terça-feira, novembro 16, 2010
![]()  | 
| Jogo de trilha | 
 
Objetivo: fazer com que a criança
adquira a memória global das palavras (palavra inteira e não em sílaba), ao
mesmo tempo analise sua composição (sequência de letras) memorizem a ordem das
letras do alfabeto.
Grupo de 6 ou 7 alunos.
Desenhar no chão do pátio um caracol, contendo as letras do alfabeto.
REGRAS:
Grupo de 6 ou 7 alunos.
Desenhar no chão do pátio um caracol, contendo as letras do alfabeto.
REGRAS:
1.      uma criança no ponto de entrada do
caracol antes da letra A;
2.      professora mostra um cartaz à turma com
uma palavra; lê em voz alta e esconde o cartaz;
3.      pular de letra em letra com 1 pé só,
para formar a palavra mostrada pula com os dois pés;
4.      cada letra da palavra que atingir deverá
dizer a letra, se houver em uma das letras um sinal gráfico, deverá bater
palmas ao mesmo que grita o nome da letra;
5.      ao chegar à última letra da palavra, a
criança deve dizer a palavra completa e volta pelo caracol, num pé só. 
 
Marcadores: Habilidades Motoras
segunda-feira, novembro 15, 2010
O domínio do esquema corporal contribui para o
desenvolvimento da orientação espacial e lateralidade.
ATIVIDADES:
- Traçar o contorno do corpo do colega no chão, ou no papel pardo dobrado duplo e fazer um boneco em 3D, com jornal amassado dentro.
 - Fazer painel com figuras humanas, comentar com a criança as diferenças entre as pessoas.
 - Nomear as partes do corpo.
 - Citar e colocar o dedo nos órgãos: - acima do queixo; em baixo do nariz; -em cima da boca;
 - Brincadeira da estátua.
 - BONECO 3D
 - Cantar músicas como:
 
Esquema corporal
Cabeça, ombro, perna e
pé, perna e pé.
Ouvido, boca e nariz, e nariz.
Braço, cotovelo, pulso e
mão, pulso e mão.
Cabeça, ombro, perna e
pé, perna e pé.
A cara redonda
Que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca 
pequeno nariz.
Pescoço comprido
E ombros iguais
Chapéu na cabeça
Com laço pra trás.
Cara quadrada
A cara quadrada
que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca
pequeno nariz
Tem duas orelhas
que são bem iguais
E tem um cabelo 
Bonito de mais.
Marcadores: Esquema Corporal
domingo, outubro 31, 2010
Marcadores: Assuntos Complementares
domingo, outubro 17, 2010
1.     Braços
cruzados, olhos fechados, em silêncio por alguns momentos; “Que tipo de ruídos
ouviu”? Repetir a experiência com bastante atenção; “quantos sons conseguem
perceber”? Enumerar o que perceberam; diferenciar o resultado do 1º momento com
2º, e qual foi a razão desta diferença (atenção).
2.     Gravura:
observar o suficiente uma gravura, retirar a gravura; alunos contar o que viram
e o que cada personagem estava fazendo.
3.     Retomar
a gravura, observar a postura dos elementos a fim de representá-los; ler a
gravura da esquerda para a direita.
4.     Brincadeiras: “Eu
fui ao mercado e comprei arroz”; crianças em círculo, cada um repetir a frase e
acrescentar um produto e assim sucessivamente.
5.     O
professor realiza movimentos e a criança reproduz.
6.     Narrar
história e fazer perguntas sobre a mesma.
![]()  | 
| Jogos de mesa | 
Marcadores: Habilidades Motoras
·      
  
Descrever objetos por atributos: 
Blocos lógicos
·        
Jogo: objetos sobre a mesa,
professora pega um destes e solicita ao grupo; 4 coisas que aquele objeto não
é;
·        
Comparar e descobrir diferenças e semelhanças
através das comparações das peças; considerando um atributo;
·        
 Jogo de dominó: uma peça iniciar,
criança uma de cada vez, coloca uma peça que tenha só uma diferença entre a
anterior;
·        
Diferenças e semelhanças:
crianças reúnem dois objetos que sejam iguais em uma coisa e diferente em
outra;
·        
Conjunto: estipular critérios para
formar conjuntos – jogo: dois grupos (A e B) cada grupo com mesma quantia
de blocos lógicos; o grupo combina o critério para formar conjunto. Um aluno do
grupo A solicita uma peça ao grupo B (definição: cor, forma, espessura,
tamanho); grupo B entrega a peça correta e pode pedir uma ao grupo A. O grupo A
tenta descobrir o critério empregado pelo grupo B e vice-versa.
![]()  | 
| Bingo do Alfabeto | 
Gravuras
·       
Ordenar gravuras por tamanho, começando do menor para o maior (critério o
tamanho real do objeto);
·       
Pares de figuras ou objetos, fazer associações e explicar, ex: camisa e calça;
fogão e panela;
·       
Recortar gravuras em grupo classificá-los segundo o critério estabelecido, ex:
tem vida; serve para comer;
·       
Gravuras: cada criança explica para que serve o que está representando;
·       
Observar uma figura, desenhar separadamente as partes que compõe o todo;
Marcadores: Habilidades Motoras
;;
							
				Subscribe to:
				
Comentários (Atom)






