sexta-feira, fevereiro 25, 2011
CORRIDA DOS JORNAIS
- Dividir a turma em 4 colunas, nº iguais;
- Distribuir 2 folhas de jornal para cada participante;
- Ao sinal o 1º de cada coluna, coloca uma folha de jornal no chão e pisa sobre ela, coloca a outra e pisa sobre ela, assim por diante, até chegar ao lugar determinado pelo professor;
- Os seguintes da coluna repetem o que fez o 1º aluno.
CONQUISTAS DAS BANDEIRAS
Material 4 bandeiras de cores diferentes;
Turma
dividida em 4 colunas, formando uma cruz, com a frente para o interior de um
círculo imaginário;
O 1º de cada grupo com uma bandeira na mão,
ao sinal sai correndo ao redor do círculo e entrega ao 2º que repetirá, até que
todos do grupo participam, todos correm no mesmo sentido.
CORRIDA DOS CONES
- Material: 2 arcos, 4
cones; desenhar no chão próximo aos arcos um X e nele colocar os cones;
- Dividir a turma em dois
grupos, formação em colunas;
- Ao sinal o 1º de cada
coluna vai correndo e apanha um a um os cones e coloca dentro do arco, depois
volta ao lugar bate da mão do 2º da coluna, que irá retirar os cones e colocar
no X, assim repete o jogo até todos participarem.
Marcadores: Percepção Espacial
quinta-feira, fevereiro 24, 2011
EXERCÍCIOS DIREITA / ESQUERDA
Professor de costas para a turma dá ordens que todos devem seguir:
* levantar o braço esquerdo... agora o direito;
* abaixar o braço esquerdo... agora o direita;
* todos em pé com a perna esquerda... dar 3 pulinhos;
* agora com a perna direita... 4 pulinhos para frente;
* logo a pós os alunos executam sem modelo;
* Obs: o professor cria outras ordens – executar sentado, de pé, de olhos
fechados, etc.
CARANGUEJO
- Marcar uma linha de chegada;
- Formação em fileira lateral, posição de quadrúpede
de lado (caranguejo), ao sinal se deslocar até a linha de
chegada, quem sair da posição volta ao inicio.
A TEMPESTADE
* Formação sentados em círculo;
* Animador diz;
-“Estamos num barco que se encontra no Rio
Uruguai-(escolha do animador)!”
-“Olá à direita...” – mudar de lugar com o colega da
direita;
-“Olá à esquerda...” – mudar de lugar com o colega da
esquerda;
-“Tempestade...” – todos trocam de lugar.
VARIAÇÃO: um aluno fica sem lugar, no centro do círculo,
e procura sentar enquanto os outros trocam de lugar
Marcadores: Lateralidade
terça-feira, fevereiro 22, 2011
MOTRICIDADE FINA E AMPLA – Tema gerador: “O sapo”
0 comentários Postado por Professora Carminha às 13:16
Eu sugiro aos professores o trabalho com temas geradores, pois, foi através desta organização didática-pedagógica, que consegui obter participação de crianças com DI (deficiência intelectual) nas atividades propostas em sala de aula, este é um dos recursos que podemos utilizar para a inclusão.
Motricidade Fina
OBS: estas atividades eu realizei com a Pré-escola e com crianças da Classe Especial – Deficiência Intelectual.
* Material para confecção do SAPO
- 1 tubo de papel higiênico;
- Cola e tesoura;
- Tinta guache;
- Papel cartão da cor verde (pernas);
- Retalhos de EVA, nas cores: vermelho, branco, azul... (para fazer a boca e olhos);
- 1 retângulo de caixa de papelão, 10cm x 8cm (lagoa).
Veja como uma aula pode ser produtiva, criativa e dinâmica, porque ainda podemos entrar na sequência de outra atividade que é o teatro de fantoches, que serve muito bem pra trabalhar outras habilidades na criança como: Expressão verbal, motricidade fina, criatividade etc.(Ver a postagem anterior sobre dedoches).
Motricidade Ampla
1- BRINCADEIRAS COM BALÕES
v Formação – cada criança com um balão de cócoras;
v Desenvolvimento – como o sapo, saltitar tocando o balão com a cabeça, usar todo o local disponível para locomoção;
v Saltitar, assoprando o balão, que está no chão;
v Saltitar, tocando o balão com a mão direita, mão esquerda, com as duas mãos;
v Deixar as crianças criarem outras atividades.
2- CORRIDA DO SAPO
* Duas colunas;
* Ao sinal, o 1º de cada coluna se desloca (como um sapo) até sua ‘comidinha’-‘a mosca’ (pode ser representada por qualquer objetos), pegando-a, volta aos saltos; passa a ‘mosca’ (objeto) para outro colega da mesma coluna, este leva de volta, e assim por diante.
3- O PULO DO SAPO
Ø Em duplas, um atrás do outro;
Ø Um dos componentes fica de cócoras no chão, o outro, colocando as mãos sobre as costas do seu companheiro, efetua o salto por cima do colega, ficando também de cócoras para que o outro possa imitá-lo.
4- O SAPO SAI DA LAGOA
o Dispersos pela quadra, um aluno em cada círculo desenhado no chão, ficando, um aluno, sem círculo;
o Quando o orientador disser: “ O sapo sai da lagoa”, todos devem trocar de lugar, e o aluno que está sem ‘lagoa’ irá disputar uma delas entre seus colegas.
5- TRILHA DO SAPO
§ Distribuem-se quaisquer objetos (tampinhas, caixinhas...) pelo espaço da brincadeira;
§ Os participantes deslocam-se como o sapo de diferentes formas: andar, saltar pedras, ‘comer moscas’;
6- LUTA DOS SAPOS
- Em duplas, de costas um para o outro, ficam de cócoras e entrelaçados com o companheiro;
- Ao sinal dado, os jogadores tentarão forçar os adversários a sentar no chão.
7- RODA CANTADA – O sapo não lava o pé
“O sapo não lava o pé,
Não lava porque não quer,
Ele mora perto da lagoa,
Não lava o pé, não lava o pé,
Porque não quer”.
segunda-feira, fevereiro 21, 2011
ELEFANTE
COLORIDO
- Alunos
caminhando livremente;
-
Professora diz: “Elefante colorido”!
- Alunos
perguntam: “Que cor”?
- A cor
que a professora citar deve ser tocada
em
objetos, roupas ou coisas do ambiente.
ORQUESTRA
- Formação: em círculo, um dos alunos deve sair da roda, e ficar longe do grupo;
- Os colegas do círculo escolherão um maestro que regerá a orquestra – fará o gesto de toque de instrumentos e todos devem imitá-lo; trocar de instrumento seguidamente;
- O aluno que saiu, volta entra na roda e tenta descobrir o maestro, em 3 chances;
- Se não acertar na 3ª chance, paga prenda.
BANDIDO,
DETETIVE E VÍTIMA
**Formação: em círculo,
distribuir bilhetes (bandido, detetive e as vítimas - quantia de alunos); - o
orientador é o leitor para os alunos;
**O bandido deverá
assassinar as vítimas com uma piscada;
**A vítima quando
perceber que piscaram pra ela sai da roda;
**O detetive deverá
descobrir o bandido;
ELEFANTINHO
DIVERTIDO
1. Espalhados pelo pátio;
2. Um colega será o elefantinho, ele
diz: “Eu sou elefantinho divertido”.
3. Os colegas perguntam: “O que você
quer”?
4. Ele responde, por exemplo: “A
colega mais alta... baixa... magra...”
5. Os colegas indicam a criança que
tem a característica citada... Esta sai correndo para não ser pega pelo
elefantinho divertido; estipular uma raia para a criança se salvar.
Marcadores: Percepção Visual
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)