domingo, novembro 02, 2014
FACILITANDO A COORDENAÇÃO MOTORA – Maternal II a Pré
0 comentários Postado por Professora Carminha às 20:31
Procuro
facilitar, tanto quanto o possível, a realização da atividade pela criança.
Pois, ela deve sentir-se capaz de executar o que eu proponho a ela, deste modo,
o progresso dos movimentos, do ponto de vista qualitativo, surge através do
funcionamento do esquema. Esse progresso, por sua vez, repercute nos demais
movimentos.
Por
exemplo:
** Para
facilitar a COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA (motricidade ampla), ofereço
atividades em que as crianças primeiramente batem (mãos ou pés) ou rolem a bola
antes de jogarem de mão para mão ou baterem no chão para agarrá-la em seguida;
** Já
na COORDENAÇÃO MOTORA FINA (motricidade fina), as crianças brincam de
colocar objetos pequenos dentro de caixas (reduzindo o tamanho das caixas,
pouco a pouco), assim estou facilitando para que a criança tenha êxito em
brincadeiras de encaixes de peças miúdas;
** E na COORDENAÇÃO VISOMOTORA, proporciono as crianças vivenciarem situações de
soltar objetos grandes dentro de recipientes grandes ou soltarem, esticando bem
os braços para o alto, penas ou pedaços de algodão, tentando agarrar sem deixar
cair, deste modo acertar o alvo (boca do palhaço, boliche, etc) se torna mais
fácil;
**
Também, na coordenação motora fina (motricidade fina), proponho
atividades de amassar, rasgar, colar e pintar a dedo, para facilitar o uso de
tesouras, giz ou lápis.
Tenho no meu planejamento diário desenho livre
como atividade, deixo a disposição materiais para as crianças utilizarem em
suas brincadeiras. Pois, essas atividades constituem dados de avaliação do
progresso da representação simbólica dos meus pequeninos.
Portanto,
através desses procedimentos, muito validos, proporciono o aprimoramento dos
esquemas motores e conduzo a criança a refletir sobre o fazer pedagógico.
Professora Carminha.
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Coord. Motora Fina, Coordenação Visomotora
terça-feira, outubro 28, 2014
O
que as crianças precisam aprender e desenvolver?
O eminente psicólogo Erik Erikson
acreditava que as atitudes das crianças sobre si
mesmas e sobre o mundo à sua
volta dependiam amplamente de como são tratadas
pelos adultos enquanto crescem.
Confira nas postagens abaixo um resumo do que
Erikson considerava mais necessário para as crianças, em suas famílias, em cada
estágio do desenvolvimento.
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
DESENVOLVER A CONFIANÇA – nascimento até 1ano
0 comentários Postado por Professora Carminha às 22:10
CONFIANÇA BÁSICA
Os bebês obtêm um senso de confiança básica
quando as interações com os adultos são agradáveis e prazerosas.
Os bebês precisam de pais calorosos,
receptivos, previsíveis e sensíveis às suas necessidades.
Se eles precisam esperar
regularmente um longo tempo para receberem conforto ou se são manuseados
apressada e insensivelmente, é promovida a desconfiança em relação aos outros.
Psicólogo
Erik Erikson
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
AUTONOMIA
A confiança na capacidade para fazer escolhas
e decisões são desenvolvidas enquanto as crianças exercitam as habilidades
exploratórias de caminhar, de correr, de escalar e de manusear objetos.
Os bebês que estão começando a andar e os
jovens pré-escolares precisam de pais que lhes permitam escolhas, dentre uma variedade
de atividades seguras.
Se as crianças são excessivamente
restritas, sempre forçadas a fazer as coisas como seus pais desejam, ou se são
submetidas a embaraço pelos erros enquanto fazem explorações, a autodúvida
crescerá, ao invés da autoconfiança.
Psicólogo
Erik Erikson
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
quinta-feira, outubro 23, 2014
INICIATIVA
Os pré-escolares aprendem sobre
si mesmos e suas culturas por meio de jogos de faz-de-conta; à medida que
encenam diferentes papéis, começam a pensar sobre o tipo de pessoa que desejam
tornar-se.
Os pais que apoiam o senso emergente de
finalidade e direção das crianças nesse estágio ajudam os filhos a desenvolverem
iniciativa, ambição e responsabilidade social.
Se os pais são demasiadamente controladores
ou exigentes, as crianças podem tornar-se culpadas e reprimidas.
Psicólogo
Erik Erikson
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
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