domingo, julho 31, 2011
BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS – Percepção Espacial
0 comentários Postado por Professora Carminha às 17:20CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI? (Parlenda)
* Toca-se em cada dedo da criança, dizendo o nome popular de cada um: Mindinho, seu vizinho, pai - de - todos, fura-bolos e mata - piolho.
* Ou: "Este diz que quer pão. Este diz que não há. Este diz que furtará. Este diz "alto lá", Este diz que Deus dará.
* Em seguida, pega-se a mão da criança e, com a ponta do indicador pinicando-lhe a palma, pergunta-lhe:
- "Cadê o toucinho que estava aqui?"
Resposta: - Gato comeu.
E o diálogo prossegue:
-Cadê o gato? -foi pro mato.
-Cadê o mato? - Fogo queimou.
–Cadê o fogo? - Água apagou.
-Cadê a água? - Boi bebeu.
- Cadê o boi? - Foi carrear trigo.
- Cadê o trigo? - Galinha espalhou.
- Cadê a galinha? - foi botar ovo. –
-Cadê o ovo? - Frade bebeu.
-Cadê o Frade/ - Foi rezar uma missa.
- Cadê a missa?
* Nesse instante, a pessoa, usando os dedos médio e indicador, fará os dois supostos pesinhos que subiram pelo braço, até provocar cócegas debaixo do braço da criança: - "foi por aqui, aqui, aqui...ACHOU!"
VARIAÇÃO: Pega-se a mão da criança e fala: "Nessa mãozinha havia cinco pintinhos. Pega-se o dedo e diz:
- Um saiu por aqui" outro dedo: - "Outro por aqui". E assim por diante. Depois chega galinha, que são os dedos da pessoa ciscando a palma da criança:
"- Cadê os meus pintinhos, cló, cló, cló?
A pessoa vai procurando pelo braço acima, até fazer cócegas.
CABRA-CEGA DE RODA
* Formação em circulo, um aluno de olhos vendados no centro com um objeto na mão (saco de farinha);
* Dialogo:
- Cabra cega?!
- Senhor.
- De onde vieste?
- De traz da serra.
- Que trouxeste?
- Um saquinho de farinha.
- Dá-me um bocadinho?
- Não chega pra mim mais minha velha.
* As crianças todas tentam beliscar o saquinho de farinha que a cabra-cega, de olhos vendados, no meio da roda, tem em uma das mãos; e ela tenta agarrar as que lhe aproximam. * A que se deixa prender, ou tocar, passa a ser a cabra-cega e a brincadeira recomeça.
BOI TATÁ - CABEÇA PEGA O RABO
* Formar colunas de mais ou menos oito elementos, cada um segurando na cintura do companheiro da frente.
* O primeiro jogador tenta pegar o último da coluna, que procura se desviar para não ser pego. Se conseguir, o primeiro jogador da coluna troca de lugar com o último.
FLORESTA DO LOBISOMEM
* Traçar no chão um retângulo bem grande (sendo a floresta) ou marcar o espaço com 2 cordas compridas colocadas paralelas. * Dentro ficam três participantes que são os pegadores, fora ficam os demais, à vontade. Dado o sinal de início, os jogadores que estão fora tentam cruzar o retângulo, isto é, a "floresta", sem serem pegos. * Os três jogadores de dentro tentam pegar os outros "forasteiros" que cruzam a floresta de um lado para o outro. Quem for preso, passa a ajudar os pegadores.
PULA CARNIÇA
* Consiste num alinhamento de crianças, em rápido deslocamento, uma a uma, pulando sobre as costas dos companheiros parados, curvados, apoiando as mãos nas coxas.
* Pulada a última carniça, o jogador corre e para adiante, esperando que os demais saltem sobre ele.
REINO DOS SACIS
* Num canto do terreno, marca-se o "palácio", onde fica um jogador, o "Saci-rei". Os demais "sacis" dispersam-se à vontade pelo campo.
* Ao sinal de início, os sacis dirigem-se, pulando num pé só, ao palácio real, para provocar o rei.
* De repente, este anuncia: "_O rei está zangado!", saindo a persegui-los, também aos pulos.
* O primeiro que ele pegar, nomeia seu "ajudante".
* A brincadeira recomeça, tal como antes, saindo agora os dois, após novo aviso, em perseguição aos demais e assim por diante.
* O último apanhado será o novo rei, na repetição do jogo.
OBS: Ninguém pode apoiar os dois pés no chão, sob pena de ser aprisionado, exceto nos seguintes casos:
a) quando o jogador estiver dentro do palácio;
b) quando o jogador estiver cansado, devendo, porém, ficar parado num mesmo lugar, ocasião em que poderá ser apanhado.
O jogador aprisionado ficará dentro do palácio, até outro ser preso, só então podendo voltar ao lugar onde estava antes.
PEGADOR SÔ LOBO.
* Uma criança é escolhida para ser o lobo e se esconde.
* As demais dão as mãos e caminham em sua direção, enquanto cantam:_ Vamos passear na floresta, enquanto o sô lobo está aí? !
* Chegando perto da suposta casa, a criança que está fazendo o papel do sô lobo responde que ele está ocupado, tomando banho, enxugando-se, vestindo-se, como quiser inventar.
* As crianças se distanciam e depois voltam fazendo a mesma pergunta e recebendo respostas semelhantes.
* A brincadeira se repete até que, numa dada vez, sô lobo, já pronto, sem responder nada, sai correndo atrás das crianças.
* A que for pega, passa a ser o sô lobo na próxima vez.
Marcadores: Datas Comemorativas, Percepção Espacial
DEZENAS DE ATIVIDADES PARA IMPRIMIR - FOLCLORE
0 comentários Postado por Professora Carminha às 15:01
FOLCLORE
Cruzadinhas
Caça-palavras
Personagens
Caça-palavras
Personagens
Jogos - 7 erros
Quebra-cabeça
Quebra-cabeça
Parlendas
Artes
Artes
Marcadores: Datas Comemorativas
Você sabe o que é folclore?
Você sabe o que é folclore?
Pois, agora, eu vou falar.
Tem a ver com a cultura
E tudo o que é popular.
As comidas e as artes
As histórias pra contar
Remédios, simpatias
E os brinquedos e o brincar.
Tem coisas maravilhosas
Que nem dá pra acreditar.
Os doces deliciosos
E as cantigas de ninar.
Que riqueza nos juntaram
Como os mais belos presentes
Belos e tão preciosos
Trouxeram-nos os imigrantes
E os afrodescendentes.
Podemos viajar nas asas da imaginação
Muito veio das colônias e também da imigração.
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Paródia (Melodia - Asa Branca)
FOLCLORE
Você sabe o que é folclore?
Vou lhe dar a explicação:
É tudo aquilo que vem do povo.
E nasce livre no coração.
Tem a lenda da mãe d'água
Tem a história do Saci
Do curupira, vitória-régia
E do Caipora, jurupari.
Tem cantigas de criança
Tem modinha, tem lundus
Tem muito samba, baião e frevo
Cateretê e maracatu.
La, la, la, la, la....
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terça-feira, julho 26, 2011
Marcadores: Datas Comemorativas
PAI E FILHO
(Marcelo - rap)
PAI QUERO SER IGUAL A VOCÊ
PAPAI AMIGÃO
(João Collares)
POR QUE VOCÊ NÃO BEIJOU SEU FILHO HOJE
(Bispo Crivera)
Clic Para baixar Música
Clique aqui para baixar
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MEU PAI
(Daniel)
Clique aqui para baixar
PAI - CANÇÃO DE NINAR
(...)
Clique aqui para baixar
PAPAI CAPITÃO
(...) Clique aqui para baixar
PARABÉNS AO PAPAI
(...) Clique aqui para baixar
Marcadores: Datas Comemorativas
DIA DOS PAIS - Modelos de atividades para imprimir
0 comentários Postado por Professora Carminha às 10:15ESCOLHA AS ATIVIDADES:
*ALFABETIZAÇÃO
*CRIATIVIDADE
*CARTÃOES
CLIC AQUI PARA FAZER SUA ESCOLHA DAS ATIVIDADES
DIA DO PAPAI
Gerusa Rodrigues Pinto
Hoje é teu dia
Vamos vestejar
Com muita alegria.
Um beijo vou lhe dar.
Meu paizinho amigo,
cheio de emoção,
Dou-lhe de presente
O meu coração.
Meu papai, meu papai,
Meu papai querido,
Você é, você é
O meu grande amigo.
(Melodia Jingle Bells)
Marcadores: Datas Comemorativas
sábado, julho 23, 2011
Desenvolvem: Percepção Auditiva e Visual,
Habilidades motoras, Socialização, Cooperação, Lateralidade;
Idade de 5 anos em
diante;
“Estes jogos são ótimos, pois, nos jogos
cooperativos existe um processo de interação social: os objetivos são comuns,
as ações são compartilhadas e os resultados divididos com todos. Isso faz com
que a criança perceba que para atingir um objetivo, depende da ação dos outros
membros do grupo, por isso ajudam-se mutuamente,
aumentando a produtividade.
Também, tem uma conotação
inclusiva, pois, a criança se coloca no lugar do outro, necessitando de ajuda,
bem como, fornecendo ajuda.
“Jogos,
ótimos, que proporcionam muita alegria e satisfação à criançada”.
CONDUZIR OS
AMIGOS* Materiais: 3 lenços ou vendas para os olhos e um ursinho de pelúcia;
* Fila de quatro alunos, os 3 primeiros alunos da fila, serão vendados os olhos;
* O último da fila irá criar um código para conduzir a fila até o urso de pelúcia, que estará escondido;
* O código pode ser um toque no ombro (no ombro esquerdo todos vão para a esquerda, ombro direito idem...), o código deverá ser passado da última criança até a primeira da fila.
Obs: os demais alunos assistem os colegas esperando a sua vez para jogar.
CHUTE NO ESCURO
* Materiais: 6 lenços ou vendas para os olhos e 1 bola;
* Formar 2 times de futebol sem goleiros, ou dividir a turma em 3 ou 4 times, com 6 jogadores em cada time;
* Os participantes do jogo formam pares, um ficará com os olhos vendados e será guiado pelo companheiro para que marque gols, os dois deverão andar sempre de mãos dadas;
* O gol só poderá ser marcado pelo aluno que estiver de olhos vendados, assim, a comunicação entre a dupla será muito importante;
Sala da Professora Carminha |
EU TENHO – jogo de sala de aula
# Formação cadeiras em círculo;
# Uma criança sem cadeira ficará no meio do círculo para iniciar o jogo. Ela falará o seu nome e alguma coisa que possui, por ex: “Eu me chamo Maria e tenho cabelo preto”.
# Todas as crianças que tem cabelo preto deverão trocar de lugar com um colega. A criança que está em pé deverá sentar em alguma cadeira vazia;
# A criança que ficou sem cadeira vai ao centro do círculo e reinicia o jogo;
Marcadores: Habilidades Motoras, Lateralidade, Percepção Auditiva, Percepção Visual, Socialização
Desenvolvem a Percepção Espacial e Temporal, Motricidade Ampla, Socialização e Cooperação;
DANÇA DAS ALMOFADAS
* Crianças de 3 a 5 anos de idade.
* Materiais: 5 ou 6 almofadas, som, CDs;
* Formação: um participante a mais que as almofadas;
* Posicionar as almofadas alinhadas, uma ou lado da outra;
* Ao som de uma música as crianças dançam ao redor das almofadas, quando a música parar todas as crianças deverão sentar-se sobre as almofadas. Quem ficar sem lugar, deverá sentar-se com um colega, compartilhando a mesma almofada;
* A cada rodada retirar uma almofada.
Obs: contar as almofadas, retirar uma e contar quantas ficaram.
Nesta brincadeira ninguém sai e todos se divertem.
Se sua turma tem muitos alunos divide em grupos para brincar, enquanto uns participam os outros assistem.
BALÃO AO AR
* Materiais: músicas de vários ritmos, balões cheios;
* Formar grupos de 4 alunos, cada grupo de posse de um balão cheio;
* As crianças devem jogar os balões entre os integrantes do grupo acompanhando o ritmo da música;
* Trocar a música constantemente para e observar a movimentação das crianças;
* Depois de brincar um pouco, colocar uma música lenta, propor aos grupos que fiquem o máximo que possam com o balão no ar, para marcar o tempo, as crianças deverão contar em voz alta a quantidade de vezes que os participantes tocam no balão.
segunda-feira, julho 11, 2011
MOVIMENTOS NATURAIS – Manipulativos
Formação:
Dispersos em um espaço previamente delimitado
(salão);
Desenvolvimento:
Cada participante receberá uma folha de jornal.
Realizar movimentos em grupos e individuais, seguindo a proposta verbal do
professor.
1. Caminhar
livremente no espaço com a folha aberta na palma da mão;
2. Caminhar
por todo o espaço com a folha no braço, elevando e abaixando o braço sem deixar
a folha cair, repetir com o outro braço;
3. Agora
no antebraço, repetindo a atividade anterior;
4. Equilibrar
a folha na cabeça andar, bem devagar;
5. Correr
com a folha no peito;
6. Caminhar
em quatro apoios, com a folha nas costas;
7. Com
a folha na coxa saltar num pé só, idem na outra coxa;
8. Equilibrar
a folha em um dos pés, idem com o outro;
9. Sacudir
a folha de jornal sem fazer ruídos, logo após produzir barulho sacudindo a
folha;
10.
Todos serão Super Heróis – transformar a folha em
capa e ‘voar’ pelo salão;
11.
Todos serão piratas – fazer uma luneta com o jornal
enrolado (canudo) – sair pela sala navegando e olhando através da luneta;
12.
Após realizar diferentes movimentos com a folha em
diversas partes do corpo, passar para a 2ª parte: amassar a folha de jornal,
transformando em uma bolinha;
13.
Jogar a bola de jornal para qualquer direção;
14.
Lançar para cima e pegá-la após uma palma, seguir
assim até 5 palmas;
15.
Bater na bola como se fosse uma peteca, uma batida
forte e uma devagar, fazer várias combinações;
16.
Lançar para cima, dar uma cabeçada e depois tornar a
pegar;
17.
Lançar para cima deixar bater no peito e depois
pegar; Idem com a coxa e o pé;
18.
Lançar para cima girar e pegar novamente; Idem,
sentado, deitado;
19.
Lançar para cima, sentar e levantar antes de pegar;
20.
Caminhar contornando a bola entre os membros
inferiores; Idem, na cintura, na cabeça;
21.
Em duplas trocar passes com o parceiro, ir afastando
do companheiro a cada passe;
22.
Ao sinal trocar de parceiro;
23.
Depois em trios, quartetos e grupos maiores;
24.
Após toda essa movimentação, em um passe de ‘mágica’
transformar o local em um grande banheiro, onde todos tomarão um gostoso
‘banho’.
Brincar de tomar banho:
- A bola será o sabonete;
- Relembrar todas as partes do corpo trabalhadas, na
hora do banho;
- Reforçar a importância dos cuidados com o nosso
corpo;
- Ao lavar as costas, o colega poderá ajudar a
esfregar;
- Após o banho, secar-se – abrir com cuidado a folha
de jornal que será a toalha.
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Esquema Corporal, Habilidades Motoras, Motricidade Ampla
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