terça-feira, fevereiro 09, 2016
JOGO DE ARGOLA
Objetivo:
Desenvolver a coordenação visomotora e
as noções de cores, mais/menos, classificação e correspondência.
Materiais:
• Garrafas descartáveis cheias de areia,
numeradas de 1 a 9, decoradas com papel crepom de cores diferentes; caixa com
botões coloridos para contagem.
Desenvolvimento:
O professor prepara as garrafas,
colocando-as agrupadas a uma certa distância dos participantes (de dois a seis
alunos). Os demais alunos formam a torcida.
Os participantes lançam a argola e, quando
a acertam na garrafa, verificam o número contido na mesma. Ganha o jogo nessa
etapa quem conseguir maior número de
pontos.
Cada participante terá apenas uma chance
para jogar e deverá retirar da caixa de contagem botões na cor e na quantidade correspondentes
ao número contido na garrafa que acertou. Se não acertar, não conta pontos. O
mesmo procedimento se repete com todos os alunos da classe.
PUZZLE
DE PALAVRAS MÁGICAS
- Dividir a
turma em grupos de cinco alunos. Pedir aos grupos para pintar um grande cartaz
em papel pardo ou cartolina, sobre o tema, por exemplo: "AMIZADE"... ,
que poderá ter vários centímetros de comprimento. Cada grupo poderá ter um tema
diferente.
- Cortar este
cartaz em pedaços, de forma a criar um puzzle (quebra-cabeça grande) de peças
grandes.
- Colar um pouco de fita de velcro ou fita adesiva
detrás de cada uma destas peças.
Depois das peças serem baralhadas e distribuídas
pelos participantes, pede-se para que estes as disponham numa superfície
coberta de tecido (onde as peças aderem), de modo a completar corretamente o
cartaz.
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O ÚLTIMO SOBREVIVENTE
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Bexiga e barbante
ATIVIDADE
A professora deverá iniciar a aula explicando o que é o ar e a importância dele em nossas vidas, deverá dizer que não podemos vê-lo, mas que há formas de percebermos sua existência, através do vento, quando enchemos uma bexiga, etc.... Para diverti-los um pouco faremos a experiência da bexiga, a professora dará uma bexiga para cada um e vai pedir para que eles a encham, depois a professora irá dar um nó em cada uma delas e eles poderão visualizar o ar contido em cada uma, para dar entusiasmo a aula a professora amarrará em cada bexiga um barbante que posteriormente será amarrado no tornozelo esquerdo das crianças, a brincadeira consiste em estourar a bola do colega com o pé direito não se esquecendo de defender a sua que está no outro pé, quando um aluno perder sua bexiga, dirá bem alto "MORRI" (porque sem o ar não sobrevivemos) e sentará em um canto até que sobre um jogador que então será o vencedor.
OBJETIVO
- Integrar conteúdo e brincadeira;
- Atenção;
- Equilíbrio;
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Bexiga e barbante
ATIVIDADE
A professora deverá iniciar a aula explicando o que é o ar e a importância dele em nossas vidas, deverá dizer que não podemos vê-lo, mas que há formas de percebermos sua existência, através do vento, quando enchemos uma bexiga, etc.... Para diverti-los um pouco faremos a experiência da bexiga, a professora dará uma bexiga para cada um e vai pedir para que eles a encham, depois a professora irá dar um nó em cada uma delas e eles poderão visualizar o ar contido em cada uma, para dar entusiasmo a aula a professora amarrará em cada bexiga um barbante que posteriormente será amarrado no tornozelo esquerdo das crianças, a brincadeira consiste em estourar a bola do colega com o pé direito não se esquecendo de defender a sua que está no outro pé, quando um aluno perder sua bexiga, dirá bem alto "MORRI" (porque sem o ar não sobrevivemos) e sentará em um canto até que sobre um jogador que então será o vencedor.
OBJETIVO
- Integrar conteúdo e brincadeira;
- Atenção;
- Equilíbrio;
MORTO-VIVO
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam, quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira recomeça novamente.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Agilidade;
- Percepção auditiva;
- Freio inibitório.
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sexta-feira, fevereiro 05, 2016
DUAS HISTÓRIAS
PARA GINÁSTICA
O
GATINHO PIPO
Era uma vez um gatinho chamado Pipo.
Um dia ele
acordou com muita preguiça. (esticar braços e pernas)
Mamãe gata já estava chamando e ele teve de pular da
cama.
Ele saiu correndo para atender a mamãe. (correr).
Saiu com tanta pressa que bateu com o pé na mesa
(pular num pé só).
Depois que o
pé parou de doer, ele saiu a passear (quadrupedar) e não prestou atenção nos
carros que passavam, quase foi atropelado se não tivesse pulado para trás
(quadrupedar para trás).
Pipo ficou nervoso e começou a tremer (tremer).
Voltou correndo para casa (quadrupedar correndo) e
se deitou novamente (deitar).
Pipo aprendeu
a lição e agora cada vez que sai a rua olha para todos os lados (movimento do
pescoço).
LEÃO
E O RATO
Certo dia o rato saiu da toca correndo. (correr).
Muito
assustado estava o rato, pois fugia do gato preto.
No caminho encontrou o leão, levou um grande susto e
começou a tremer. (tremer).
O rei dos
animais vendo o ratinho tão nervoso, não lhe fez mal nenhum e deixou que ele
seguisse seu caminho. (caminhar na ponta dos pés)
Um dia o leão caiu em uma armadilha e por mais que
movimentasse o corpo não conseguia sair. (deitar-se e movimentar o corpo
inteiro). Fez força (movimento de empurrar), rugiu furioso (fazer o som), mas
de nada adiantou.

Quando terminou estava cansado, mas muito feliz
então começou a dar pulos de alegria (saltar).
Saltou tanto que começou novamente a ficar cansado,
tão cansado que mal conseguia respirar e respirava assim (respirar bem
devagar).
O leão, vendo-se livre, agradeceu ao ratinho e
prometeram serem amigos para sempre.
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JOGOS
E BRINCADEIRAS COM JORNAL
Realizo
estes jogos e brincadeiras com jornal no espaço da sala de aula, no pátio ou
quadra de esportes. Na sala de aula afastamos as carteiras em volta da sala
encostadas-se às paredes e brincamos no espaço livre.
Aquecimento:
- Correr ou
caminhar rápido com o jornal no peito, na barriga, sem deixar cair no chão.
- Ondas do mar:
com uma mão, fazer círculos, depois troca a mão, duas mãos.
Desenvolvimento:
- Pegar o jornal
como se fosse um lenço: inspirar e expiar no jornal, mantendo-o no ar o maior
tempo possível;
- fazer avião
com o jornal;
- gigante:
subir sobre o jornal e espichar-se; após ir dobrando o jornal até ficar num pé
só;
- anão:
agachar-se sobre o jornal e espichar-se; após; dobrar o corpo até onde
conseguir;
- bolinhas:
amassar o jornal com as palmas, com os dedos, tamanhos variados;
- atirar as
bolinhas para cima e pegar com uma mão e com as duas mãos;
- jogar as
bolinhas de uma mão para outra (PERCEPÇÃO VISOMOTORA – óculo- manual);
- jogar as
bolinhas de papel e chutar com o pé (percepção visomotora, óculo-pedal);
- jogar as
bolinhas e cabecear (óculo-cefal);
- jogar a bola
no ar, pular, pegar, depois pegar a bolinha no ar;
- jogar bater
palma e pegar;
- jogar girar e
pegar;
- jogar, bater
palmas, pular e pegar;
- jogar e imitar
o Saci (pular numa perna), (depois a outra perna) LATERALIDADE, pegar a
bolinha;
- passar a
bolinha entre as pernas, fazendo o um 8;
- jogar a
bolinha sobre uma corda; correr e pega-la; após sem deixar cair no chão;
- atirar a
bolinha um para o outro, após, sobre uma corda (um de cada lado) – PERCEPÇÃO ESPACIAL / PERCEPÇÃO VISUAL (óculo-motora).
Volta
à calma:
Sentar, com as
bolinhas de jornal na mão e cantar:
//:
O esquilo sobe a árvore, árvore, árvore
O
esquilo desce a árvore e vai dormir. ://
Fazer
travesseiro com as bolinhas de jornal. As crianças deitam, fecham os olhos e
brincam de dormir, (5 a 10 minutos).
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