domingo, outubro 17, 2010
·
Descrever objetos por atributos:
Blocos lógicos
·
Jogo: objetos sobre a mesa,
professora pega um destes e solicita ao grupo; 4 coisas que aquele objeto não
é;
·
Comparar e descobrir diferenças e semelhanças
através das comparações das peças; considerando um atributo;
·
Jogo de dominó: uma peça iniciar,
criança uma de cada vez, coloca uma peça que tenha só uma diferença entre a
anterior;
·
Diferenças e semelhanças:
crianças reúnem dois objetos que sejam iguais em uma coisa e diferente em
outra;
·
Conjunto: estipular critérios para
formar conjuntos – jogo: dois grupos (A e B) cada grupo com mesma quantia
de blocos lógicos; o grupo combina o critério para formar conjunto. Um aluno do
grupo A solicita uma peça ao grupo B (definição: cor, forma, espessura,
tamanho); grupo B entrega a peça correta e pode pedir uma ao grupo A. O grupo A
tenta descobrir o critério empregado pelo grupo B e vice-versa.
Bingo do Alfabeto |
Gravuras
·
Ordenar gravuras por tamanho, começando do menor para o maior (critério o
tamanho real do objeto);
·
Pares de figuras ou objetos, fazer associações e explicar, ex: camisa e calça;
fogão e panela;
·
Recortar gravuras em grupo classificá-los segundo o critério estabelecido, ex:
tem vida; serve para comer;
·
Gravuras: cada criança explica para que serve o que está representando;
·
Observar uma figura, desenhar separadamente as partes que compõe o todo;
Marcadores: Habilidades Motoras
segunda-feira, outubro 04, 2010
HABILIDADE: Coordenação
motora fina - desenvolvimento das extremidades: pulso, mão e dedos
- Enfiar palitos em orifício feito em pote de plástico;
- Atividades que envolvem o rasgar, cortar, colar, enfiar, perfurar, laçar, alinhavar, modelar, montar, pintar - explorando diferentes materiais e texturas.
- Descontração das musculaturas das mãos e dos dedos, deixarem as mãos "moles", balançar (diferentes maneiras).
- Rasgar (papel, plástico, isopor, papelão...), usando todos os dedos / só o polegar e o indicador.
- Confeccionar (colares, pulseiras) com: contas, retroses, bolinhas de argila, canudinhos, etc.
- Perfurar com prego ou perfurador: (papel, plástico, isopor, papelão);
- Fazer o laço dos cadarços de seus sapatos;
- Fazer nós em barbante, arame fino, plástico, tecido;
- Modelar: * simples manuseio de argila, * formar objetos, * usar água como elemento auxiliar no alisar e colar peças ("barbutina"- cola de argila com água), * instrumentos - rolos de massa, palitos, barbante, faca sem fio, colher;
- Colagem com areia, serragem, maravalha - (colorir);
- Fazer montagem com sucata;
Marcadores: Coord. Motora Fina, Motricidade Fina
HABILIDADE: Desenvolvimento da linguagem verbal, gestual e gráfica.
O professor deverá contar e ler muitas histórias e as crianças
participarem EX:
**Contar mostrando as ilustrações
com a participação de comentários pelos alunos;
**As crianças fazem sons, movimentos dos
elementos que a história oferece, dramatizam cenas;
**A criança desenha,
modela a parte que mais achou significativa da história;
**Máscaras: é uma atividade que ajuda a
desinibir crianças tímidas; (fantoches, bonecos de varas);
**Livros, gravuras para as
crianças inventarem histórias;
**Execução de canções
e poesias;
Hora do Conto;
TV – SUCATA: televisão
confeccionada de caixa de papelão, alunos contam o filminho para os colegas.
Essa é uma atividade que os alunos adoram expressar a imaginação, cada um a sua
maneira. No final tem aplausos. É sempre muito divertido todas as vezes que
utilizamos a TV-SUCATA.
Marcadores: Criatividade, Linguagem verbal
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)