terça-feira, fevereiro 22, 2011
MOTRICIDADE FINA E AMPLA – Tema gerador: “O sapo”
0 comentários Postado por Professora Carminha às 13:16
Eu sugiro aos professores o trabalho com temas geradores, pois, foi através desta organização didática-pedagógica, que consegui obter participação de crianças com DI (deficiência intelectual) nas atividades propostas em sala de aula, este é um dos recursos que podemos utilizar para a inclusão.
Motricidade Fina
OBS: estas atividades eu realizei com a Pré-escola e com crianças da Classe Especial – Deficiência Intelectual.
* Material para confecção do SAPO
- 1 tubo de papel higiênico;
- Cola e tesoura;
- Tinta guache;
- Papel cartão da cor verde (pernas);
- Retalhos de EVA, nas cores: vermelho, branco, azul... (para fazer a boca e olhos);
- 1 retângulo de caixa de papelão, 10cm x 8cm (lagoa).
Veja como uma aula pode ser produtiva, criativa e dinâmica, porque ainda podemos entrar na sequência de outra atividade que é o teatro de fantoches, que serve muito bem pra trabalhar outras habilidades na criança como: Expressão verbal, motricidade fina, criatividade etc.(Ver a postagem anterior sobre dedoches).
Motricidade Ampla
1- BRINCADEIRAS COM BALÕES
v Formação – cada criança com um balão de cócoras;
v Desenvolvimento – como o sapo, saltitar tocando o balão com a cabeça, usar todo o local disponível para locomoção;
v Saltitar, assoprando o balão, que está no chão;
v Saltitar, tocando o balão com a mão direita, mão esquerda, com as duas mãos;
v Deixar as crianças criarem outras atividades.
2- CORRIDA DO SAPO
* Duas colunas;
* Ao sinal, o 1º de cada coluna se desloca (como um sapo) até sua ‘comidinha’-‘a mosca’ (pode ser representada por qualquer objetos), pegando-a, volta aos saltos; passa a ‘mosca’ (objeto) para outro colega da mesma coluna, este leva de volta, e assim por diante.
3- O PULO DO SAPO
Ø Em duplas, um atrás do outro;
Ø Um dos componentes fica de cócoras no chão, o outro, colocando as mãos sobre as costas do seu companheiro, efetua o salto por cima do colega, ficando também de cócoras para que o outro possa imitá-lo.
4- O SAPO SAI DA LAGOA
o Dispersos pela quadra, um aluno em cada círculo desenhado no chão, ficando, um aluno, sem círculo;
o Quando o orientador disser: “ O sapo sai da lagoa”, todos devem trocar de lugar, e o aluno que está sem ‘lagoa’ irá disputar uma delas entre seus colegas.
5- TRILHA DO SAPO
§ Distribuem-se quaisquer objetos (tampinhas, caixinhas...) pelo espaço da brincadeira;
§ Os participantes deslocam-se como o sapo de diferentes formas: andar, saltar pedras, ‘comer moscas’;
6- LUTA DOS SAPOS
- Em duplas, de costas um para o outro, ficam de cócoras e entrelaçados com o companheiro;
- Ao sinal dado, os jogadores tentarão forçar os adversários a sentar no chão.
7- RODA CANTADA – O sapo não lava o pé
“O sapo não lava o pé,
Não lava porque não quer,
Ele mora perto da lagoa,
Não lava o pé, não lava o pé,
Porque não quer”.
segunda-feira, fevereiro 21, 2011
ELEFANTE
COLORIDO
- Alunos
caminhando livremente;
-
Professora diz: “Elefante colorido”!
- Alunos
perguntam: “Que cor”?
- A cor
que a professora citar deve ser tocada
em
objetos, roupas ou coisas do ambiente.
ORQUESTRA
- Formação: em círculo, um dos alunos deve sair da roda, e ficar longe do grupo;
- Os colegas do círculo escolherão um maestro que regerá a orquestra – fará o gesto de toque de instrumentos e todos devem imitá-lo; trocar de instrumento seguidamente;
- O aluno que saiu, volta entra na roda e tenta descobrir o maestro, em 3 chances;
- Se não acertar na 3ª chance, paga prenda.
BANDIDO,
DETETIVE E VÍTIMA
**Formação: em círculo,
distribuir bilhetes (bandido, detetive e as vítimas - quantia de alunos); - o
orientador é o leitor para os alunos;
**O bandido deverá
assassinar as vítimas com uma piscada;
**A vítima quando
perceber que piscaram pra ela sai da roda;
**O detetive deverá
descobrir o bandido;
ELEFANTINHO
DIVERTIDO
1. Espalhados pelo pátio;
2. Um colega será o elefantinho, ele
diz: “Eu sou elefantinho divertido”.
3. Os colegas perguntam: “O que você
quer”?
4. Ele responde, por exemplo: “A
colega mais alta... baixa... magra...”
5. Os colegas indicam a criança que
tem a característica citada... Esta sai correndo para não ser pega pelo
elefantinho divertido; estipular uma raia para a criança se salvar.
Marcadores: Percepção Visual
sexta-feira, fevereiro 18, 2011
DESENVOLVER - ESQUEMA CORPORAL (tarefas na sala de aula)
0 comentários Postado por Professora Carminha às 16:53*Responder perguntas:
- professor elabora perguntas simples para as crianças responderem, utilizando-se do gesto da cabeça para responder (sim ou não);
Por exemplo:
- Balde anda?
- Passarinho voa?
- Cadeira fala?
- Cachorro corre?...
*Trabalhar dedos:
-A professora diz o nome de todos os dedos, os alunos repetem.
-Os alunos com as mãos apoiadas na classe, levantar os dedos de um a um e dizer o nome, enquanto um dedo levanta os outros permanecem imóveis na classe.
*Trabalhar olhos:
-Material: uma vareta com fitas de papel crepom coloridos;
-Alunos sentados, acompanham com os olhos, sem mexer a cabeça, a trajetória da vareta (reta, círculo, para cima, para baixo, esquerda/direita...)
*Trabalhar com canção:(fazer o que diz a canção)
Senta, levanta
E torna a sentar
Olhe pro lado
Outra vez levantar
Mão na cintura
Cabeça pro lado
Faz que vai
Mais não vai
Marcadores: Esquema Corporal
quinta-feira, fevereiro 17, 2011
Voltando às aulas, as professoras devem estar
preparadas para a recepção das crianças que são o centro das atenções, sendo
que algumas delas é a primeira vez que chegam a uma instituição escolar. E vale
lembrar que é preciso estar com atividades prontas para serem substituídas se
for necessário.
Desejo a todos um ótimo Ano Letivo de 2011.
Desejo a todos um ótimo Ano Letivo de 2011.
Modelos
de lembrancinhas - Volta às Aulas
DICAS
PARA INTEGRAR A TURMA
NA
VOLTA ÀS AULAS
Marcadores: Assuntos Complementares
quarta-feira, fevereiro 16, 2011
É da natureza da criança gostar de ouvir falar de Deus – Criador de todas as coisas - sendo notável a expressão de satisfação ao realizarem a oração, agradecimento ou pedido a Deus (Papai do Céu).
Ano passado, tive uma experiência profissional em uma Classe Especial. Sempre começo a aula com uma oração e, na classe especial não foi diferente. Então, todos os dias após a acolhida fazíamos à oração. Os meus alunos apresentam transtorno de fala e linguagem, decorrentes da deficiência intelectual, sendo que, alguns balbuciam e outros repetem as palavras que conhecem.
Para saber se o momento da oração era significativo para eles, escolhi um dia da semana e não realizei a oração (até o momento que houve manifestação), pois, passado um tempo da aula, depois do lanche dois alunos expressaram a vontade de fazer a oração, um deles falou: “Pode (profe) papai céu”!
A partir deste acontecimento, constatei que o momento da oração é muito importante em uma aula, e é significativo à criança.
*O nosso ritual para a oração é: em círculo, às vezes de mãos dadas ou formamos uma ‘capelinha’ com as mãos.
ORAÇÃO
Bom dia (boa tarde) Papaizinho do Céu
A aula já vai começar
Estamos juntinhos a estudar,
Abençoe a nossa escola
E nossa família também.
CANÇÃO - cantar fazendo gestos
As estrelinhas que brilham lá no céu
Brilham, brilham pra louvar a Deus.
Os cavalinhos corem lá no campo
Correm, correm pra louvar a Deus.
Os peixinhos que nadam na lagoa
Nadam, nadam pra louvar a Deus.
Os cabritinhos que sobem na montanha
Sobem, sobem pra louvar a Deus.
Os passarinhos que voam pelos ares
Voam, voam pra louvar a Deus.
Somos filhos de Deus, filhos de Deus.
Deus é nosso Pai e nosso criador.
Marcadores: Assuntos Complementares
quarta-feira, fevereiro 09, 2011
CANTIGAS:
O meu chapéu
O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu chapéu.
OBS: Cantar a canção
-a 1ª vez cantar normal;
-na 2ª vez onde fala ‘chapéu’ fazer somente o gesto;
-na 3 ª vez onde fala ‘chapéu’ e ‘três’ fazer só o gesto;
-na 4ª vez onde fala ‘chapéu’, ‘três’ e ‘pontas’ fazer somente o gesto.
Meu pintinho
Será que você sabe?
Será que você viu?
Um pintinho amarelinho
Que faz piupiu, piupiu.
OBS: Cantar:
*a 1ª vez normal;
*na 2ª vez “você” fazer o gesto;
*na 3ª vez “você e pintinho” fazer somente o gesto;
*na 4ª vez “você, pintinho e piu piu” fazer só o gesto.
O jipe do padre
Colamos com chicletes.
OBS: Cantar:
# 1ª vez normal;
# 2ª vez fazer o gesto do “jipe”-(gesto de dirigir);
# 3ª vez fazer o gesto do “jipe” e do “padre”;
# 4ª vez fazer o gesto do “jipe”, “padre” e “furo”-(som fuuuuu);
# 5ª vez fazer o gesto do “jipe”, “padre”, “furo”, "pneu"-(fazer o gesto de um círculo no ar) e “chiclete”-(mascar o chiclete e gesto de colar no pneu).
Marcadores: Memória Auditiva
terça-feira, fevereiro 08, 2011
A CRIANÇA E A FANTASIA
Professora Carminha
Através da fantasia e da brincadeira, as crianças exploram os grandes temas fundamentais e o espírito da época, histórias sobre o bem e o mal, amor, mágica e poder.
Exploram o “mal” com os monstros, bruxas e gigantes, e brincam com as forças do bem, da magia e da transformação através das fadas, das feiticeiras boazinhas e dos sábios. Também experimentam as classes sociais e o poder brincando de rei e rainha, príncipe e princesa, líderes famosos e ricos, explorado temas heroicos, como super-heróis, com figuras de ação e soldados de brinquedo.
Por isso, a criança vive em um universo cheio de fantasias prontas para serem criadas e recriadas de acordo com as suas necessidades.
Festa na sala de aula Fantasia |
Marcadores: Assuntos Complementares
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)