sábado, junho 04, 2011
UM OLHAR PSICOMOTOR II - FREIO INIBITÓRIO E A ALFABETIZAÇÃO
11 comentários Postado por Professora Carminha às 20:03
FREIO INIBITÓRIO
Portanto, é de fundamental importância proporcionar à criança no período pré-escolar jogos, brincadeiras e atividades que desenvolvam o freio inibitório.
Observa-se, que as atividades que proporcionam com que as crianças parem seus movimentos bruscamente, ou exigem de controle motor para serem realizados, desenvolvem o freio inibitório.
Brincando de Estátua na sala de aula |
TAREFAS:
* Abrir e fechar portas;
* Caminhar com uma sineta na mão sem deixar ela tocar;
* Caminhar com um livro na cabeça;
* Correr ao sinal combinado parar;
* Brincadeiras de virar estátua;
* Sentar-se e levantar-se;
* Brincadeira morto-vivo;
* Jogo, dança da cadeira;
Professora Carminha♥
Marcadores: Assuntos Complementares, Freio Inibitório
sexta-feira, junho 03, 2011
DIVERSAS ATIVIDADES SOBRE MEIO AMBIENTE PARA IMPRIMIR
0 comentários Postado por Professora Carminha às 10:42
Alfabetização
Artes
Aritmética
Criatividade
Motricidade Fina
Percepção Visual
Valores
Mais sobre Meio Ambiente no link abaixo:
Atividades Anos Iniciais no link abaixo:
Atividades para Baixar Anos Iniciais
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Atividades para Baixar Anos Iniciais
quinta-feira, junho 02, 2011
DIA DO MEIO AMBIENTE – Jogos e Artes para comemorar
1 comentários Postado por Professora Carminha às 23:08
Confeccionar árvores frutíferas.
Desenvolve motricidade fina e criatividade.
Trabalho realizado por alunos com deficiência intelectual e PC da Classe
Especial.
1 canudinho de papel higiênico
2 folhas de jornal, sendo que, uma delas deve ser amassada formando uma bola. Depois envolver essa bola com a outra folha de jornal, e com a parte que fica sobrando, apenas amasse-a e dobre ao meio fazendo com que a sua extremidade fique junto da bola, formando um tipo de “cabo” que segura uma bola, e que deve ser introduzido no canudinho de papel higiênico.
1 retângulo de papelão 12x8 cm
Papel crepom nas cores: Tonalidades de verde, vermelho e alaranjado (as cores representam as frutas).
Tinta guache nas cores: Preta + vermelha= marrom; Azul+amarelo= verde. A professara a mistura das tintas para trabalhar as cores primárias e as cores neutras.(ver:
PSICOMOTRICIDADE / ARTES / ARITMÉTICA - com discos de papelão)
JOGO DO POMAR – Em sala de aula.
Trabalha: Percepção auditiva e espacial, memória, atenção.
* Formação: Dividir a turma em duas colunas frente a frente sentados nas cadeiras com distância média de 2m entre as duas colunas.
* A professora distribui o nome de árvores frutíferas entre os alunos das duas colunas. Exemplo: 4 crianças são macieiras, 4 crianças são abacateiros, laranjeiras etc.
* Importante: A professora deve usar nomes de árvores frutíferas de sua região sem esquecer de explicar o que é um pomar.
Brincar:
*A professora começa o jogo dizendo o nome de uma árvore frutífera, as crianças que representam esta árvore deverão trocar de lugar e a professora procura ocupar o lugar vago, quem ficar sem lugar pode continuar a brincadeira e será esta a próxima a dizer o nome de outra árvore ou dizer POMAR.
* Caso a criança disser POMAR, todos deverão trocar de lugar.
VARIAÇÃO:
* Podemos jogar eliminando o jogador que ficar sem lugar para sentar, retirando uma cadeira a cada jogada e ganham o jogo os dois últimos jogadores.
* Podemos com este jogo explorar: FAUNA (nome de animais), JARDIM (nome de flores).
Mais sobre o Meio Ambiente no link abaixo:
Dia Mundial do Meio Ambiente - Atividade
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segunda-feira, maio 23, 2011
PSICOMOTRICIDADE
“Psicomotricidade É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.”
(Sociedade Brasileira de Psicomotricidade)
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida, por meio das atividades.
Marcadores: Assuntos Complementares
Psicomotricidade na Educação Infantil
Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo,
formando conceitos e organizando o esquema corporal.
A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como
a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se
expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no
espaço.
Desta forma, a Psicomotricidade é fundamental para que haja através do
desenvolvimento
psicomotor a consciência dos movimentos corporais integrados e expressos
com a emoção.
Algumas
ações Psicomotoras...
•
PICOTAR
•
RECORTAR
•
COLAR
•
RASGAR COM OS DEDOS
•
ESTAMPAR (com carimbos, rolhas de cortiça, esponjas...)
•
MODELAGEM: barro, pasta de papel, madeira, plasticina, massas de cor...
•
TÉCNICAS DE PINTURA
•
TÉCNICAS DE DESENHO
•
TÉCNICAS DE COLAGEM (diferentes materiais)
• EXPRESSÕES
CORPORAIS
PARA DESENVOLVER ESTAS ATIVIDADES É NECESSÁRIO
...
1. Entusiasmo: motivar as crianças;
2. Empatia: compreender as crianças, colocar-se
no lugar delas;
3. Atitude construtiva: ser positivo, demonstrar
seriedade, comentários positivos;
4. Ter espírito de adaptação;
5. Organizar o espaço;
6. Possuir uma grande variedade de atividades /
jogos / brincadeira;
7. Planificar e preparar os jogos / atividades / brincadeiras com antecedência;
8. Apresentar os jogos / atividades /
brincadeiras com clareza;
9. Observar e acompanhar as crianças durante os
jogos / atividades / brincadeiras
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA PSICOMOTRICIDADE NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
* DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA PERSONALIDADE NOS
ÂMBITOS MOTOR, COGNITIVO E AFETIVO;
DESENVOLVER:
- AUTONOMIA, SOCIALIZAÇÃO, AUTOCONFIANÇA E EXPRESSÃO
VERBAL
- COGNIÇÃO, CRIATIVIDADE
- ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, INTERESSE
- MOTRICIDADE GLOBAL - AMPLA E FINA
- ORGANIZAÇÃO MENTAL E ESPACIAL E TEMPORAL
- ESQUEMA CORPORAL, LATERALIDADE E EQUILÍBRIO
- PERCEPÇÕES TÁTIL / GUSTATIVA / OLFATIVA /
VISUAL / AUDITIVA
Marcadores: Assuntos Complementares
domingo, maio 22, 2011
PREPARE-SE COM ATIVIDADES PARA AS FESTAS JUNINAS
2 comentários Postado por Professora Carminha às 21:05
ATIVIDADES PARA IMPRIMIR
QUE
DESENVOLVEM:
* Criatividade;
* Grafismo;
* Motricidade Fina;
* Noções de Matemática;
* Percepção Espacial;
Escolha as Atividades e baixe para imprimir:
Marcadores: Datas Comemorativas
sábado, maio 21, 2011
JOGOS NA INCLUSÃO – Crianças com Autismo e Dificuldade na Aprendizagem Discalculia
8 comentários Postado por Professora Carminha às 18:27
DESENVOLVER:
SOCIALIZAÇÃO / LINGUAGEM /
COORDENAÇÃO VISOMOTORA / MOTRICIDADE AMPLA
/ COGNIÇÃO
TAREFAS PARA DESENVOLVER A COGNIÇÃO
* Professor ordena que o aluno procure objetos que estão fora da sua
linha de visão;
* Discriminar semelhanças e diferenças em objetos;
* Folhear livros e revistas;
* Montar e desmontar brinquedos; perceber partes e todo em um objeto
(em gravuras, desenhos...);
* Brinquedos de encaixe;
* O professor poderá utilizar-se da TV-sucata para desenvolvimento da
linguagem;
ATIVIDADES MOTORAS
# Arremessar saquinhos de areia;
# Chutar bola;
# Dançar e/ou cantar;
JOGO FUTEBOL LEGAL
Objetivo: Estimular a socialização e o desenvolvimento da motricidade ampla;
Jogar:
* Formação alunos em duplas para jogar futebol, até os goleiros;
* Todos de mãos dadas para jogar;
Obs: este jogo proporcionará ao aluno com autismo a aprender o que deve
fazer para jogar, quais são os procedimentos e como se organizar. Sendo
que desta forma ele fará a associação de como se joga futebol.
# Objetivo: Promover ao aluno autista a socialização, aquisição de novos
conceitos e registrá-los e desenvolver a coordenação visomotora;
# Material: 1 caixa de sapato; 10 tampas de garrafas ou botões; 1 lista dos números de1 a 10; e 1 pregador;
MODELO DE LISTA PARA IMPRIMIR - clique aqui
Jogar:
- Formação em duplas;
- Um aluno fica com a caixa, o outro com as tampinhas, a lista dos números
e o pregador;
- O aluno joga a tampa e tenta acertar dentro da caixa, quando acertar, ele pega
o pregador e fixa no numeral 1 da lista, continuar jogando as tampas até
marcar
o número 10 da lista;
- Depois do término, os alunos trocam de papéis, quem era jogador de
tampas vira responsável pela da caixa.
OBS: apliquei este jogo com uma criança que apresenta discalculia,
constatei que é um ótimo recurso para desenvolver a noção de numeral
e conservação da quantidade. Esta é um ótimo jogo para o período da
Alfabetização.
COORDENAÇÃO VISOMOTORA / MOTRICIDADE AMPLA
/ COGNIÇÃO
TAREFAS PARA DESENVOLVER A COGNIÇÃO
* Professor ordena que o aluno procure objetos que estão fora da sua
linha de visão;
* Discriminar semelhanças e diferenças em objetos;
* Folhear livros e revistas;
* Montar e desmontar brinquedos; perceber partes e todo em um objeto
(em gravuras, desenhos...);
* Brinquedos de encaixe;
* O professor poderá utilizar-se da TV-sucata para desenvolvimento da
linguagem;
ATIVIDADES MOTORAS
# Arremessar saquinhos de areia;
# Chutar bola;
# Dançar e/ou cantar;
JOGO FUTEBOL LEGAL
Objetivo: Estimular a socialização e o desenvolvimento da motricidade ampla;
Jogar:
* Formação alunos em duplas para jogar futebol, até os goleiros;
* Todos de mãos dadas para jogar;
Obs: este jogo proporcionará ao aluno com autismo a aprender o que deve
fazer para jogar, quais são os procedimentos e como se organizar. Sendo
que desta forma ele fará a associação de como se joga futebol.
# Objetivo: Promover ao aluno autista a socialização, aquisição de novos
conceitos e registrá-los e desenvolver a coordenação visomotora;
# Material: 1 caixa de sapato; 10 tampas de garrafas ou botões; 1 lista dos números de1 a 10; e 1 pregador;
MODELO DE LISTA PARA IMPRIMIR - clique aqui
Modelo de jogo |
Jogar:
- Formação em duplas;
- Um aluno fica com a caixa, o outro com as tampinhas, a lista dos números
e o pregador;
- O aluno joga a tampa e tenta acertar dentro da caixa, quando acertar, ele pega
o pregador e fixa no numeral 1 da lista, continuar jogando as tampas até
marcar
o número 10 da lista;
- Depois do término, os alunos trocam de papéis, quem era jogador de
tampas vira responsável pela da caixa.
OBS: apliquei este jogo com uma criança que apresenta discalculia,
constatei que é um ótimo recurso para desenvolver a noção de numeral
e conservação da quantidade. Esta é um ótimo jogo para o período da
Alfabetização.
domingo, maio 15, 2011
DESENVOLVER A MEMÓRIA VISUAL – Brincadeiras em sala de aula
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:45
TÚNEL ESCURO
Material: um lenço e 2 cordas de 3m cada uma;
* Estender as cordas paralelas no piso ou riscar com giz
(1m de distância uma da outra), para marcar o túnel;
* Formação em fila, o professor vendará o 1º aluno da fila,
que depois de observar o ‘túnel’, tentará atravessar o túnel sem
desviar da rota, se não conseguir volta a fila e tenta noutro momento.
Obs: Esta brincadeira trabalha também o equilíbrio e orientação.
FANTASMA
Material: um lençol;
# O orientador escolhe 5 alunos para saírem da sala de aula, um
representante do grupo que saiu, coberto totalmente pelo lençol,
ao sinal entra na sal;
#Os alunos da sala procuram descobrir de quem se trata o ‘fantasma’,
ele ficará na sala 1 ou 2 min. Se não for identificado, sai para ser
substituído por outro;
# Quem descobrir ganha um ponto.
Marcadores: Memória Visual
sexta-feira, maio 13, 2011
O educador deve ficar atento em relação a lateralidade de seus alunos, pois não pode afirmar que um aluno é destro ou canhoto apenas realizando algumas atividades em um ou dois dias.
As atividades deste tipo precisam ser realizadas várias vezes ao ano e em momentos diferentes.
As crianças através das atividades, brincadeiras e jogos, irão progressivamente definir o lado dominante de suas ações.
DICA IMPORTANTE:
Até os 6 anos de idade, a criança não verbaliza ou discrimina sozinha os conceitos de direita e esquerda, portanto deve-se tomar cuidado com a utilização destes termos. Para as crianças de 3 a 5 anos de idade é melhor falar: desloquem-se para um lado, agora para o outro; pular com uma perna depois com a outra, e assim por diante.
Professora Carminha.
Professora Carminha.
Marcadores: Assuntos Complementares
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