segunda-feira, janeiro 24, 2011
BOLA FUGITIVA
Formação em círculo, lado a lado com os pés
afastados e colados aos do vizinho, tronco flexionado e as mãos sobre os
joelhos;
No centro do círculo, um jogador com uma bola, ao
sinal do orientador o jogador tenta passar a bola pelas pernas dos colegas;
O jogador que deixar a bola passar será eliminado e
o círculo irá diminuindo;
Os 3 últimos jogadores serão os vencedores.
OS CÍRCULOS
1. Material
3 moedas e giz;
2. Marcar
uma linha no chão, onde ficará o jogador;
3. Desenhar
3 círculos no chão a uma distância de 4m da linha;
4. Cada
jogador atira as 3 moedas com a intenção de que fiquem dentro do círculo que
lhe interessar, se queimar perde a jogada;
5. Cada
moeda que cair dentro do círculo conta ponto para o jogador.
BASQUETINHO
Material 2 bolas iguais;
Crianças divididas em duas colunas;
A primeira criança de cada coluna, de posse de uma
bola;
Duas crianças de mãos dadas, na distância de
1m, farão o papel de “cesta”;
Ao sinal, a 1ª de cada coluna tentará encestar a
bola, e assim sucessivamente;
Vence a coluna que terminar primeiro.
Marcadores: Coordenação Visomotora
sábado, janeiro 22, 2011
FUGA
DOS PÁSSAROS
·
Formação em círculo, quatro
participantes no centro do círculo;
·
Cantar uma canção, quando terminar a canção os ‘pássaros’ tentam fugir – os
alunos do centro – os colegas do circulo tentam impedir.
·
Quando todos fugirem, escolhe outros 4 alunos para serem os ‘pássaros’ e
continua a brincadeira.
Desenho do Pré |
TRAVESSIA
DA FLORESTA
Orientador marca onde será a floresta, onde ficarão os pegadores (2 pegadores).
Os alunos tentam passar pela floresta sem serem pegos.
Os que forem pegos ficarão em um local determinado pelo orientador.
Termina a brincadeira quando todos forem pegos.
POMBINHA
Os alunos
formam um pequeno circulo. No centro fica um colega.
Dado o sinal, o
jogador do centro do círculo dirá as seguintes palavras: “A POMBINHA FOI AO
MATO. QUANTAS PENAS ELA LEVA?” Os colegas respondem uma quantia ex: “ELA LEVA
23”. A seguir contará os colegas até o nº 23 que recairá num aluno do círculo,
que será a ‘pombinha’. Nesse momento todos fogem, perseguidos pela ‘pombinha’
até que ela pegue alguém. E este será o novo contador para escolher a
‘pombinha’.
Marcadores: Percepção Espacial
* Atividades de olhos abertos e depois de olhos fechados:
Apoiar-se em um pé só por 10 segundos e depois com o outro pé;
Agachar na ponta dos pés com os braços abertos;
Andar sobre uma linha reta;
Equilibrar objetos na cabeça (livro, saquinho de areia, etc);
Tonicidade: imitar – O Incrível Hulk, um bêbado, um boneco de madeira, etc;
Estátua em posição, determinada pelo professor.
BRINCADEIRAS:
O MODELADOR
· Andar aos pares pela sala, ao som de uma música;
· Ao sinal de palmas, um colega da dupla será o modelador, que modelará o corpo do colega, por ex: toca no braço do colega, a partir deste momento o colega fica com o braço imóvel;
· Ir tocando o colega e imobilizando;
· Depois trocar de par, o outro colega será o modelador.
SACI LUTADOR
Formação em círculo, dois alunos no centro, cada um com um balão atado na cintura, em suas costas. Os dois mantendo-se em um pé só tratam de tirar o balão um do outro. O que conseguir tirar o balão primeiro escolhe outros colegas para irem ao centro.
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Equilíbrio, Postura e Tônus
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Equilíbrio, Postura e Tônus
Marcadores: Equilíbrio
sexta-feira, janeiro 21, 2011
TAREFAS
1.
Colocar 3 objetos coloridos na mesa: azul, vermelho
e verde; trocá-los da esquerda para a direta.
1.
Descrever um círculo no ar com o braço direito,
repetir com o esquerdo.
1.
Automatização (direita/esquerda): 1 batida de
tambor, pé direito; apito pé esquerdo. Executar ordem: levanta pé esquerdo,
feche mão direita (criatividade do professor).
1.
Dissociação (direita/esquerda): bater a bola com a
mão direita dizendo: direita, direita... Balançar o braço direita depois o
esquerdo.
JOGOS
BATATA
QUE PASSA
Crianças em círculo, uma de posse de uma bola que passará da direta para a
esquerda, enquanto todos cantam:
Batata
que passa, passa
Batata
que já passou
Quem
está com a batata
Coitadinho
já dançou
Ao terminar de cantar, quem estiver de posse da bola, dançará no meio da roda.
TARTARUGA
E O COELHO
- Duas bolas de cores diferentes;
- Crianças em círculo, uma de posse das bolas, ao sinal a criança que tem as
bolas passa uma bola para cada colega do lado, enquanto os colegas gritam:
“Corre, corre tartaruga que o coelho já vai te pegar”.
- A criança que for pega com as 2 bolas na mão vai para o centro da roda,
continua o jogo até ficar somente dois jogadores.
JOÃO
PALMADA
· Roda, um
aluno de fora da roda o “João”;
· Ao sinal
o “João” sai correndo e dá uma palmada em um colega que deverá correr pelo lado
contrário;
· Quando
eles se encontrarem o colega cumprimenta o “João”: Bom dia! E corre para chegar
primeiro ao lugar vago.
· O que
ficar de fora será o “João”, assim continua o jogo.
Marcadores: Lateralidade
quarta-feira, janeiro 19, 2011
DESAPARECEU
ALGUÉM
Os alunos sentam-se em círculo, 2 colegas saem da sala. Um dos colegas que
ficou na sala se esconde atrás de algum móvel. Chamar os dois que saíram da
sala, eles terão que notar que alguém desapareceu, quem primeiro acertar o nome
do desaparecido ganha 1 ponto. O aluno que não acertou torna a sair com o que
estava escondido. Durante este tempo, os outros trocam de lugar e um outro se
esconde e o jogo recomeça.
JOGO
DOS ABJETOS COBERTOS
Colocar no chão, diversos objetos (bola de gude, cubos coloridos, pedrinhas,
tampinhas, pecinhas de jogos...), devidamente cobertos por uma toalha.
Descobrir o conjunto durante um minuto, depois cobri-lo novamente e os alunos
terão cinco minutos para organizar a lista de objetos que viram, poderá ser por
escrito ou oral. Cada observação certa vale 2 pontos.
DESENHO
CEGO
Alunos divididos em duas equipes, dividir o quadro verde em dois. Solicitar um
aluno de cada equipe de olhos vendados, faça um traço do desenho de uma casa ou
outros quaisquer, após, estes alunos retiram a venda e passam-na para outro
colega da equipe, que visualizará o traço feito, colocará a venda nos
olhos e dará continuidade ao desenho. Vence a equipe que melhor representar o
desenho.
CONCURSO
DE DESENHO
Divide-se a turma em duas equipes ou em quantas forem as colunas de carteiras.
Dividir o quadro verde em tantas partes iguais a quantas forem as equipes. Os
alunos de cada equipe, ao sinal dado pelo professor (palmas ou já) correm ao
quadro, com giz na mão, no local destinado a sua equipe, inicia um desenho de
um tema escolhido pelo professor, até ouvir o sinal de cessar. Volta ao seu
lugar e entre o giz ao seguinte que deverá prosseguir. Vencerá a equipe que no
final do desenho a turma achar mais bonito. O julgamento pode ser feito por
voto.
Marcadores: Memória Visual
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