quarta-feira, abril 07, 2010

ESQUEMA CORPORAL - Atividades

 
* Educar a respiração:
- soprar sobre a palma da mão, balão, catavento... - fazer bolhas de sabão; - soprar com um canudinho dentro de uma lata, forte/fraco;
- assobiar;
  • * Reconhecer os movimentos do corpo - exercícios de reflexão (todas as partes);
  • * Rolar livremente, deitar de bruços/de lado/de costas;
  • * Andar de joelhos para frente/trás,
  • * Arrastar-se com apoio das mãos/ antebraços;
  • * Conhecer as partes do rosto - tocar, (frente ao espelho); *Fazer caretas;
  • * Contornar o rosto, boca, olhos, etc, com o dedo indicador, na frente do espelho;
  • * Nomear as partes do rosto do colega;
  • * Identificar as partes do corpo - (música);
  • * Organizar as partes do corpo (montar e desmontar um boneco);
  • * Identificar-se a si mesmo - desenho de seu corpo - corpo do colega, da mãe, pai, irmãos;
  • * Modelar bonecos;

domingo, abril 04, 2010

MOTRICIDADE AMPLA - Atividades

MOTRICIDADE AMPLA 
OU 
COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA
 

1- Andar com pequenos passos largos, na ponta dos pés, dos calcanhares;
2- Andar entre obstáculos, respeitando regras;
3-Andar em cima de tacos;
4- Correr livremente sem ritmo imposto;
5- Correr imitando um avião;
6- Deslocar-se de joelhos;
7- Saltar em um pé só;
8- Pular corda no chão, no ar e batida;
9- Pular sapata e amarelinha;
10- Arremessar, apanhar, rolar e picar a bola;
11- Andar, correr, saltitar (em círculo na ponta dos pés, nos calcanhares com o pé direito, com o pé esquerdo, pulando, etc);
12- Imitar e criar movimentos, envolvendo braços, mãos, pernas e pés;

MOTRICIDADE FINA - Atividades Variadas

 
MOTRICIDADE FINA
OU
COORDENAÇÃO MOTORA FINA 
_ Realizar pequenos movimentos que envolvam o desenvolvimento das extremidades dos membros superiores: dedos e mãos;
_ Descontrair os músculos das mãos e dedos;
_ Desenhar livremente com tinta, giz, lápis, carvão...;
_ Vestir-se e despir-se sem ajuda;
_ Atar os cordões do sapato;
_ Carregar um copo de água, cheio até a borda;
_ Despejar água de um recipiente em outro;
_ Desenrolar e enrolar 2m de fio de um carretel;
_ Recortar papel, papelão, tecido, EVA, jornal, figuras...;
_ Amassar argila com as mãos;
_ Fazer bolinhas com papel jornal, tamanhos: grande, médio e pequeno - apertar bem para que sejam compactadas;
_ Passar bolinhas de uma caixa para outra;
_ Ordenar caixas de diferentes tamanhos;
_ Selecionar potes de diferentes tamanhos;
_ Fazer pacotes;
_ Realizar exercícios de picado, com agulha ou com prego;
_ Recortar a dedo, rasgar papel em tiras (grande, pequeno);
_ Colar tiras de papel cobrindo caixas ou balões;
_ Alinhavar desenhos grandes de contorno simples em cartão grosso perfurado;
_ Executar bordado com fio e agulha;
_ Realizar exercícios de ponteado;
_ Pintar usando pincel, figuras geométricas;
_ Manusear barbante fazendo colagem, fazendo nó;
Clique aqui para ver mais atividades 
"É preciso ensinar a identidade terrena, a paz, a esperança..."(Edgar Morin)

sábado, abril 03, 2010

LATERALIDADE - Tarefas

 
LATERALIDADE
* Identificar a mão direita e esquerda;
*Identificar a divisão do corpo em duas partes, esquerda e direita;
*Identificar a posição, direita, esquerda, utilizando objetos;
*Movimentar os olhos da esquerda para à direita, e as braços e as pernas;
*Pular à direita, a esquerda, à frente e atrás;
*Chutar uma bola com o pé esquerdo e direito;
*Jogar uma bola com a mão indicada pelo professor;
*Bater a bola na parede e recolher com a mão indicada pelo professor.

"Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido." (Geraldo Eustáquio)

 
PSICOMOTRICIDADE
  1. Riscar bem forte;
  2. Riscar bem fraco;
  3. Falar alto, baixo, sussurrar;
  4. Correr, parar, andar ligeiro, devagar;
  5. Picar a bola com rapidez, lentamente;
  6. Bater o pé forte, fraco, sem fazer barulho;
  7. Bater palmas rápido/fraco, rápido/forte, devagar/forte, devagar/fraco;
  8. Perceber estruturas rítmicas: marcha lenta, normal e acelerada, associadas a canções fáceis;
  9. Correr, parar ao sinal, dar meia volta e retornar correndo;
  10. Abrir e fechar a porta; assoar o nariz; atirar a bola;
  11. Bater palmas quando a professora diz o nome de um colega, quando for uma  fruta deve parar;
  12. Andar quando a música estiver tocando, parar ao cessar a música;   

;;