quarta-feira, fevereiro 29, 2012
ATIVIDADES / BRINCADEIRAS / JOGOS
Além das atividades anteriores acrescentar:
- Utilizar-se de vários portadores de textos, ampliar o vocabulário dos alunos colocando nos mesmos palavras novas, mas dentro do contexto cultural.
- Dar para as crianças lerem histórias de fabulas, lendas, contos de fadas, etc. Depois, fazer a dramatização em grupos (reconto). Variação: criar um final diferente para a história.
- Sucateando – com sucatas trazidas para as crianças: - selecionar os materiais e fazer sequências do maior para o menor e vice-versa; - fazer agrupamentos pelas cores, formas, utilidades, características; - mostrar objetos iguais e diferentes, agrupar os iguais.
- Brincadeiras Simbólicas (faz-de-conta), desenvolvendo a imaginação. O professor organiza previamente caixas com vários objetos e roupas para as crianças as usarem em suas caracterizações.
- Incentivar através de gravuras e outras situações a criar pequenas frases, notícias, histórias (reconto).
- Estimular a comunicação verbal através de relatos de suas experiências pessoais e utilização de filminhos na TV-Sucata.
- Criar situações em que as crianças utilizem-se dos pronomes possessivos e demonstrativos.
- Estimular as crianças a trabalharem em duplas ou grupo.
- Confecção de álbuns com os alunos contendo gravuras ou desenho e escrita, por exemplo: animais, frutas, brinquedos, etc.
- Jogos em grupos – forca, caça-palavras, dominós, baralho – com letras do alfabeto, iniciais do nome, palavras conhecidas e numerais.
- Incentivar as crianças a criarem o seu próprio jogo e regras para os mesmos.
- Colocar na sala objetos de vários tamanhos, formas, texturas e instrumentos que produzem som, pedir para agruparem de acordo com as características comuns entre eles. Depois as crianças explicam o porquê da classificação.
- Proporcionar momentos de leitura para os alunos (professor leitor), por exemplo: Hora do Conto, Teatro de Fantoches com narrador, Leitura de Leite, filmes na TV-Sucata, etc.
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante!