quarta-feira, abril 07, 2010
*
Educar a respiração:
- soprar sobre a palma da
mão, balão, catavento... - fazer bolhas de sabão; - soprar com um canudinho
dentro de uma lata, forte/fraco;
- assobiar;
- * Reconhecer os movimentos do corpo - exercícios de reflexão (todas as partes);
- * Rolar livremente, deitar de bruços/de lado/de costas;
- * Andar de joelhos para frente/trás,
- * Arrastar-se com apoio das mãos/ antebraços;
- * Conhecer as partes do rosto - tocar, (frente ao espelho); *Fazer caretas;
- * Contornar o rosto, boca, olhos, etc, com o dedo indicador, na frente do espelho;
- * Nomear as partes do rosto do colega;
- * Identificar as partes do corpo - (música);
- * Organizar as partes do corpo (montar e desmontar um boneco);
- * Identificar-se a si mesmo - desenho de seu corpo - corpo do colega, da mãe, pai, irmãos;
- * Modelar bonecos;
Marcadores: Esquema Corporal
domingo, abril 04, 2010
MOTRICIDADE AMPLA
OU
COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA
OU
COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA
1- Andar com pequenos passos largos, na ponta dos pés, dos calcanhares;
2- Andar entre obstáculos, respeitando regras;
3-Andar em cima de tacos;
4- Correr livremente sem ritmo imposto;
5- Correr imitando um avião;
6- Deslocar-se de joelhos;
7- Saltar em um pé só;
8- Pular corda no chão, no ar e batida;
9- Pular sapata e amarelinha;
10- Arremessar, apanhar, rolar e picar a bola;
11- Andar, correr, saltitar (em círculo na ponta dos pés, nos calcanhares com o pé direito, com o pé esquerdo, pulando, etc);
12- Imitar e criar movimentos, envolvendo braços, mãos, pernas e pés;
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Motricidade Ampla
MOTRICIDADE FINA
OU
COORDENAÇÃO MOTORA FINA
_ Realizar pequenos movimentos que envolvam o desenvolvimento das
extremidades dos membros superiores: dedos e mãos;_ Descontrair os músculos das mãos e dedos;
_ Desenhar livremente com tinta, giz, lápis, carvão...;
_ Vestir-se e despir-se sem ajuda;
_ Atar os cordões do sapato;
_ Carregar um copo de água, cheio até a borda;
_ Despejar água de um recipiente em outro;
_ Desenrolar e enrolar 2m de fio de um carretel;
_ Recortar papel, papelão, tecido, EVA, jornal, figuras...;
_ Amassar argila com as mãos;
_ Fazer bolinhas com papel jornal, tamanhos: grande, médio e pequeno - apertar bem para que sejam compactadas;
_ Passar bolinhas de uma caixa para outra;
_ Ordenar caixas de diferentes tamanhos;
_ Selecionar potes de diferentes tamanhos;
_ Fazer pacotes;
_ Realizar exercícios de picado, com agulha ou com prego;
_ Recortar a dedo, rasgar papel em tiras (grande, pequeno);
_ Colar tiras de papel cobrindo caixas ou balões;
_ Alinhavar desenhos grandes de contorno simples em cartão grosso perfurado;
_ Executar bordado com fio e agulha;
_ Realizar exercícios de ponteado;
_ Pintar usando pincel, figuras geométricas;
_ Manusear barbante fazendo colagem, fazendo nó;
Clique aqui para ver mais atividades
"É preciso ensinar a identidade terrena, a paz, a esperança..."(Edgar Morin)
"É preciso ensinar a identidade terrena, a paz, a esperança..."(Edgar Morin)
Marcadores: Coord. Motora Fina, Motricidade Fina
sábado, abril 03, 2010
LATERALIDADE
* Identificar a
mão direita e esquerda;
*Identificar a
divisão do corpo em duas partes, esquerda e direita;
*Identificar a
posição, direita, esquerda, utilizando objetos;
*Movimentar os
olhos da esquerda para à direita, e as braços e as pernas;
*Pular à direita,
a esquerda, à frente e atrás;
*Chutar uma bola
com o pé esquerdo e direito;
*Jogar uma bola
com a mão indicada pelo professor;
*Bater a bola na
parede e recolher com a mão indicada pelo professor.
"Tentar e falhar é, pelo menos, aprender.
Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido."
(Geraldo Eustáquio)
Marcadores: Lateralidade
Motricidade Ampla e Fina - Atividades diversas
0 comentários Postado por Professora Carminha às 18:38
PSICOMOTRICIDADE
- Riscar bem forte;
- Riscar bem fraco;
- Falar alto, baixo, sussurrar;
- Correr, parar, andar ligeiro, devagar;
- Picar a bola com rapidez, lentamente;
- Bater o pé forte, fraco, sem fazer barulho;
- Bater palmas rápido/fraco, rápido/forte, devagar/forte, devagar/fraco;
- Perceber estruturas rítmicas: marcha lenta, normal e acelerada, associadas a canções fáceis;
- Correr, parar ao sinal, dar meia volta e retornar correndo;
- Abrir e fechar a porta; assoar o nariz; atirar a bola;
- Bater palmas quando a professora diz o nome de um colega, quando for uma fruta deve parar;
- Andar quando a música estiver tocando, parar ao cessar a música;
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Coord. Motora Fina, Motricidade Ampla, Motricidade Fina
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)