sábado, setembro 01, 2012


***SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS***
(ver, sentir, mostrar)
  a) - Mobilidade ocular: pedir para a criança acompanhar com os olhos movimentos de diferentes objetos (bola, pião, borboletas...).
  b) - Discriminação de cores, formas, tamanhos, quantidades, direções, semelhanças e diferenças. Iniciando com jogos ou exercícios com objetivos concretos (blocos lógicos, diferentes sucatas, botões, tampas coloridas, pedras...), partindo para exercícios semi-concretos, como por exemplo:
    - ordenar figuras de acordo com tamanho e comprimento;
    - ordenar figuras de acordo com uma sequência lógica;
    - cópias de símbolos abstratos;
c) - Relação Figura-Fundo: quando a criança tem dificuldade de dirigir sua atenção e selecionar um determinado objeto de uma cena. Realizar exercícios tais como:
   - identificar símbolos escondidos em várias posições;
   - pedir ao aluno que pinte a parte marcada com um X, para descobrir o que está escondido em um desenho.
   - focalizar diferentes elementos que compõe um quadro.
d) – Organização através de gravuras e histórias sequenciadas;
e) - Identificação em diferentes posições: para cima, para baixo, para direita...
f) – Trabalho com materiais diversos, simulando situações da vida diária.
g) – Trabalho com calendário.
h) – Montagem de quebra-cabeças.
i) – Jogos de 7 erros.
J) - Completar desenhos.
l) – Listagem de diferenças e semelhanças entre dois ou mais objetos, de acordo com a cor, forma, tamanho, textura...

***SUGESTÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS***

O QUE ESTOU VENDO?

PREPARAÇÃO: Alunos sentados em seus respectivos lugares.
DESENVOLVIMENTO: O professor deverá descrever um determinado objeto e as crianças deverão identificá-lo. Objetos do ambiente ou pessoas.
EU GOSTO DE VOCÊ 
PREPARAÇÃO: Crianças sentadas em círculo, porém uma em destaque em pé.
DESENVOLVIMENTO: A criança em destaque deverá escolher um dos colegas, posicionando-se a sua frente e dizer: Eu gosto de você. O colega deverá perguntar: Por quê? E este deverá responder: Porque você está de tênis. As demais crianças que estiverem de tênis deverão imediatamente trocar de lugar. E a criança em destaque deverá tentar ocupar um dos lugares.
OBSERVAÇÃO: Reinicia-se a brincadeira com a criança que ficar em pé, porém, deverá destacar outro tipo de acessório utilizado pelas crianças.
Os alunos do 3ºAno em diante adoram esta brincadeira. É ótima, para brincar nos dias de chuva na sala de aula.

MARIA VIOLA
PREPARAÇÃO: Dispor os participantes numa fila, lado a lado. Um deles fica diante do grupo, com a bola. Vira-se de costas e joga a bola para trás. O grupo pega a bola e alguém fica com ela escondida atrás das costas.
DESENVOLVIMENTO: Todos cantam: “Maria viola com quem está a bola”
A criança em destaque vira-se e adivinha com quem está a bola. Se acertar, a criança que está com a bola vai para o seu lugar. Se não, Maria Viola continua sendo o mesmo jogador.


LINGUAGEM

    A linguagem, como aspecto do processo evolutivo da pessoa, está diretamente ligada ao desenvolvimento: neurológico, da inteligência, da afetividade, da motricidade e da socialização das crianças.
    É correto dizer que a linguagem permite a afirmação do EU em relação aos outros. Possibilitando a formação da consciência social, assegurando adaptação à realidade exterior, particularmente pelo uso da língua...
 
LEIA MAIS NO LINK ABAIXO:
Cognição: A Linguagem e a Alfabetização

TV-Sucata ótimo recurso para desenvolver a oralidade



 LINK TUTORIAL DA TV-SUCATA para baixar 
Passo a passo TV- Sucata em PDF para Baixar


CONCEITUAÇÃO

    Conceituar significa, classificar objetos segundo critérios como: sua natureza (animais, flores...), o material de que são feitos (madeira, vidro...), sua utilidade (mobiliário, vestuário...) ou outras propriedades, isoladas ou combinadas.
    A formação do conceito é particularmente difícil para crianças com dificuldades de aprendizagem. Muitas vezes aprendem de memória (decorando), não sendo capazes de fazer transferência dos conceitos aprendidos.
Tem dificuldades em organizar grupamentos de dupla ou tripla entrada, como, por exemplo, de um conjunto de objetos formarem dois subconjuntos, sendo um, de mobília de madeira escura e o outro, de brinquedo de plástico...

***Sugestões de atividades para desenvolver as habilidades conceituais***
Jogos na Sala de Aula

·       organização de conjuntos de objetos (blocos lógicos, por ex.), segundo critérios de classificação (cor, forma, natureza, tamanho, posição, quantidade, isolados ou combinados);
·       emparelhamento de objetos por semelhanças, por equivalência de uso;
·       conversas em grupos sobre gravuras, brinquedos e objetos, destacando-se suas características, utilidades e importância;
·       leituras de histórias seguidas de debates sobre seu tema, e outras.



RACIOCÍNIO

    Compreende-se, que raciocínio e pensamento estão intimamente relacionados. O raciocínio (formas de pensar), embora seja processo subjetivo, não visível, manifesta-se oralmente, por escrito ou através da mímica, evidenciando o modo como o pensamento se organiza.
***Atividades que despertam a motivação do aluno para pensar, analisar situações e criar***
·       solucionando quebra-cabeças, tangram;
·       classificando objetos segundo determinados critérios;
·       identificando relações de igualdade, semelhanças e diferenças, entre objetos e situações;
·       estabelecendo nexos históricos causais (usando-se, por exemplo, quadrinhos para história em suas sequencias lógicas);
·       inventando histórias e jogos;
·       criticando;
·       tirando conclusões lógicas de enunciados inconclusos;
·       analisando e sintetizando configurações gráficas ou contextuais, dentre outras.

sexta-feira, agosto 31, 2012


ATENÇÃO

    O desenvolvimento da atenção pressupõe atividades que se manifestam por força da motivação (motivo de ação) e que desperta o interesse dos alunos. Importante é o grau de complexidade das situações estimuladoras. Tanto as atividades muito simples como as complexas, podem ocasionar redução na capacidade de atenção que, por desinteresse ou ansiedade, tornam a atenção baixa e dispersa. Os jogos, em geral, costumam estimular a atenção alta e concentrada, em qualquer criança.
    Recomenda-se, porém não se exceder nos jogos que estimulem o clima competitivo, gerador de ansiedade, particularmente quando se trata de alunos com dificuldades de aprendizagem.

***Sugestões de jogos e brincadeiras***
  • Jogos: de peças, quebra-cabeça, completarem figuras, seqüência de cores, formas e tamanhos, de 7 erros, dominó, xadrez, vídeo-game...
  • Brincadeiras: lenço atrás, dança das cadeiras, passa anel, bola-bobo...
  • Atividades de relaxamento...
  • Jogos e brincadeiras que envolvem equilíbrio, por exemplo:

NOMEAR CORES 

 

PREPARAÇÃO: Alunos sentados em círculo. Cada um tendo uma caixinha de cor diferente.
DESENVOLVIMENTO: Cada criança deverá entrar no meio do círculo e dizer a cor da caixinha que possui. Após apresentação da cor, deverá empilhar as caixinhas no centro da roda, sem deixá-las cair.

CORRIDA DAS TARTARUGAS

PREPARAÇÃO: Crianças posicionadas como as tartarugas, com as mãos no chão, sem encostar os joelhos no chão.
DESENVOLVIMENTO: Ao sinal do professor, cada criança deverá percorrer o espaço designado contendo uma caixinha colorida nas costas (que será o casco), sem deixar cair. Quem chegar primeiro ao local de chegada será o vencedor.


;;