terça-feira, janeiro 18, 2011

PERCEPÇÃO VISUAL - Brincadeiras


VAI ACHAR

* Crianças em círculo;
 * Uma criança escolhida aponta para um colega e lhe diz: “Sua amiga está usando uma fita no cabelo, sandália rosa, trá-lá-lá.”
* Com está descrição o colega escolhido deverá encontrar sua colega;
* Outro colega continua a brincadeira, dizendo as características de outro colega.

CORRIDA DE SAPATOS
- Dividir a turma em dois grupos, em fila um ao lado do outro, separar o grupo por uma corda;
- Todos os componentes tiram seus calçados, que são enfileirados a uns 10m de distância;
- Ao sinal do orientador, todos os competidores saem pulando num pé só, ao encontra seu par de sapatos e calçá-los, volta pulando até o lugar de seu grupo;
- Cada aluno que voltar ao ponto de partida, sem troca de calçado, marcará um ponto para o seu grupo.

BERLINDA
·        Uma criança fica afastada dos colegas, em lugar chamado BERLINDA;
·        Outro colega escolhido pergunta a três colegas do grupo;
_ Por que a ‘fulana’ está na BERLINDA? (as colegas deverão citar detalhes sobre a colega que está na BERLINDA).
EX: _ Porque está de sapato.
       _ Porque está tem uma blusa rosa.
       _ Porque está usando brincos.
·        Concluído os depoimentos, chamar a colega da BERLINDA e relatar todas as coisas que disseram sobre ela;
·        A colega que estava na BERLINDA escolhe a resposta que lhe agrada e diz:
_ Vai para BERLINDA aquela que falou que estou de sapato.
* Este é o aluno que vai para a BERLINDA.


segunda-feira, janeiro 17, 2011

 

CÃES E GATOS
- Dividir a turma em 2 grupos, separados a 2m um grupo do outro, em posição de quatro apoios;
- Um grupo será os ‘gatos’ e o outro os ‘cães’;
- Ao sinal do professor: ‘cães’, estes perseguem os ‘gatos’; se o contrario diz ‘gatos’ estes que perseguem.
OBS: quem for tocado pelo do outro grupo passa a ser do grupo e pega os outros.

O ASTRONALTA DISTRAIDO
* Riscar círculos no chão, de modo que fique um participante sem círculo.
* Quando o orientador gritar ‘ESTRELAS’, os participantes devem correr para ocupar um círculo;
* O que não conseguir um círculo será o que gritará, “UNIVERSO”, todos os participantes saem correr pelo pátio.
* Ao sinal ‘ESTRELAS’, todos voltam para os círculos.

ARREBATA O BALÃO
- Um aluno com um balão, cheio, preso no cinto;
- Ao sinal do professor, os colegas o perseguem para tirar-lhe o balão;
- Quem conseguir pegar o balão, prende-o no cinto e continua a brincadeira.

LENÇO ATRÁS
* Sentados em círculo, um colega do lado de fora do círculo segurando um lenço;
* O aluno de posse do lenço anda em volta do círculo e deixa cair o lenço atrás de um colega, este sai correndo atrás dele, que deverá ocupar o lugar vago;
* O aluno de posse do lenço continua a brincadeira. 

PARA VER MAIS ATIVIDADES CLIQUE NOS LINKS ABAIXO
  
Atividades (parte 1) 
Atividades (parte 2) 
Atividades (parte 3) 

domingo, janeiro 16, 2011

A INFÂNCIA E AS BRINCADEIRAS

 
 
A INFÂNCIA E AS BRINCADEIRAS
Professora Carminha


          A criatividade e a brincadeira são essenciais para o desenvolvimento humano, sendo atividades naturais nas quais as crianças se envolvem espontaneamente. E através da criatividade e da brincadeira, viajam em reinos arquétipos e místicos, experimentando novos papéis, relacionamentos e estruturas sociais, além de se envolverem em diálogos simbólicos com as tendências e movimentos da história. Assim, tornando a vida um mistério a ser apreciado.
          Durante os primeiros anos, as crianças se envolvem na “brincadeira da incorporação”, explorando seus sentidos, fazendo sons, ritmos, marcas e movimentos, começando a imitar e se relacionar com brinquedos e objetos à sua volta e criando história. Uma vez que estão desenvolvendo habilidades de interagir simbolicamente e começar a entender o seu meio, sendo comum a criança se apegar a um determinado brinquedo, cobertor ou paninho, significando um símbolo de segurança, amor ou amizade.
          Constata-se, portanto, que através da brincadeira, a criança aprende, cresce e se desenvolve.
Filme na TV-sucata

         

quarta-feira, janeiro 12, 2011

PERCEPÇÃO AUDITIVA – Jogos

BOM  DIA (Boa Tarde)
     Alunos em círculo, de mãos dadas, no interior um colega de olhos vendados.
     O círculo rodará para a esquerda ou para a direita. O jogador do centro bate os pés e todos param. Ele apontará para círculo e o indicado dirá: Bom  Dia. O do centro terá que reconhecer pela voz, dizendo seu nome.
     Em caso de erro em o direito de apresentar mais dois nomes. Acertando será substituído pelo jogador indicado, e assim seguirá o jogo.
VARIAÇÃO – tentar reconhecer os colegas tateando-lhes o rosto.
     Um jogador de olhos vendados e outro com uma sineta, os dois dentro do círculo, o jogador da sineta bate-a e o de olhos vendados tenta pega-lo.



O QUE CAIU, E ONDE?
Alunos divididos em duas equipes, uma de números pares e outra ímpares.
Colocar o círculo em ordem numérica crescente.
Todos de olhos vendados, o orientador deixa cair um chocalho e chama a atenção para o som que produziu, quando o chocalho cair novamente ele chamará dois alunos um de cada equipe, ex: o 3 e o 10, que deverão com os olhos vendados, sair do círculo e procurar o chocalho.
Nesse momento todos retiram a venda para acompanhar o trabalho realizado pelos colegas.
Quem encontrar o chocalho primeiro ganha 1 ponto para sua equipe.




APROXIMAÇÃO SILENCIOSA

     Alunos em círculo sentados, no centro um aluno de olhos vendados.
     O professor aponta para um dos alunos, que se levanta e vai silenciosamente, em direção ao que está de olhos vendados, este ao perceber algum movimento estende o braço em direção de onde pensa que o outro está.
     Aquele que conseguir tocar sem ser percebido substituirá o de vendas nos olhos.
     Obs: Não é permitido pular para chegar mais depressa junto ao colega de olhos vendados.

VEJA MAIS NO LINK ABAIXO
Cognição e Percepção Auditiva

;;