domingo, setembro 09, 2012
***Sugestões de atividades para estimular estas percepções***
##PERCEPÇÃO GUSTATIVA##
- Reconhecer sabores: doces, salgados, amargos, azedos, picantes...
PARA USO DO PALADAR:
De olhos fechados, as crianças provam alimentos com sabores diferentes, adivinhar o que estão comendo.
Ensine os nomes: doce, amargo, salgado, azedo, etc.
##PERCEPÇÃO OLFATIVA##
Pode ser estimulada com atividades que facilitem:
- Reconhecimento à discriminação de odores.
- Comparação de cheiros.
PARA USO DO OLFATO:
BRINCADEIRA – a criança de olhos fechados terá que identificar coisas pelo cheiro e dizer se são fitos de borracha, madeira, pano, etc.
##PERCEPÇÃO TÁTIL##
Desenvolver a sensibilidade das mãos e dedos.
- Trabalhar com manipulação de objetos explorando suas formas, tamanho diferentes, texturas (madeira, espuma, lixa, papel, tecido...) e temperaturas (quente, frio).
BRINCADEIRAS
TATEANDO MEU COLEGA
PREPARAÇÃO: Alunos sentados em seus respectivos lugares. Em destaque uma criança, com os olhos vendados.
DESENVOLVIMENTO: Ao sinal do professor, uma das crianças deverá posicionar-se na frente do colega que está com os olhos vendados. Esta, por sua vez, deverá tatear o colega e dizer quem é a criança que está à sua frente.
COBRA-CEGA
PREPARAÇÃO: Formar um grupo de crianças e colocar uma no meio do círculo, a qual irá se passar de cobra-cega. Pegar um lenço e vendar os olhos da criança.
DESENVOLVIMENTO: Iniciar a brincadeira cantando: - Cobra-cega de onde vem?
Esta deverá responder:
- Venho vindo de Belém.
- O que traz pra nós?
- Arroz....feijão...batata...(ou outra coisa).
A criança deverá sairá atordoada em busca de outra cobra-cega. Quando pegar alguém, esta passará a ocupar o seu lugar, sendo nomeada a cobra-cega.
OBSERVAÇÃO: A cobra-cega deverá descobrir qual o colega que ela está apalpando.
Marcadores: Cognição
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
ADOREI BJOSSSSSSSSSSSS SIMONE NUNES
NÃO SOU PROFESSORA MAS AMEII OS JOGOS FIZ NA MINHA SALA QUASE TODOS
QUAL A FAIXA ETÁRIA?
Essas atividades podem ser utilizadas desde o maternal aos 7 anos de preferência, mas caso haja necessidade em alguns alunos a cima de 7 anos, também podem ser usadas, e quase sempre existe essa necessidade(Educação Especial).
Na educação infantil
Todas
Postar um comentário
Sua opinião é importante!