Dividir a turma em 4 colunas, nº iguais;
  • Distribuir 2 folhas de jornal para cada participante;
  • Ao sinal o 1º de cada coluna, coloca uma folha de jornal no chão e pisa sobre ela, coloca a outra e pisa sobre ela, assim por diante, até chegar ao lugar determinado pelo professor;
  • Os seguintes da coluna repetem o que fez o 1º aluno.

CONQUISTAS DAS BANDEIRAS

       Material 4 bandeiras de cores diferentes;
      Turma dividida em 4 colunas, formando uma cruz, com a frente para o interior de um círculo imaginário;
       O 1º de cada grupo com uma bandeira na mão, ao sinal sai correndo ao redor do círculo e entrega ao 2º que repetirá, até que todos do grupo participam, todos correm no mesmo sentido.

CORRIDA DOS CONES

- Material: 2 arcos, 4 cones; desenhar no chão próximo aos arcos um X e nele colocar os cones;
- Dividir a turma em dois grupos, formação em colunas;
- Ao sinal o 1º de cada coluna vai correndo e apanha um a um os cones e coloca dentro do arco, depois volta ao lugar bate da mão do 2º da coluna, que irá retirar os cones e colocar no X, assim repete o jogo até todos participarem.



quinta-feira, fevereiro 24, 2011


 


EXERCÍCIOS DIREITA / ESQUERDA

Professor de costas para a turma dá ordens que todos devem seguir:
* levantar o braço esquerdo... agora o direito;
* abaixar o braço esquerdo... agora o direita;
* todos em pé com a perna esquerda... dar 3 pulinhos;
* agora com a perna direita... 4 pulinhos para frente;
* logo a pós os alunos executam sem modelo;
* Obs: o professor cria outras ordens – executar sentado, de pé, de olhos fechados, etc.

CARANGUEJO


- Marcar uma linha de chegada;
- Formação em fileira lateral, posição de quadrúpede
 de lado (caranguejo), ao sinal se deslocar até a linha de
 chegada, quem sair da posição volta ao inicio.


A TEMPESTADE

* Formação sentados em círculo;
* Animador diz;
    -“Estamos num barco que se encontra no Rio Uruguai-(escolha do animador)!”
    -“Olá à direita...” – mudar de lugar com o colega da direita;
    -“Olá à esquerda...” – mudar de lugar com o colega da esquerda;
    -“Tempestade...” – todos trocam de lugar.
VARIAÇÃO: um aluno fica sem lugar, no centro do círculo,
 e procura sentar enquanto os outros trocam de lugar

terça-feira, fevereiro 22, 2011

                  Eu sugiro aos professores o trabalho com temas geradores, pois, foi através desta organização didática-pedagógica, que consegui obter participação de crianças com DI (deficiência intelectual) nas atividades propostas em sala de aula, este é um dos recursos que podemos utilizar para a inclusão.    

Motricidade Fina

OBS: estas atividades eu realizei com a Pré-escola e com crianças da Classe Especial – Deficiência Intelectual.

* Material para confecção do SAPO 


  • 1 tubo de papel higiênico;
  • Cola e tesoura;
  • Tinta guache;
  • Papel cartão da cor verde (pernas);
  • Retalhos de EVA, nas cores: vermelho, branco, azul... (para fazer a boca e olhos);
  • 1 retângulo de caixa de papelão, 10cm x 8cm (lagoa).

Trabalhos feitos pelas crianças da Classe Especial:

      Veja como uma aula pode ser produtiva, criativa e dinâmica, porque ainda podemos entrar na sequência de outra atividade que é o teatro de fantoches, que serve muito bem pra trabalhar outras habilidades na criança como: Expressão verbal, motricidade fina, criatividade etc.(Ver a postagem anterior sobre dedoches).


Motricidade Ampla

1-      BRINCADEIRAS COM BALÕES

v     Formação – cada criança com um balão de cócoras;
v     Desenvolvimento – como o sapo, saltitar tocando o balão com a cabeça, usar todo o local disponível para locomoção;
v     Saltitar, assoprando o balão, que está no chão;
v     Saltitar, tocando o balão com a mão direita, mão esquerda, com as duas mãos;
v     Deixar as crianças criarem outras atividades.

2- CORRIDA DO SAPO

* Duas colunas;
* Ao sinal, o 1º de cada coluna se desloca (como um sapo) até sua ‘comidinha’-‘a mosca’ (pode ser representada por qualquer objetos), pegando-a, volta aos saltos; passa a ‘mosca’ (objeto) para outro colega da mesma coluna, este leva de volta, e assim por diante.

3- O PULO DO SAPO

Ø      Em duplas, um atrás do outro;
Ø      Um dos componentes fica de cócoras no chão, o outro, colocando as mãos sobre as costas do seu companheiro, efetua o salto por cima do colega, ficando também de cócoras para que o outro possa imitá-lo.

4- O SAPO SAI DA LAGOA

o       Dispersos pela quadra, um aluno em cada círculo desenhado no chão, ficando, um aluno, sem círculo;
o       Quando o orientador disser: “ O sapo sai da lagoa”, todos devem trocar de lugar, e o aluno que está sem ‘lagoa’ irá disputar uma delas entre seus colegas.

5- TRILHA DO SAPO
§         Distribuem-se quaisquer objetos (tampinhas, caixinhas...) pelo espaço da brincadeira;
§         Os participantes deslocam-se como o sapo de diferentes formas: andar, saltar pedras, ‘comer moscas’;

6- LUTA DOS SAPOS

- Em duplas, de costas um para o outro, ficam de cócoras e entrelaçados com o companheiro;
- Ao sinal dado, os jogadores tentarão forçar os adversários a sentar no chão.

7- RODA CANTADA – O sapo não lava o pé


“O sapo não lava o pé,
Não lava porque não quer,
Ele mora perto da lagoa,
Não lava o pé, não lava o pé,
Porque não quer”.
VER MAIS NO LINK ABAIXO:
Coordenação Dinâmica Manual
                 


     




segunda-feira, fevereiro 21, 2011

ELEFANTE COLORIDO


- Alunos caminhando livremente;
- Professora diz: “Elefante colorido”!
- Alunos perguntam: “Que cor”?
- A cor que a professora citar deve ser tocada
 em objetos, roupas ou coisas do ambiente.

ORQUESTRA

  • Formação: em círculo, um dos alunos deve sair da roda, e ficar longe do grupo;
  • Os colegas do círculo escolherão um maestro que regerá a orquestra – fará o gesto de toque de instrumentos e todos devem imitá-lo; trocar de instrumento seguidamente;
  • O aluno que saiu, volta entra na roda e tenta descobrir o maestro, em 3 chances;
  • Se não acertar na 3ª chance, paga prenda.

BANDIDO, DETETIVE E VÍTIMA

     **Formação: em círculo, distribuir bilhetes (bandido, detetive e as vítimas - quantia de alunos); - o orientador é o leitor para os alunos;
     **O bandido deverá assassinar as vítimas com uma piscada;
      **A vítima quando perceber que piscaram pra ela sai da roda;
    **O detetive deverá descobrir o bandido;

ELEFANTINHO DIVERTIDO

1.     Espalhados pelo pátio;
2.     Um colega será o elefantinho, ele diz: “Eu sou elefantinho divertido”.
3.     Os colegas perguntam: “O que você quer”?
4.     Ele responde, por exemplo: “A colega mais alta... baixa... magra...”
5.     Os colegas indicam a criança que tem a característica citada... Esta sai correndo para não ser pega pelo elefantinho divertido; estipular uma raia para a criança se salvar.  

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