terça-feira, outubro 28, 2014



O que as crianças precisam aprender e desenvolver?

O eminente psicólogo Erik Erikson acreditava que as atitudes das crianças sobre si
mesmas e sobre o mundo à sua volta dependiam amplamente de como são tratadas
pelos adultos enquanto crescem.

 Confira nas postagens abaixo um resumo do que Erikson considerava mais necessário para as crianças, em suas famílias, em cada estágio do desenvolvimento.





CONFIANÇA BÁSICA



 Os bebês obtêm um senso de confiança básica quando as interações com os adultos são agradáveis e prazerosas.


 Os bebês precisam de pais calorosos, receptivos, previsíveis e sensíveis às suas necessidades.


Se eles precisam esperar regularmente um longo tempo para receberem conforto ou se são manuseados apressada e insensivelmente, é promovida a desconfiança em relação aos outros.

Psicólogo Erik Erikson


DESENVOLVER A AUTONOMIA – 1 a 3 anos



AUTONOMIA

 A confiança na capacidade para fazer escolhas e decisões são desenvolvidas enquanto as crianças exercitam as habilidades exploratórias de caminhar, de correr, de escalar e de manusear objetos.

 Os bebês que estão começando a andar e os jovens pré-escolares precisam de pais que lhes permitam escolhas, dentre uma variedade de atividades seguras.

Se as crianças são excessivamente restritas, sempre forçadas a fazer as coisas como seus pais desejam, ou se são submetidas a embaraço pelos erros enquanto fazem explorações, a autodúvida crescerá, ao invés da autoconfiança.
Psicólogo Erik Erikson


quinta-feira, outubro 23, 2014



INICIATIVA



Os pré-escolares aprendem sobre si mesmos e suas culturas por meio de jogos de faz-de-conta; à medida que encenam diferentes papéis, começam a pensar sobre o tipo de pessoa que desejam tornar-se.


 Os pais que apoiam o senso emergente de finalidade e direção das crianças nesse estágio ajudam os filhos a desenvolverem iniciativa, ambição e responsabilidade social. 

Se os pais são demasiadamente controladores ou exigentes, as crianças podem tornar-se culpadas e reprimidas.

Psicólogo Erik Erikson



PRODUTIVIDADE

Durante os anos escolares, as crianças desenvolvem suas capacidades para o trabalho produtivo, aprendem a trabalhar cooperativamente com os outros e descobrem um senso de orgulho por fazer bem as coisas. 


As crianças em idade escolar precisam de pais que encorajem seu senso de competência e domínio, dando-lhes responsabilidades e oportunidades para usarem suas habilidades

e conhecimento.


 As pessoas jovens que não possuem tal encorajamento podem desenvolver um senso de inferioridade e crer que jamais serão boas em coisa alguma.


 Psicólogo Erik Erikson


;;