quarta-feira, janeiro 05, 2011
ATIVIDADES
Preparação:
Um
ambiente amplo com colchonetes ou toalhas distribuídas pelo chão, uma para cada
participante.
Músicas
lentas ou sons da natureza.
É
importante que as crianças se sentem à vontade, relaxadas e descontraídas.
1)
EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO
Caminhar
lentamente, à vontade, de diferentes formas pela sala ao som da música.
Incentivar
os participantes para:
- Caminhar em diferentes planos: baixo, médio, alto;
- Caminhar tentando perceber tudo o que tem na sala (parar a atividade e descrever o que perceberam);
- Caminhar de olhos fechados, devagar, tentando não “atropelar” ninguém;
- Caminhar olhando para um colega, até que ele perceba. Quando isto acontecer, olhar para outro colega (não toque nesta atividade);
Obs:
Atividades feitas em silêncio, ouvindo o som da música e o som do deslocamento
dos participantes.
2)
DETETIVE
Livres
pela sala, cada um escolhe um colega para observar, sem o outro saber.
O
observado deve ser visto sempre de frente, pelo observador. Ao sinal da
professora, escolher outro colega para observar.
Ao sinal
de um apito, todos correndo deverão tocar na cintura do colega que observou.
3) BONECO
Em
duplas, um é o boneco e o outro é o dono do boneco.
O boneco
fica de pé o mais relaxado possível e o dono do boneco ‘explora’ todos os tipos
de movimentos possíveis de todas as partes do corpo do boneco. Ex: movimentos
dos braços, fazer o boneco sentar, deitar, quadrupedar, ajoelhar...
Após
alguns minutos o boneco troca de função com o dono.
4)ESPELHO
Dois a
dois, um de frente para o outro, começar colocando as mãos de um contra as do
outro, tocando-se.
Um conduz
(conforme combinação prévia) os movimentos, e o outro repete seguindo os
movimentos como se fosse um espelho.
Podem ser
realizados quaisquer movimento como flexões, inclinações, extensões em plano
alto, médio e baixo (trocar as funções entre si).
5)CONDUZIDO
Duplas,
um atrás do outro.
O colega
da frente fica de olhos fechado, bem relaxado. O colega de trás conduz o da
frente pelo ombro, para diferentes lugares da sala e em várias direções e
sentidos.
O da
frente deve relaxar e deixar-se levar, procurando perceber o movimento que o
colega deseja que ele faça.
6)SOLTURA
Em
duplas, um de frente para o outro.
Um dos
colegas flexiona o tronco, com as pernas afastadas, o mais relaxado possível.
O outro
colega começa a balançar partes do corpo do colega em posição de tronco
flexionado: balança o braço direito, esquerdo, mão, cabeça, tronco.
7)DESCOBERTA
Todos
deitados à vontade no chão da sala, olhos fechados.
Ao som de
música lenta, relaxar bem e começar a se movimentar devagarzinho da forma
escolhida (caminhando, rastejando, engatinhando...), na sala, sem abrir os
olhos.
Andar
pela sala e procurar identificar pelo toque quem vai encontrando.
8)ENTRAR
NA FIGURA
Duas
crianças escolhidas criam uma ‘figura’ com o corpo.
Uma
terceira criança passa por dentro da ‘figura’, por cima, se possível entra na
figura, colocando-se a ela (da forma criada por ela).
Uma 4ª
criança entra na figura, toca-a e se cola na mesma e assim por diante.
Esta
figura pode se movimentar, se modificar, sem as crianças se soltarem.
9)FIGURAS
GEOMÉTRICAS
Em
grupos, cada grupo forma com seu corpo, uma figura geométrica.
O
professor dá um sinal e diz triângulo-circulo, neste momento o grupo do
triângulo toma a forma do circulo dentro do circulo e depois volta a forma
original.
10)VIVENDO
O BEBÊ
Cada
participante deitado em posição de feto, dramatiza:
· A
criança ao nascer;
· Os
ensaios do rastejar, engatinhar;
· Os
ensaios do caminhar e do subir escadas, do corre...
12)MATERNIDADE
Dois a dois, um representa o bebê e o outro o pai ou a mãe.
Dramatizar situações de convívio na relação mãe/pai e criança: cuidados com
higiene, amamentação, sono do bebê...
Marcadores: Esquema Corporal
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
não era isso queria
Muito bom, mesmo. Obrigado
Gostei das atividades, muito legal as ideias, obrigada
Postar um comentário
Sua opinião é importante!