sábado, setembro 01, 2012
LINGUAGEM
A linguagem, como aspecto do processo evolutivo da pessoa, está diretamente ligada ao desenvolvimento: neurológico, da inteligência, da afetividade, da motricidade e da socialização das crianças.
É correto dizer que a linguagem permite a afirmação do EU em relação aos outros. Possibilitando a formação da consciência social, assegurando adaptação à realidade exterior, particularmente pelo uso da língua...
LEIA MAIS NO LINK ABAIXO:
Cognição: A Linguagem e a Alfabetização
![]() | ||||
TV-Sucata ótimo recurso para desenvolver a oralidade |
Passo a passo TV- Sucata em PDF para Baixar
Marcadores: Cognição, Linguagem verbal
COGNIÇÃO: ATIVIDADES PARA DESENVOLVER AS HABILIDADES CONCEITUAIS
0 comentários Postado por Professora Carminha às 22:06
CONCEITUAÇÃO
Conceituar significa, classificar objetos segundo critérios como: sua natureza (animais, flores...), o material de que são feitos (madeira, vidro...), sua utilidade (mobiliário, vestuário...) ou outras propriedades, isoladas ou combinadas.
A formação do conceito é particularmente difícil para crianças com dificuldades de aprendizagem. Muitas vezes aprendem de memória (decorando), não sendo capazes de fazer transferência dos conceitos aprendidos.
Tem dificuldades em organizar grupamentos de dupla ou tripla entrada, como, por exemplo, de um conjunto de objetos formarem dois subconjuntos, sendo um, de mobília de madeira escura e o outro, de brinquedo de plástico...
***Sugestões de atividades para desenvolver as habilidades conceituais***
· organização de conjuntos de objetos (blocos lógicos, por ex.), segundo critérios de classificação (cor, forma, natureza, tamanho, posição, quantidade, isolados ou combinados);
· emparelhamento de objetos por semelhanças, por equivalência de uso;
· conversas em grupos sobre gravuras, brinquedos e objetos, destacando-se suas características, utilidades e importância;
· leituras de histórias seguidas de debates sobre seu tema, e outras.
Marcadores: Cognição
COGNIÇÃO: ATIVIDADES PARA ESTIMULAR O RACIOCÍNIO
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:59
RACIOCÍNIO
Compreende-se, que raciocínio e pensamento estão intimamente relacionados. O raciocínio (formas de pensar), embora seja processo subjetivo, não visível, manifesta-se oralmente, por escrito ou através da mímica, evidenciando o modo como o pensamento se organiza.
· solucionando quebra-cabeças, tangram;
· identificando relações de igualdade, semelhanças e diferenças, entre objetos e situações;
· estabelecendo nexos históricos causais (usando-se, por exemplo, quadrinhos para história em suas sequencias lógicas);
· inventando histórias e jogos;
· criticando;
· tirando conclusões lógicas de enunciados inconclusos;
· analisando e sintetizando configurações gráficas ou contextuais, dentre outras.
Marcadores: Cognição
sexta-feira, agosto 31, 2012
COGNIÇÃO: JOGOS E BRINCADEIRAS PARA ESTIMULAR A ATENÇÃO
0 comentários Postado por Professora Carminha às 20:03ATENÇÃO
O desenvolvimento da atenção pressupõe atividades que se manifestam por força da motivação (motivo de ação) e que desperta o interesse dos alunos. Importante é o grau de complexidade das situações estimuladoras. Tanto as atividades muito simples como as complexas, podem ocasionar redução na capacidade de atenção que, por desinteresse ou ansiedade, tornam a atenção baixa e dispersa. Os jogos, em geral, costumam estimular a atenção alta e concentrada, em qualquer criança.
Recomenda-se, porém não se exceder nos jogos que estimulem o clima competitivo, gerador de ansiedade, particularmente quando se trata de alunos com dificuldades de aprendizagem.
***Sugestões de jogos e brincadeiras***
- Jogos: de peças, quebra-cabeça, completarem figuras, seqüência de cores, formas e tamanhos, de 7 erros, dominó, xadrez, vídeo-game...
- Brincadeiras: lenço atrás, dança das cadeiras, passa anel, bola-bobo...
- Atividades de relaxamento...
- Jogos e brincadeiras que envolvem equilíbrio, por exemplo:
NOMEAR CORES
PREPARAÇÃO: Alunos sentados em círculo. Cada um tendo uma caixinha de cor diferente.
DESENVOLVIMENTO: Cada criança deverá entrar no meio do círculo e dizer a cor da caixinha que possui. Após apresentação da cor, deverá empilhar as caixinhas no centro da roda, sem deixá-las cair.
CORRIDA DAS TARTARUGAS
PREPARAÇÃO: Crianças posicionadas como as tartarugas, com as mãos no chão, sem encostar os joelhos no chão.
DESENVOLVIMENTO: Ao sinal do professor, cada criança deverá percorrer o espaço designado contendo uma caixinha colorida nas costas (que será o casco), sem deixar cair. Quem chegar primeiro ao local de chegada será o vencedor.
Marcadores: Cognição, Equilíbrio
quarta-feira, agosto 22, 2012
Cognição é o ato ou ação de conhecer ou de adquirir conhecimentos.
Crianças com dificuldades nesta área costumam ser distraídas e vagarosas, com a abstração prejudicada e o pensamento lento e concreto.
São lentas para aprender e armazenar conhecimentos formais.
*PERCEPÇÃO VISUAL
*PERCEPÇÃO AUDITIVA
*PERCEPÇÃO GUSTATIVA
*PERCEPÇÃO OLFATIVA
*PERCEPÇÃO TÁTIL
*PERCEPÇÃO TEMPORAL
*MEMÓRIA AUDITIVA
*MEMÓRIA VISUAL
*MEMÓRIA VISOMOTORA
*ATENÇÃO
*RACIOCÍNIO
*CONCEITUAÇÃO
*LINGUAGEM
PERCEPÇÃO
É o ato de conhecer, interpretar e diferenciar os estímulos recebidos.
É o meio pelo qual a pessoa organiza e chega a entender os fenômenos que constantemente influem sobre ele.
MEMÓRIA
Memória é a capacidade de registrar, fixar e recordar estímulos visuais, auditivos e táteis.
Marcadores: Cognição
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)