domingo, setembro 12, 2010
- Perceber através das mãos e dos pés que a natureza e os objetos possuem:
a) diferentes texturas: liso, áspero, macio, etc;
b) diferentes consistências: duro, mole;
c) diferentes unidades: úmido, molhado e seco;
d) diferentes temperaturas: quentes, morno, frio, gelado...
e) diferentes pesos: leve, pesado;
- Sentir através do teto diferentes partes do corpo;
- Colecionar objetos da natureza e classificar quanto à forma e aspereza;
- Vendar os olhos e apalpar vários objetos tentando identificá-los;
Marcadores: Percepção Tátil
1. Identificar
o objeto diferente numa coleção;
2. Identificar
os objetos iguais numa coleção;
3. Identificar
os objetos maiores ou menores;
4. Reconhecer
e juntar objetos misturados de várias cores e formas; (botões, tampas...);
5. Identificar
entre objetos: iguais, diferentes, maior, menor, cores, alto, baixo;
6. Desenhar
o que falta para completar a figura (detalhes);
7. Fechar
os olhos e tentar enumerar o que viu;
8. Formar
fila do mais alto para o mais baixo, depois inverter a situação;
9. Perceber
as dimensões: grande/pequeno, fino/grosso, maior/menor/igual, curto/comprido,
alto/baixo, muito/pouco, mais/menos, coleção/unidade;
Observar um colega e desenhar;
Marcadores: Percepção Visual
- Identificar, nomear, comparar e diferenciar ruído e sons não vocais e localizar suas fontes;
- Sons produzidos por madeiras, metal, borracha, papel, plástico, sólidos;
- Teste de sons graves e agudos, (batidas, apitos);
- Apitos - palmas - batidas de lápis, sineta, tambor;
- Ouvir a voz de um colega e de olhos fechados identificá-lo;
- Andar em direção a um som de apito ou sineta;
- Citar os ruídos ouvidos de fora e nomeá-los;
- Explorar sons do corpo;
Marcadores: Percepção Auditiva
segunda-feira, agosto 02, 2010
Marcadores: Assuntos Complementares
segunda-feira, abril 12, 2010
* Destacar figuras
ocultas numa cena;
* Enumerar objetos representados na figura;
* Olhar bem uma gravura, virar de costas e dizer tudo o que viu;
* Adivinhar qual o objeto que foi retirado de um grupo;
* Desenhar uma figura que lhe foi mostrada rapidamente;
* Descrever objetos ou gravuras vistas rapidamente;
* Mostrar uma figura e deixar os alunos interpretarem livremente;
* Dramatizar a gravura, tomando a mesma posição da gravura;
* Enumerar objetos representados na figura;
* Olhar bem uma gravura, virar de costas e dizer tudo o que viu;
* Adivinhar qual o objeto que foi retirado de um grupo;
* Desenhar uma figura que lhe foi mostrada rapidamente;
* Descrever objetos ou gravuras vistas rapidamente;
* Mostrar uma figura e deixar os alunos interpretarem livremente;
* Dramatizar a gravura, tomando a mesma posição da gravura;
"Criadores
aprendem o que desejam aprender.
Não
sabemos quanta liberdade de criação
é
morta nas salas de aula."
(Neill)
Marcadores: Figura-Fundo
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)