domingo, julho 31, 2011
Você sabe o que é folclore?
Você sabe o que é folclore?
Pois, agora, eu vou falar.
Tem a ver com a cultura
E tudo o que é popular.
As comidas e as artes
As histórias pra contar
Remédios, simpatias
E os brinquedos e o brincar.
Tem coisas maravilhosas
Que nem dá pra acreditar.
Os doces deliciosos
E as cantigas de ninar.
Que riqueza nos juntaram
Como os mais belos presentes
Belos e tão preciosos
Trouxeram-nos os imigrantes
E os afrodescendentes.
Podemos viajar nas asas da imaginação
Muito veio das colônias e também da imigração.
View more presentations or Upload your own.
Paródia (Melodia - Asa Branca)
FOLCLORE
Você sabe o que é folclore?
Vou lhe dar a explicação:
É tudo aquilo que vem do povo.
E nasce livre no coração.
Tem a lenda da mãe d'água
Tem a história do Saci
Do curupira, vitória-régia
E do Caipora, jurupari.
Tem cantigas de criança
Tem modinha, tem lundus
Tem muito samba, baião e frevo
Cateretê e maracatu.
La, la, la, la, la....
Marcadores: Datas Comemorativas
terça-feira, julho 26, 2011
Marcadores: Datas Comemorativas
PAI E FILHO
(Marcelo - rap)
PAI QUERO SER IGUAL A VOCÊ
PAPAI AMIGÃO
(João Collares)
POR QUE VOCÊ NÃO BEIJOU SEU FILHO HOJE
(Bispo Crivera)
Clic Para baixar Música
Clique aqui para baixar
Clique aqui para baixar
MEU PAI
(Daniel)
Clique aqui para baixar
PAI - CANÇÃO DE NINAR
(...)
Clique aqui para baixar
PAPAI CAPITÃO
(...) Clique aqui para baixar
PARABÉNS AO PAPAI
(...) Clique aqui para baixar
Marcadores: Datas Comemorativas
DIA DOS PAIS - Modelos de atividades para imprimir
0 comentários Postado por Professora Carminha às 10:15ESCOLHA AS ATIVIDADES:
*ALFABETIZAÇÃO
*CRIATIVIDADE
*CARTÃOES
CLIC AQUI PARA FAZER SUA ESCOLHA DAS ATIVIDADES
DIA DO PAPAI
Gerusa Rodrigues Pinto
Hoje é teu dia
Vamos vestejar
Com muita alegria.
Um beijo vou lhe dar.
Meu paizinho amigo,
cheio de emoção,
Dou-lhe de presente
O meu coração.
Meu papai, meu papai,
Meu papai querido,
Você é, você é
O meu grande amigo.
(Melodia Jingle Bells)
Marcadores: Datas Comemorativas
sábado, julho 23, 2011
Desenvolvem: Percepção Auditiva e Visual,
Habilidades motoras, Socialização, Cooperação, Lateralidade;
Idade de 5 anos em
diante;
“Estes jogos são ótimos, pois, nos jogos
cooperativos existe um processo de interação social: os objetivos são comuns,
as ações são compartilhadas e os resultados divididos com todos. Isso faz com
que a criança perceba que para atingir um objetivo, depende da ação dos outros
membros do grupo, por isso ajudam-se mutuamente,
aumentando a produtividade.
Também, tem uma conotação
inclusiva, pois, a criança se coloca no lugar do outro, necessitando de ajuda,
bem como, fornecendo ajuda.
“Jogos,
ótimos, que proporcionam muita alegria e satisfação à criançada”.
CONDUZIR OS
AMIGOS* Materiais: 3 lenços ou vendas para os olhos e um ursinho de pelúcia;
* Fila de quatro alunos, os 3 primeiros alunos da fila, serão vendados os olhos;
* O último da fila irá criar um código para conduzir a fila até o urso de pelúcia, que estará escondido;
* O código pode ser um toque no ombro (no ombro esquerdo todos vão para a esquerda, ombro direito idem...), o código deverá ser passado da última criança até a primeira da fila.
Obs: os demais alunos assistem os colegas esperando a sua vez para jogar.
CHUTE NO ESCURO
* Materiais: 6 lenços ou vendas para os olhos e 1 bola;
* Formar 2 times de futebol sem goleiros, ou dividir a turma em 3 ou 4 times, com 6 jogadores em cada time;
* Os participantes do jogo formam pares, um ficará com os olhos vendados e será guiado pelo companheiro para que marque gols, os dois deverão andar sempre de mãos dadas;
* O gol só poderá ser marcado pelo aluno que estiver de olhos vendados, assim, a comunicação entre a dupla será muito importante;
Sala da Professora Carminha |
EU TENHO – jogo de sala de aula
# Formação cadeiras em círculo;
# Uma criança sem cadeira ficará no meio do círculo para iniciar o jogo. Ela falará o seu nome e alguma coisa que possui, por ex: “Eu me chamo Maria e tenho cabelo preto”.
# Todas as crianças que tem cabelo preto deverão trocar de lugar com um colega. A criança que está em pé deverá sentar em alguma cadeira vazia;
# A criança que ficou sem cadeira vai ao centro do círculo e reinicia o jogo;
Marcadores: Habilidades Motoras, Lateralidade, Percepção Auditiva, Percepção Visual, Socialização
Desenvolvem a Percepção Espacial e Temporal, Motricidade Ampla, Socialização e Cooperação;
DANÇA DAS ALMOFADAS
* Crianças de 3 a 5 anos de idade.
* Materiais: 5 ou 6 almofadas, som, CDs;
* Formação: um participante a mais que as almofadas;
* Posicionar as almofadas alinhadas, uma ou lado da outra;
* Ao som de uma música as crianças dançam ao redor das almofadas, quando a música parar todas as crianças deverão sentar-se sobre as almofadas. Quem ficar sem lugar, deverá sentar-se com um colega, compartilhando a mesma almofada;
* A cada rodada retirar uma almofada.
Obs: contar as almofadas, retirar uma e contar quantas ficaram.
Nesta brincadeira ninguém sai e todos se divertem.
Se sua turma tem muitos alunos divide em grupos para brincar, enquanto uns participam os outros assistem.
BALÃO AO AR
* Materiais: músicas de vários ritmos, balões cheios;
* Formar grupos de 4 alunos, cada grupo de posse de um balão cheio;
* As crianças devem jogar os balões entre os integrantes do grupo acompanhando o ritmo da música;
* Trocar a música constantemente para e observar a movimentação das crianças;
* Depois de brincar um pouco, colocar uma música lenta, propor aos grupos que fiquem o máximo que possam com o balão no ar, para marcar o tempo, as crianças deverão contar em voz alta a quantidade de vezes que os participantes tocam no balão.
segunda-feira, julho 11, 2011
MOVIMENTOS NATURAIS – Manipulativos
Formação:
Dispersos em um espaço previamente delimitado
(salão);
Desenvolvimento:
Cada participante receberá uma folha de jornal.
Realizar movimentos em grupos e individuais, seguindo a proposta verbal do
professor.
1. Caminhar
livremente no espaço com a folha aberta na palma da mão;
2. Caminhar
por todo o espaço com a folha no braço, elevando e abaixando o braço sem deixar
a folha cair, repetir com o outro braço;
3. Agora
no antebraço, repetindo a atividade anterior;
4. Equilibrar
a folha na cabeça andar, bem devagar;
5. Correr
com a folha no peito;
6. Caminhar
em quatro apoios, com a folha nas costas;
7. Com
a folha na coxa saltar num pé só, idem na outra coxa;
8. Equilibrar
a folha em um dos pés, idem com o outro;
9. Sacudir
a folha de jornal sem fazer ruídos, logo após produzir barulho sacudindo a
folha;
10.
Todos serão Super Heróis – transformar a folha em
capa e ‘voar’ pelo salão;
11.
Todos serão piratas – fazer uma luneta com o jornal
enrolado (canudo) – sair pela sala navegando e olhando através da luneta;
12.
Após realizar diferentes movimentos com a folha em
diversas partes do corpo, passar para a 2ª parte: amassar a folha de jornal,
transformando em uma bolinha;
13.
Jogar a bola de jornal para qualquer direção;
14.
Lançar para cima e pegá-la após uma palma, seguir
assim até 5 palmas;
15.
Bater na bola como se fosse uma peteca, uma batida
forte e uma devagar, fazer várias combinações;
16.
Lançar para cima, dar uma cabeçada e depois tornar a
pegar;
17.
Lançar para cima deixar bater no peito e depois
pegar; Idem com a coxa e o pé;
18.
Lançar para cima girar e pegar novamente; Idem,
sentado, deitado;
19.
Lançar para cima, sentar e levantar antes de pegar;
20.
Caminhar contornando a bola entre os membros
inferiores; Idem, na cintura, na cabeça;
21.
Em duplas trocar passes com o parceiro, ir afastando
do companheiro a cada passe;
22.
Ao sinal trocar de parceiro;
23.
Depois em trios, quartetos e grupos maiores;
24.
Após toda essa movimentação, em um passe de ‘mágica’
transformar o local em um grande banheiro, onde todos tomarão um gostoso
‘banho’.
Brincar de tomar banho:
- A bola será o sabonete;
- Relembrar todas as partes do corpo trabalhadas, na
hora do banho;
- Reforçar a importância dos cuidados com o nosso
corpo;
- Ao lavar as costas, o colega poderá ajudar a
esfregar;
- Após o banho, secar-se – abrir com cuidado a folha
de jornal que será a toalha.
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Esquema Corporal, Habilidades Motoras, Motricidade Ampla
domingo, julho 10, 2011
EU ENTREI NA RODA
OBJETIVOS: Trabalhar a socialização, atitude e o controle motor;
Formação em círculo de mãos dadas;
[Refrão]
{Ah! Eu entrei na roda
Para ver como se dança.} 4 passos p/frente
{Eu entrei na contra-dança
Eu não sei dançar.} 4 passos p/trás
Lá vai uma lá vão duas
{Lá vão três pela terceira
Lá vai indo meu benzinho} gira a roda
De vapor pra cachoeira.
[Refrão]
...
Todo mundo se admira
{Da macaca fazer renda
Eu já vi uma perua} gira a roda
Ser caixeira de uma venda.
[Refrão]
...
Sete e sete são quatorze
{Três vezes sete vinte e um
Tenho sete namorados} gira a roda
Mas não gosto de nenhum.
LÁ VEM O SEU NOÉ
OBJETIVOS: Trabalhar a expressão corporal socialização e criatividade.
* Ao entoar a canção fazer movimentos que combinem com a letra. Formar um batalhão
de animais comandados pelo Noé, que dará ordens como: de pé, pulando, abanando, coçando a cabeça, mão na cintura, braços erguidos, etc;
[Letra]
Lá vem o seu Noé
Comandando um batalhão
E o macaco vem sentado
Na corcunda do leão.
O gato faz miau, miau, miau
O cachorro faz au, au, au au au
O peru faz glu-glu
O carneiro faz me, me
E o galo garnisé
Faz que ré qué qué qué qué.
ANQUINHAS
OBJETIVOS: Desenvolver a atenção, afetividade e socialização;
Formação em círculo, com um participante no centro, que representa a Maria.
[Letra]
A moda das tais anquinhas
É uma moda muito engraçada
{Que pondo o joelho em terra Roda gira, Maria faz gestos
Faz a gente ficar pasmada.} de acordo com a música
{Maria sacode a saia Bater palmas
Maria levanta o braço Maria faz os gestos
Maria tem dó de mim e por fim ela abraça
Oh! Maria me dá um abraço!} um colega que a substituirá
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Criatividade, Habilidades Motoras, Motricidade Ampla, Socialização
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)