domingo, junho 12, 2011
BRINCADEIRAS JUNINAS QUE DESENVOLVEM A PERCEPÇÃO ESPACIAL
0 comentários Postado por Professora Carminha às 19:20
SÃO JOÃO COLA
* Os alunos ficarão soltos na quadra ou no pátio;
* Um aluno será o São João, (o cola);
* O São João (cola), correrá atrás dos colegas para colá-los
quem ele encostar a mão ficará imóvel até ser salvo por um
colega que não está colado;
* Os alunos que não estiverem colados, poderão salvar os demais
tocando-os;
* Quem for colado 3x, sai da brincadeira e espera até começar
novamente com outro São João colador;
ROUBO DO CHAPÉU DOS CAIPIRAS
# Material: chapéus de jornal confeccionado pelo professor
com antecedência;
# Alunos espalhados pelo pátio ou quadra, cada aluno de posse
de um chapéu na cabeça;
# Ao sinal, cada aluno deverá defender o seu chapéu para não
ser roubado e tentar roubar o chapéu dos outros;
# Ao final da brincadeira contar os chapéus que cada um conseguiu;
DOIS CAIPIRAS É BOM, TRÊS É DEMAIS
* Alunos em duplas dispersos pelo espaço delimitado sem deslocar-se;
* Dois alunos ficarão separados a: um será o pegador e o outro o fugitivo;
* Ao sinal, o fugitivo correrá e, para não ser pego deverá segurar a mão
de um colega cujo o parceiro lhe cederá o lugar, pois não é permitido ficar
em 3. O aluno que ficou sozinho fugirá do perseguidor, pegando outro
parceiro. Se o fugitivo for pego, passará a ser o pegador e vice-versa.
* Os alunos ficarão soltos na quadra ou no pátio;
* Um aluno será o São João, (o cola);
* O São João (cola), correrá atrás dos colegas para colá-los
quem ele encostar a mão ficará imóvel até ser salvo por um
colega que não está colado;
* Os alunos que não estiverem colados, poderão salvar os demais
tocando-os;
* Quem for colado 3x, sai da brincadeira e espera até começar
novamente com outro São João colador;
ROUBO DO CHAPÉU DOS CAIPIRAS
# Material: chapéus de jornal confeccionado pelo professor
com antecedência;
# Alunos espalhados pelo pátio ou quadra, cada aluno de posse
de um chapéu na cabeça;
# Ao sinal, cada aluno deverá defender o seu chapéu para não
ser roubado e tentar roubar o chapéu dos outros;
# Ao final da brincadeira contar os chapéus que cada um conseguiu;
DOIS CAIPIRAS É BOM, TRÊS É DEMAIS
* Alunos em duplas dispersos pelo espaço delimitado sem deslocar-se;
* Dois alunos ficarão separados a: um será o pegador e o outro o fugitivo;
* Ao sinal, o fugitivo correrá e, para não ser pego deverá segurar a mão
de um colega cujo o parceiro lhe cederá o lugar, pois não é permitido ficar
em 3. O aluno que ficou sozinho fugirá do perseguidor, pegando outro
parceiro. Se o fugitivo for pego, passará a ser o pegador e vice-versa.
Marcadores: Datas Comemorativas, Percepção Espacial
O CAIPIRA PISCA-PISCA
(Desenvolve a percepção visual)
* Dois grupos devem formar círculos concêntricos, com número igual
de alunos:
CÍRCULO EXTERNO: alunos em pé
CÍRCULO INTERNO: alunos sentados em cadeiras
* Todos voltados com a frente para o centro do círculo, um grupo ficará
separado do outro na distancia de 30cm, um aluno ficará sem par e
representa o pisca-pisca;
* Ao sinal, o pisca-pisca, pisca um olho a um dos colegas do círculo interno,
chamando-o para ser seu parceiro, o aluno do círculo externo tentará
evitar a fuga do seu par tocando-o, aquele que não conseguir, ficará impar e,
portanto, será o novo pisca-pisca;
* Todos os alunos devem vivenciar o jogo, tanto no círculo interno quanto
externo;
CORRIDA DO NÓ DE SÃO JOÃO
(Desenvolve Lateralidade / Motricidade Fina)
# Organizar os alunos em duas colunas com números iguais, todos
sentados, entregar um lenço ao último aluno de cada coluna;
# Ao sinal da professora, esse aluno atará o lenço no braço esquerdo
do colega à sua frente, este, por sua vez, desatará o nó com a mão direita
e o atará da mesma maneira no braço esquerdo do colega da frente e
assim sucessivamente até o primeiro levantar o seu braço esquerdo com o
lenço atado;
# Será vencedora a coluna que terminar primeiro;
O CAIPIRA ROBÔ SEM DIREÇÃO
(Desenvolve Freio inibitório)- sala de aula ou pátio
% Em duplas, um será o robô caipira e o outro o guia. Toda vez que o
guia tocar uma parte do corpo do caipira, este fará um movimento.
O caipira só anda em linha reta e o guia orienta seu caminho, mudando
a direção conforme o lado que for tocado. A professora poderá dificultar,
colocando obstáculos, variando a velocidade ou ainda colocando 2 caipiras
para cada guia.
Marcadores: Datas Comemorativas
sexta-feira, junho 10, 2011
MÚSICAS JUNINAS PARA BAIXAR - DESENVOLVEM A PSICOMOTRICIDADE
1 comentários Postado por Professora Carminha às 21:02
DESENVOLVE O ESQUEMA CORPORAL:
DESENVOLVE A PERCEPÇÃO TEMPORAL:
DESENVOLVE A LINGUAGEM VERBAL
E A IMAGINAÇÃO:
DESENVOLVE A MOTRICIDADE AMPLA:
DESENVOLVE VALORES:
Marcadores: Datas Comemorativas
LETRAS DE MÚSICAS PARA IMPRIMIR - FESTAS JUNINAS
0 comentários Postado por Professora Carminha às 20:46
LETRAS DAS MÚSICAS:
Capelinha de Melão
Pula a Fogueira
Sonho de Papel
Santo Antônio e o Matrimônio
Vai abóbora, Vai melão
São João Festa Boa
Cai, Cai, Balão
Marcadores: Datas Comemorativas
sábado, junho 04, 2011
UM OLHAR PSICOMOTOR III - PERCEPÇÃO FIGURA-FUNDO E A ALFABETIZAÇÃO
1 comentários Postado por Professora Carminha às 20:07
PERCEPÇÃO FIGURA-FUNDO
É a capacidade que temos de percebermos entre diversos objetos apenas aquele
que nos interessa. Ou seja, capacidade para diferenciar o essencial do
periférico com a finalidade de focar a atenção num estimulo concreto. É
importante compreendermos que só percebemos com clareza as coisas que nos
chamam a atenção.
Sendo assim, entendemos que o cérebro seleciona, entre a massa de estímulos que
recebe, um número limitado e os transforma no seu centro de atenção. Por
exemplo, uma criança que está agarrando uma bola tem sua atenção fixada nela;
isso é a “figura” que ela percebe, enquanto que, o que fica atrás em seu campo
visual, o fundo, não é o foco da sua atenção sendo percebido superficialmente.
Então, para que um objeto seja percebido com exatidão, deve ser visualizado em
relação a seu fundo. Observa-se que, as crianças com dificuldade de
diferenciação figura-fundo costumam ser desatentas e desorganizadas, pois, para
elas, é difícil focar a atenção só no que é relevante, dificultando assim a sua
aprendizagem.
No entanto, atividades, jogos e brincadeiras que proporcionam o desenvolvimento
da percepção figura-fundo, auxiliam a criança no período da alfabetização.
Pois, ela necessita desenvolver essa habilidade para distinguir as formas dos
sinais gráficos, bem como, a capacidade de se concentrar e se organizar para
obter sucesso na aprendizagem.
![]() |
Jogo de imitar fotos de revistas |
TAREFAS:
* Mostrar um objeto de madeira, por exemplo, e pedir que os alunos
mostrem na sala tudo o que for de madeira;
* Procurar um botão quadrado no meio de botões redondos;
Professora Carminha♥
Marcadores: Assuntos Complementares, Figura-Fundo
UM OLHAR PSICOMOTOR II - FREIO INIBITÓRIO E A ALFABETIZAÇÃO
11 comentários Postado por Professora Carminha às 20:03
FREIO INIBITÓRIO
Portanto, é de fundamental importância proporcionar à criança no período pré-escolar jogos, brincadeiras e atividades que desenvolvam o freio inibitório.
Observa-se, que as atividades que proporcionam com que as crianças parem seus movimentos bruscamente, ou exigem de controle motor para serem realizados, desenvolvem o freio inibitório.
![]() |
Brincando de Estátua na sala de aula |
TAREFAS:
* Abrir e fechar portas;
* Caminhar com uma sineta na mão sem deixar ela tocar;
* Caminhar com um livro na cabeça;
* Correr ao sinal combinado parar;
* Brincadeiras de virar estátua;
* Sentar-se e levantar-se;
* Brincadeira morto-vivo;
* Jogo, dança da cadeira;
Professora Carminha♥
Marcadores: Assuntos Complementares, Freio Inibitório
sexta-feira, junho 03, 2011
DIVERSAS ATIVIDADES SOBRE MEIO AMBIENTE PARA IMPRIMIR
0 comentários Postado por Professora Carminha às 10:42
Alfabetização
Artes
Aritmética
Criatividade
Motricidade Fina
Percepção Visual
Valores
Mais sobre Meio Ambiente no link abaixo:
Atividades Anos Iniciais no link abaixo:
Atividades para Baixar Anos Iniciais
Atividades Anos Iniciais no link abaixo:
Atividades para Baixar Anos Iniciais
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)