domingo, setembro 12, 2010

Percepção Tatil - Atividades

 
Escrevendo na areia  Letra Cursiva
  • Perceber através das mãos e dos pés que a natureza e os objetos possuem:
                 a) diferentes texturas: liso, áspero, macio, etc;               
                 b) diferentes consistências: duro, mole;
                 c) diferentes unidades: úmido, molhado e seco;
                 d) diferentes temperaturas: quentes, morno, frio, gelado...
                 e) diferentes pesos: leve, pesado;
  • Sentir através do teto diferentes partes do corpo;  
  • Colecionar objetos da natureza e classificar quanto à forma e aspereza;  
  • Vendar os olhos e apalpar vários objetos tentando identificá-los;

    PERCEPÇÃO VISUAL – Tarefas

       
    1.    Identificar o objeto diferente numa coleção;
    2.    Identificar os objetos iguais numa coleção; 
    3.    Identificar os objetos maiores ou menores;
    4.    Reconhecer e juntar objetos misturados de várias cores e formas; (botões, tampas...);
    5.    Identificar entre objetos: iguais, diferentes, maior, menor, cores, alto, baixo;
    6.    Desenhar o que falta para completar a figura (detalhes);
    7.    Fechar os olhos e tentar enumerar o que viu;
    8.    Formar fila do mais alto para o mais baixo, depois inverter a situação;
    9.    Perceber as dimensões: grande/pequeno, fino/grosso, maior/menor/igual, curto/comprido, alto/baixo, muito/pouco, mais/menos, coleção/unidade;
                        Observar um colega e desenhar;
     
    Aula da Profª Carminha

    DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA - Atividades

       
    • Identificar, nomear, comparar e diferenciar ruído e sons não vocais e localizar suas fontes;
    • Sons produzidos por madeiras, metal, borracha, papel, plástico, sólidos;
    • Teste de sons graves e agudos, (batidas, apitos);
    • Apitos - palmas - batidas de lápis, sineta, tambor;
    • Ouvir a voz de um colega e de olhos fechados identificá-lo;
    • Andar em direção a um som de apito ou sineta;
    • Citar os ruídos ouvidos de fora e nomeá-los;
    • Explorar sons do corpo;

    segunda-feira, agosto 02, 2010

    Atendimento Educacional Especializado

    segunda-feira, abril 12, 2010

    FIGURA FUNDO - Atividades

      * Destacar figuras ocultas numa cena;
    * Enumerar objetos representados na figura;
    * Olhar bem uma gravura, virar de costas e dizer tudo o que viu;
    * Adivinhar qual o objeto que foi retirado de um grupo;
    * Desenhar uma figura que lhe foi mostrada rapidamente;
    * Descrever objetos ou gravuras vistas rapidamente;
    * Mostrar uma figura e deixar os alunos interpretarem livremente;
    * Dramatizar a gravura, tomando a mesma posição da gravura; 

    "Criadores aprendem o que desejam aprender.
    Não sabemos quanta liberdade de criação
    é morta nas salas de aula."
    (Neill)

    EQUILÌBRIO - Tarefas

      1- Caminhar sobre uma linha, na ponta dos pés de braços abertos;
    2- Caminhar sobre jornal (patinar), arrastando os pés;
    3- Equilibrar um bastão na mão;
    4- Equilibrar no pé um saquinho de areia e saltitar;
    5- Equilibrar a bola na ponta do dedo;
    6- Equilibrar-se num pé só, agachar-se e levantar:
    7- Fazer marchas ritmadas sobre linhas traçadas no chão;
    8- Seguir com o dedo, linhas feitas;
    9- Apoiar o peso do corpo sobre uma perna, esticar a outra abrindo os braços;
    10- Marchar sobre uma linha traçada, bem de pressa e com precisão, colocando a ponta dos pés sobre a linha;
    11- Arremessar saquinhos de areia, em círculos traçados no chão à distancia de 3m;
    12- Derrubar com a bola latas enfileiradas, (boliche);


    "EDUCAR é... dar um valioso presente, não um duro dever." (Albert Einstein)

    ;;