segunda-feira, novembro 15, 2010
O domínio do esquema corporal contribui para o
desenvolvimento da orientação espacial e lateralidade.
ATIVIDADES:
- Traçar o contorno do corpo do colega no chão, ou no papel pardo dobrado duplo e fazer um boneco em 3D, com jornal amassado dentro.
- Fazer painel com figuras humanas, comentar com a criança as diferenças entre as pessoas.
- Nomear as partes do corpo.
- Citar e colocar o dedo nos órgãos: - acima do queixo; em baixo do nariz; -em cima da boca;
- Brincadeira da estátua.
- BONECO 3D
- Cantar músicas como:

Esquema corporal
Cabeça, ombro, perna e
pé, perna e pé.
Ouvido, boca e nariz, e nariz.
Braço, cotovelo, pulso e
mão, pulso e mão.
Cabeça, ombro, perna e
pé, perna e pé.
A cara redonda
Que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca
pequeno nariz.
Pescoço comprido
E ombros iguais
Chapéu na cabeça
Com laço pra trás.
Cara quadrada
A cara quadrada
que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca
pequeno nariz
Tem duas orelhas
que são bem iguais
E tem um cabelo
Bonito de mais.
Marcadores: Esquema Corporal
domingo, outubro 31, 2010
Marcadores: Assuntos Complementares
domingo, outubro 17, 2010
1. Braços
cruzados, olhos fechados, em silêncio por alguns momentos; “Que tipo de ruídos
ouviu”? Repetir a experiência com bastante atenção; “quantos sons conseguem
perceber”? Enumerar o que perceberam; diferenciar o resultado do 1º momento com
2º, e qual foi a razão desta diferença (atenção).
2. Gravura:
observar o suficiente uma gravura, retirar a gravura; alunos contar o que viram
e o que cada personagem estava fazendo.
3. Retomar
a gravura, observar a postura dos elementos a fim de representá-los; ler a
gravura da esquerda para a direita.
4. Brincadeiras: “Eu
fui ao mercado e comprei arroz”; crianças em círculo, cada um repetir a frase e
acrescentar um produto e assim sucessivamente.
5. O
professor realiza movimentos e a criança reproduz.
6. Narrar
história e fazer perguntas sobre a mesma.
![]() |
Jogos de mesa |
Marcadores: Habilidades Motoras
·
Descrever objetos por atributos:
Blocos lógicos
·
Jogo: objetos sobre a mesa,
professora pega um destes e solicita ao grupo; 4 coisas que aquele objeto não
é;
·
Comparar e descobrir diferenças e semelhanças
através das comparações das peças; considerando um atributo;
·
Jogo de dominó: uma peça iniciar,
criança uma de cada vez, coloca uma peça que tenha só uma diferença entre a
anterior;
·
Diferenças e semelhanças:
crianças reúnem dois objetos que sejam iguais em uma coisa e diferente em
outra;
·
Conjunto: estipular critérios para
formar conjuntos – jogo: dois grupos (A e B) cada grupo com mesma quantia
de blocos lógicos; o grupo combina o critério para formar conjunto. Um aluno do
grupo A solicita uma peça ao grupo B (definição: cor, forma, espessura,
tamanho); grupo B entrega a peça correta e pode pedir uma ao grupo A. O grupo A
tenta descobrir o critério empregado pelo grupo B e vice-versa.
![]() |
Bingo do Alfabeto |
Gravuras
·
Ordenar gravuras por tamanho, começando do menor para o maior (critério o
tamanho real do objeto);
·
Pares de figuras ou objetos, fazer associações e explicar, ex: camisa e calça;
fogão e panela;
·
Recortar gravuras em grupo classificá-los segundo o critério estabelecido, ex:
tem vida; serve para comer;
·
Gravuras: cada criança explica para que serve o que está representando;
·
Observar uma figura, desenhar separadamente as partes que compõe o todo;
Marcadores: Habilidades Motoras
segunda-feira, outubro 04, 2010
HABILIDADE: Coordenação
motora fina - desenvolvimento das extremidades: pulso, mão e dedos
- Enfiar palitos em orifício feito em pote de plástico;
- Atividades que envolvem o rasgar, cortar, colar, enfiar, perfurar, laçar, alinhavar, modelar, montar, pintar - explorando diferentes materiais e texturas.
- Descontração das musculaturas das mãos e dos dedos, deixarem as mãos "moles", balançar (diferentes maneiras).
- Rasgar (papel, plástico, isopor, papelão...), usando todos os dedos / só o polegar e o indicador.
- Confeccionar (colares, pulseiras) com: contas, retroses, bolinhas de argila, canudinhos, etc.
- Perfurar com prego ou perfurador: (papel, plástico, isopor, papelão);
- Fazer o laço dos cadarços de seus sapatos;
- Fazer nós em barbante, arame fino, plástico, tecido;
- Modelar: * simples manuseio de argila, * formar objetos, * usar água como elemento auxiliar no alisar e colar peças ("barbutina"- cola de argila com água), * instrumentos - rolos de massa, palitos, barbante, faca sem fio, colher;
- Colagem com areia, serragem, maravalha - (colorir);
- Fazer montagem com sucata;
Marcadores: Coord. Motora Fina, Motricidade Fina
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)