terça-feira, novembro 16, 2010
![]() |
Jogo de trilha |
Objetivo: fazer com que a criança
adquira a memória global das palavras (palavra inteira e não em sílaba), ao
mesmo tempo analise sua composição (sequência de letras) memorizem a ordem das
letras do alfabeto.
Grupo de 6 ou 7 alunos.
Desenhar no chão do pátio um caracol, contendo as letras do alfabeto.
REGRAS:
Grupo de 6 ou 7 alunos.
Desenhar no chão do pátio um caracol, contendo as letras do alfabeto.
REGRAS:
1. uma criança no ponto de entrada do
caracol antes da letra A;
2. professora mostra um cartaz à turma com
uma palavra; lê em voz alta e esconde o cartaz;
3. pular de letra em letra com 1 pé só,
para formar a palavra mostrada pula com os dois pés;
4. cada letra da palavra que atingir deverá
dizer a letra, se houver em uma das letras um sinal gráfico, deverá bater
palmas ao mesmo que grita o nome da letra;
5. ao chegar à última letra da palavra, a
criança deve dizer a palavra completa e volta pelo caracol, num pé só.
Marcadores: Habilidades Motoras
segunda-feira, novembro 15, 2010
O domínio do esquema corporal contribui para o
desenvolvimento da orientação espacial e lateralidade.
ATIVIDADES:
- Traçar o contorno do corpo do colega no chão, ou no papel pardo dobrado duplo e fazer um boneco em 3D, com jornal amassado dentro.
- Fazer painel com figuras humanas, comentar com a criança as diferenças entre as pessoas.
- Nomear as partes do corpo.
- Citar e colocar o dedo nos órgãos: - acima do queixo; em baixo do nariz; -em cima da boca;
- Brincadeira da estátua.
- BONECO 3D
- Cantar músicas como:

Esquema corporal
Cabeça, ombro, perna e
pé, perna e pé.
Ouvido, boca e nariz, e nariz.
Braço, cotovelo, pulso e
mão, pulso e mão.
Cabeça, ombro, perna e
pé, perna e pé.
A cara redonda
Que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca
pequeno nariz.
Pescoço comprido
E ombros iguais
Chapéu na cabeça
Com laço pra trás.
Cara quadrada
A cara quadrada
que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca
pequeno nariz
Tem duas orelhas
que são bem iguais
E tem um cabelo
Bonito de mais.
Marcadores: Esquema Corporal
domingo, outubro 31, 2010
Marcadores: Assuntos Complementares
domingo, outubro 17, 2010
1. Braços
cruzados, olhos fechados, em silêncio por alguns momentos; “Que tipo de ruídos
ouviu”? Repetir a experiência com bastante atenção; “quantos sons conseguem
perceber”? Enumerar o que perceberam; diferenciar o resultado do 1º momento com
2º, e qual foi a razão desta diferença (atenção).
2. Gravura:
observar o suficiente uma gravura, retirar a gravura; alunos contar o que viram
e o que cada personagem estava fazendo.
3. Retomar
a gravura, observar a postura dos elementos a fim de representá-los; ler a
gravura da esquerda para a direita.
4. Brincadeiras: “Eu
fui ao mercado e comprei arroz”; crianças em círculo, cada um repetir a frase e
acrescentar um produto e assim sucessivamente.
5. O
professor realiza movimentos e a criança reproduz.
6. Narrar
história e fazer perguntas sobre a mesma.
![]() |
Jogos de mesa |
Marcadores: Habilidades Motoras
·
Descrever objetos por atributos:
Blocos lógicos
·
Jogo: objetos sobre a mesa,
professora pega um destes e solicita ao grupo; 4 coisas que aquele objeto não
é;
·
Comparar e descobrir diferenças e semelhanças
através das comparações das peças; considerando um atributo;
·
Jogo de dominó: uma peça iniciar,
criança uma de cada vez, coloca uma peça que tenha só uma diferença entre a
anterior;
·
Diferenças e semelhanças:
crianças reúnem dois objetos que sejam iguais em uma coisa e diferente em
outra;
·
Conjunto: estipular critérios para
formar conjuntos – jogo: dois grupos (A e B) cada grupo com mesma quantia
de blocos lógicos; o grupo combina o critério para formar conjunto. Um aluno do
grupo A solicita uma peça ao grupo B (definição: cor, forma, espessura,
tamanho); grupo B entrega a peça correta e pode pedir uma ao grupo A. O grupo A
tenta descobrir o critério empregado pelo grupo B e vice-versa.
![]() |
Bingo do Alfabeto |
Gravuras
·
Ordenar gravuras por tamanho, começando do menor para o maior (critério o
tamanho real do objeto);
·
Pares de figuras ou objetos, fazer associações e explicar, ex: camisa e calça;
fogão e panela;
·
Recortar gravuras em grupo classificá-los segundo o critério estabelecido, ex:
tem vida; serve para comer;
·
Gravuras: cada criança explica para que serve o que está representando;
·
Observar uma figura, desenhar separadamente as partes que compõe o todo;
Marcadores: Habilidades Motoras
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)