domingo, junho 12, 2011
JOGOS JUNINOS QUE DESENVOLVEM MOTRICIDADE AMPLA
0 comentários Postado por Professora Carminha às 19:22QUEBRA CANELA DE SÃO JOÃO
* Formação em círculo com todos os alunos;
* A professora ficará no centro com uma corda longa nas mãos , girando-a
com velocidade no sentido horário, igual ao ponteiro do relógio, depois no
sentido anti-horário;
* À medida que a corda passar por baixo dos pés dos alunos, eles deverão
saltar; o aluno que for tocado pela corda sai temporariamente do jogo;
OBS: neste jogo a professora poderá usar a música GIRA, GIRA SÃO JOÃO.
CAIPIRA ALVO HUMANO
# Formar um circulo grande com os alunos, que deverão ficar em pé;
# Por meio de sorteio, um deles será deslocado para o centro;
# A professora entregará a um aluno do circulo uma bola leve, este,
ao sinal, tentará acertar o jogador que está no centro do círculo, que
ficará se desviando da bola o maior tempo possível;
# Quando um aluno acertar o aluno do centro trocará de lugar com ele;
BRINCADEIRAS JUNINAS QUE DESENVOLVEM A PERCEPÇÃO ESPACIAL
0 comentários Postado por Professora Carminha às 19:20
SÃO JOÃO COLA
* Os alunos ficarão soltos na quadra ou no pátio;
* Um aluno será o São João, (o cola);
* O São João (cola), correrá atrás dos colegas para colá-los
quem ele encostar a mão ficará imóvel até ser salvo por um
colega que não está colado;
* Os alunos que não estiverem colados, poderão salvar os demais
tocando-os;
* Quem for colado 3x, sai da brincadeira e espera até começar
novamente com outro São João colador;
ROUBO DO CHAPÉU DOS CAIPIRAS
# Material: chapéus de jornal confeccionado pelo professor
com antecedência;
# Alunos espalhados pelo pátio ou quadra, cada aluno de posse
de um chapéu na cabeça;
# Ao sinal, cada aluno deverá defender o seu chapéu para não
ser roubado e tentar roubar o chapéu dos outros;
# Ao final da brincadeira contar os chapéus que cada um conseguiu;
DOIS CAIPIRAS É BOM, TRÊS É DEMAIS
* Alunos em duplas dispersos pelo espaço delimitado sem deslocar-se;
* Dois alunos ficarão separados a: um será o pegador e o outro o fugitivo;
* Ao sinal, o fugitivo correrá e, para não ser pego deverá segurar a mão
de um colega cujo o parceiro lhe cederá o lugar, pois não é permitido ficar
em 3. O aluno que ficou sozinho fugirá do perseguidor, pegando outro
parceiro. Se o fugitivo for pego, passará a ser o pegador e vice-versa.
* Os alunos ficarão soltos na quadra ou no pátio;
* Um aluno será o São João, (o cola);
* O São João (cola), correrá atrás dos colegas para colá-los
quem ele encostar a mão ficará imóvel até ser salvo por um
colega que não está colado;
* Os alunos que não estiverem colados, poderão salvar os demais
tocando-os;
* Quem for colado 3x, sai da brincadeira e espera até começar
novamente com outro São João colador;
ROUBO DO CHAPÉU DOS CAIPIRAS
# Material: chapéus de jornal confeccionado pelo professor
com antecedência;
# Alunos espalhados pelo pátio ou quadra, cada aluno de posse
de um chapéu na cabeça;
# Ao sinal, cada aluno deverá defender o seu chapéu para não
ser roubado e tentar roubar o chapéu dos outros;
# Ao final da brincadeira contar os chapéus que cada um conseguiu;
DOIS CAIPIRAS É BOM, TRÊS É DEMAIS
* Alunos em duplas dispersos pelo espaço delimitado sem deslocar-se;
* Dois alunos ficarão separados a: um será o pegador e o outro o fugitivo;
* Ao sinal, o fugitivo correrá e, para não ser pego deverá segurar a mão
de um colega cujo o parceiro lhe cederá o lugar, pois não é permitido ficar
em 3. O aluno que ficou sozinho fugirá do perseguidor, pegando outro
parceiro. Se o fugitivo for pego, passará a ser o pegador e vice-versa.
Marcadores: Datas Comemorativas, Percepção Espacial
O CAIPIRA PISCA-PISCA
(Desenvolve a percepção visual)
* Dois grupos devem formar círculos concêntricos, com número igual
de alunos:
CÍRCULO EXTERNO: alunos em pé
CÍRCULO INTERNO: alunos sentados em cadeiras
* Todos voltados com a frente para o centro do círculo, um grupo ficará
separado do outro na distancia de 30cm, um aluno ficará sem par e
representa o pisca-pisca;
* Ao sinal, o pisca-pisca, pisca um olho a um dos colegas do círculo interno,
chamando-o para ser seu parceiro, o aluno do círculo externo tentará
evitar a fuga do seu par tocando-o, aquele que não conseguir, ficará impar e,
portanto, será o novo pisca-pisca;
* Todos os alunos devem vivenciar o jogo, tanto no círculo interno quanto
externo;
CORRIDA DO NÓ DE SÃO JOÃO
(Desenvolve Lateralidade / Motricidade Fina)
# Organizar os alunos em duas colunas com números iguais, todos
sentados, entregar um lenço ao último aluno de cada coluna;
# Ao sinal da professora, esse aluno atará o lenço no braço esquerdo
do colega à sua frente, este, por sua vez, desatará o nó com a mão direita
e o atará da mesma maneira no braço esquerdo do colega da frente e
assim sucessivamente até o primeiro levantar o seu braço esquerdo com o
lenço atado;
# Será vencedora a coluna que terminar primeiro;
O CAIPIRA ROBÔ SEM DIREÇÃO
(Desenvolve Freio inibitório)- sala de aula ou pátio
% Em duplas, um será o robô caipira e o outro o guia. Toda vez que o
guia tocar uma parte do corpo do caipira, este fará um movimento.
O caipira só anda em linha reta e o guia orienta seu caminho, mudando
a direção conforme o lado que for tocado. A professora poderá dificultar,
colocando obstáculos, variando a velocidade ou ainda colocando 2 caipiras
para cada guia.
Marcadores: Datas Comemorativas
sexta-feira, junho 10, 2011
MÚSICAS JUNINAS PARA BAIXAR - DESENVOLVEM A PSICOMOTRICIDADE
1 comentários Postado por Professora Carminha às 21:02
DESENVOLVE O ESQUEMA CORPORAL:
DESENVOLVE A PERCEPÇÃO TEMPORAL:
DESENVOLVE A LINGUAGEM VERBAL
E A IMAGINAÇÃO:
DESENVOLVE A MOTRICIDADE AMPLA:
DESENVOLVE VALORES:
Marcadores: Datas Comemorativas
LETRAS DE MÚSICAS PARA IMPRIMIR - FESTAS JUNINAS
0 comentários Postado por Professora Carminha às 20:46
LETRAS DAS MÚSICAS:
Capelinha de Melão
Pula a Fogueira
Sonho de Papel
Santo Antônio e o Matrimônio
Vai abóbora, Vai melão
São João Festa Boa
Cai, Cai, Balão
Marcadores: Datas Comemorativas
sábado, junho 04, 2011
UM OLHAR PSICOMOTOR III - PERCEPÇÃO FIGURA-FUNDO E A ALFABETIZAÇÃO
1 comentários Postado por Professora Carminha às 20:07
PERCEPÇÃO FIGURA-FUNDO
É a capacidade que temos de percebermos entre diversos objetos apenas aquele
que nos interessa. Ou seja, capacidade para diferenciar o essencial do
periférico com a finalidade de focar a atenção num estimulo concreto. É
importante compreendermos que só percebemos com clareza as coisas que nos
chamam a atenção.
Sendo assim, entendemos que o cérebro seleciona, entre a massa de estímulos que
recebe, um número limitado e os transforma no seu centro de atenção. Por
exemplo, uma criança que está agarrando uma bola tem sua atenção fixada nela;
isso é a “figura” que ela percebe, enquanto que, o que fica atrás em seu campo
visual, o fundo, não é o foco da sua atenção sendo percebido superficialmente.
Então, para que um objeto seja percebido com exatidão, deve ser visualizado em
relação a seu fundo. Observa-se que, as crianças com dificuldade de
diferenciação figura-fundo costumam ser desatentas e desorganizadas, pois, para
elas, é difícil focar a atenção só no que é relevante, dificultando assim a sua
aprendizagem.
No entanto, atividades, jogos e brincadeiras que proporcionam o desenvolvimento
da percepção figura-fundo, auxiliam a criança no período da alfabetização.
Pois, ela necessita desenvolver essa habilidade para distinguir as formas dos
sinais gráficos, bem como, a capacidade de se concentrar e se organizar para
obter sucesso na aprendizagem.
Jogo de imitar fotos de revistas |
TAREFAS:
* Mostrar um objeto de madeira, por exemplo, e pedir que os alunos
mostrem na sala tudo o que for de madeira;
* Procurar um botão quadrado no meio de botões redondos;
Professora Carminha♥
Marcadores: Assuntos Complementares, Figura-Fundo
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)