sexta-feira, junho 13, 2014

ATAR O LENÇO DO CAIPIRA – Jogo de Estafeta



 Atar o lenço do Caipira

Desenvolve: agilidade, coordenação motora fina/ampla e orientação espacial.


** Uma cadeira e um lenço colorido para cada equipe. Como para o "Revezamento simples em coluna". ** Sobre a linha de retorno e bem em frente a cada equipe, coloca-se uma cadeira, à qual se amarra, com um lado frouxo, uma fita.
** Devendo cada jogador ir até a cadeira, desatar o laço (ou atá-lo, conforme o caso), deixando a fita sobra o assento, antes de voltar para bater na mão do seguinte. A fita é hora atada ou desatada pelos componentes de cada equipe.
**Constituem faltas, que acarretam a partida, perda de um ponto, além das indicadas pelo revezamento simples: deixar de atar (ou desatar) a fita; dar um laço que não se mantenha firme, até o jogador seguinte chegar à cadeira.
Variação:
* A fita, depois de desamarrada, não é deixada na cadeira, mas trazida na mão e entregue ao jogador seguinte.
* Atrás de cada partido e a 3 m do último jogador, fica outra cadeira. Cada criança corre para o lugar onde a fita está amarrada, desata-a e leva-a para o lado oposto, deixando-a presa em outra cadeira.
* Em variante encontrada no Coréia, cada criança tem uma flor de papel, com barbantes dos lados. Ao chegar a sua vez, amarra a flor numa estaca, a qual, findo o jogo, está coberta de flores.


0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!