quinta-feira, fevereiro 19, 2015
Os
jogos constituem um espaço privilegiado para a aprendizagem e, quando bem
utilizados, ampliam possibilidades de compreensão através de experiências
significativas que se propõem. Seu caráter lúdico permite que inúmeras relações
de naturezas diversas sejam feitas quase incansavelmente, numa quantidade bem
maior do que com exercícios e propostas únicas e restritas. Porém o jogo
enquanto possível elemento pedagógico não é em si o transmissor de conhecimentos.
É preciso um projeto claro que integre o jogo às relações que os alunos
estabelecerão no ato de jogar frente aos desafios e ações mentais e materiais
que o aluno deverá fazer ao jogar. Nesta instância, o planejamento e a intenção
do professor são ações fundamentais para a promoção da aprendizagem. Além
disso, os jogos por seu caráter coletivo, permitem que os alunos troquem
informações, façam perguntas e explicitem suas ideias, estratégias e concepções
numéricas avançando em seu processo de aprendizagem.
JOGO: SETE COBRAS - adição
JOGO COBRA - numerais e adição
JOGO DOS PONTOS - estratégias e lógica
Marcadores: Matematicando
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