domingo, outubro 17, 2010

DESENVOLVER - PENSAMENTO LÓGICO

·      
   Descrever objetos por atributos:
Blocos lógicos
·         Jogo: objetos sobre a mesa, professora pega um destes e solicita ao grupo; 4 coisas que aquele objeto não é;
·         Comparar e descobrir diferenças e semelhanças através das comparações das peças; considerando um atributo;
·          Jogo de dominó: uma peça iniciar, criança uma de cada vez, coloca uma peça que tenha só uma diferença entre a anterior;
·         Diferenças e semelhanças: crianças reúnem dois objetos que sejam iguais em uma coisa e diferente em outra;
·         Conjunto: estipular critérios para formar conjuntos – jogo: dois grupos (A e B) cada grupo com mesma quantia de blocos lógicos; o grupo combina o critério para formar conjunto. Um aluno do grupo A solicita uma peça ao grupo B (definição: cor, forma, espessura, tamanho); grupo B entrega a peça correta e pode pedir uma ao grupo A. O grupo A tenta descobrir o critério empregado pelo grupo B e vice-versa.
Bingo do Alfabeto
Gravuras
·        Ordenar gravuras por tamanho, começando do menor para o maior (critério o tamanho real do objeto);
·        Pares de figuras ou objetos, fazer associações e explicar, ex: camisa e calça; fogão e panela;
·        Recortar gravuras em grupo classificá-los segundo o critério estabelecido, ex: tem vida; serve para comer;
·        Gravuras: cada criança explica para que serve o que está representando;
·        Observar uma figura, desenhar separadamente as partes que compõe o todo;

segunda-feira, outubro 04, 2010

+ COORDENAÇÃO MOTORA FINA



HABILIDADE: Coordenação motora fina - desenvolvimento das extremidades: pulso, mão e dedos
  •  Enfiar palitos em orifício feito em pote de plástico; 
  • Atividades que envolvem o rasgar, cortar, colar, enfiar, perfurar, laçar, alinhavar, modelar, montar, pintar - explorando diferentes materiais e texturas.
  • Descontração das musculaturas das mãos e dos dedos, deixarem as mãos "moles", balançar (diferentes maneiras).
  • Rasgar (papel, plástico, isopor, papelão...), usando todos os dedos / só o polegar e o indicador.
  • Confeccionar (colares, pulseiras) com: contas, retroses, bolinhas de argila, canudinhos, etc. 
  •  Perfurar com prego ou perfurador: (papel, plástico, isopor, papelão);
  • Fazer o laço dos cadarços de seus sapatos;
  • Fazer nós em barbante, arame fino, plástico, tecido;
  • Modelar: * simples manuseio de argila, * formar objetos, * usar água como elemento auxiliar no alisar e colar peças ("barbutina"- cola de argila com água), * instrumentos - rolos de massa, palitos, barbante, faca sem fio, colher;
  • Colagem com areia, serragem, maravalha - (colorir);
  • Fazer montagem com sucata;

 
 

ATIVIDADES PARA AMPLIAR A LINQUAGEM

 
HABILIDADE: Desenvolvimento da linguagem verbal, gestual e gráfica.
O professor deverá contar e ler muitas histórias e as crianças participarem EX:
    **Contar mostrando as ilustrações com a participação de comentários pelos alunos;     
 **As crianças fazem sons, movimentos dos elementos que a história oferece, dramatizam cenas;
      **A criança desenha, modela a parte que mais achou significativa da história;
   **Máscaras: é uma atividade que ajuda a desinibir crianças tímidas; (fantoches, bonecos de varas);
     **Livros, gravuras para as crianças inventarem histórias; 
      **Execução de canções e poesias;
  Hora do Conto; 
    TV – SUCATA: televisão confeccionada de caixa de papelão, alunos contam o filminho para os colegas. Essa é uma atividade que os alunos adoram expressar a imaginação, cada um a sua maneira. No final tem aplausos. É sempre muito divertido todas as vezes que utilizamos a        TV-SUCATA.

;;