terça-feira, janeiro 18, 2011
VAI
ACHAR
* Crianças em
círculo;
* Uma
criança escolhida aponta para um colega e lhe diz: “Sua amiga está usando uma
fita no cabelo, sandália rosa, trá-lá-lá.”
* Com está
descrição o colega escolhido deverá encontrar sua colega;
* Outro colega
continua a brincadeira, dizendo as características de outro colega.
CORRIDA
DE SAPATOS
- Dividir a
turma em dois grupos, em fila um ao lado do outro, separar o grupo por uma
corda;
- Todos os
componentes tiram seus calçados, que são enfileirados a uns 10m de distância;
- Ao sinal do
orientador, todos os competidores saem pulando num pé só, ao encontra seu par
de sapatos e calçá-los, volta pulando até o lugar de seu grupo;
- Cada aluno
que voltar ao ponto de partida, sem troca de calçado, marcará um ponto para o
seu grupo.
BERLINDA
·
Uma criança fica afastada dos colegas, em lugar chamado BERLINDA;
·
Outro colega escolhido pergunta a três colegas do grupo;
_ Por que a
‘fulana’ está na BERLINDA? (as colegas deverão citar detalhes sobre a colega
que está na BERLINDA).
EX: _ Porque
está de sapato.
_ Porque está tem uma blusa rosa.
_ Porque está usando brincos.
·
Concluído os depoimentos, chamar a colega da BERLINDA e relatar todas as
coisas que disseram sobre ela;
·
A colega que estava na BERLINDA escolhe a resposta que lhe agrada e diz:
_ Vai para
BERLINDA aquela que falou que estou de sapato.
* Este é o
aluno que vai para a BERLINDA.
Marcadores: Percepção Visual
segunda-feira, janeiro 17, 2011
CÃES E GATOS
- Dividir a turma em 2 grupos,
separados a 2m um grupo do outro, em posição de quatro apoios;- Um grupo será os ‘gatos’ e o outro os ‘cães’;
- Ao sinal do professor: ‘cães’, estes perseguem os ‘gatos’; se o contrario diz ‘gatos’ estes que perseguem.
OBS: quem for tocado pelo do outro grupo passa a ser do grupo e pega os outros.
O ASTRONALTA DISTRAIDO
* Riscar círculos no chão, de modo
que fique um participante sem círculo. * Quando o orientador gritar ‘ESTRELAS’, os participantes devem correr para ocupar um círculo;
* O que não conseguir um círculo será o que gritará, “UNIVERSO”, todos os participantes saem correr pelo pátio.
* Ao sinal ‘ESTRELAS’, todos voltam para os círculos.
ARREBATA O BALÃO
- Um aluno com um balão, cheio,
preso no cinto;- Ao sinal do professor, os colegas o perseguem para tirar-lhe o balão;
- Quem conseguir pegar o balão, prende-o no cinto e continua a brincadeira.
LENÇO ATRÁS
* Sentados em círculo, um colega do
lado de fora do círculo segurando um lenço;* O aluno de posse do lenço anda em volta do círculo e deixa cair o lenço atrás de um colega, este sai correndo atrás dele, que deverá ocupar o lugar vago;
* O aluno de posse do lenço continua a brincadeira.
PARA VER MAIS ATIVIDADES CLIQUE NOS LINKS ABAIXO
Atividades (parte 2)
Atividades (parte 3)
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Motricidade Ampla
domingo, janeiro 16, 2011
A INFÂNCIA E AS BRINCADEIRAS
Professora Carminha
A criatividade e a brincadeira são essenciais para o desenvolvimento humano, sendo atividades naturais nas quais as crianças se envolvem espontaneamente. E através da criatividade e da brincadeira, viajam em reinos arquétipos e místicos, experimentando novos papéis, relacionamentos e estruturas sociais, além de se envolverem em diálogos simbólicos com as tendências e movimentos da história. Assim, tornando a vida um mistério a ser apreciado.
Durante os primeiros anos, as crianças se envolvem na “brincadeira da incorporação”, explorando seus sentidos, fazendo sons, ritmos, marcas e movimentos, começando a imitar e se relacionar com brinquedos e objetos à sua volta e criando história. Uma vez que estão desenvolvendo habilidades de interagir simbolicamente e começar a entender o seu meio, sendo comum a criança se apegar a um determinado brinquedo, cobertor ou paninho, significando um símbolo de segurança, amor ou amizade.
Constata-se, portanto, que através da brincadeira, a criança aprende, cresce e se desenvolve.
Filme na TV-sucata |
Marcadores: Assuntos Complementares
quarta-feira, janeiro 12, 2011
BOM DIA (Boa Tarde)
Alunos em círculo, de mãos dadas, no interior um colega de olhos vendados.
O círculo rodará para a esquerda ou para a direita. O jogador do centro bate os pés e todos param. Ele apontará para círculo e o indicado dirá: Bom Dia. O do centro terá que reconhecer pela voz, dizendo seu nome.
Em caso de erro em o direito de apresentar mais dois nomes. Acertando será substituído pelo jogador indicado, e assim seguirá o jogo.
VARIAÇÃO – tentar reconhecer os colegas tateando-lhes o rosto.
Um jogador de olhos vendados e outro com uma sineta, os dois dentro do círculo, o jogador da sineta bate-a e o de olhos vendados tenta pega-lo.
O QUE CAIU, E ONDE?
Alunos divididos em duas equipes, uma de números pares e outra ímpares.
Colocar o círculo em ordem numérica crescente.
Todos de olhos vendados, o orientador deixa cair um chocalho e chama a atenção para o som que produziu, quando o chocalho cair novamente ele chamará dois alunos um de cada equipe, ex: o 3 e o 10, que deverão com os olhos vendados, sair do círculo e procurar o chocalho.
Nesse momento todos retiram a venda para acompanhar o trabalho realizado pelos colegas.
Quem encontrar o chocalho primeiro ganha 1 ponto para sua equipe.
APROXIMAÇÃO SILENCIOSA
Alunos em círculo sentados, no centro um aluno de olhos vendados.
O professor aponta para um dos alunos, que se levanta e vai silenciosamente, em direção ao que está de olhos vendados, este ao perceber algum movimento estende o braço em direção de onde pensa que o outro está.
Aquele que conseguir tocar sem ser percebido substituirá o de vendas nos olhos.
Obs: Não é permitido pular para chegar mais depressa junto ao colega de olhos vendados.
VEJA MAIS NO LINK ABAIXO
Cognição e Percepção Auditiva
Cognição e Percepção Auditiva
Marcadores: Percepção Auditiva
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)