8 de jan de 2014

VOLTA ÀS AULAS – JOGOS COOPERATIVOS



 Faça seu aluno feliz com jogos e brincadeiras!

Ótimas sugestões de jogos e brincadeiras que desenvolvem:

Coordenação Motora Ampla / Motricidade Ampla  

Equilíbrio

Percepção Espacial / Orientação Espacial




TARTARUGA GIGANTE


          Crianças pequenas, até 7 anos, também têm vez nos jogos cooperativos.
**Objetivo do Jogo: Mover a tartaruga gigante em uma direção.
**Propósito
: Brincar cooperativamente, compartilhando os valores da alegria pela brincadeira, da simplicidade, da parceria e da união para caminhar juntos.

**Recursos: Um tapete grande ou algo como uma folha de papelão, um colchão, um cobertor ou outro material apropriado.

**Número de participantes: Mínimo de 3, máximo de 8 por tapete.

**Duração: Crianças nessa faixa etária adoram repetir e repetir o jogo. Quando elas não quiserem mais continuar o jogo acabará por si só.

**Descrição: O grupo de crianças engatinha sob a "casca da tartaruga" e tentam fazer a tartaruga se mover em uma direção.
**Dicas: No começo as crianças podem se mover para diferentes direções e pode demandar algum tempo até que elas perceberem que têm que trabalhar juntas para a tartaruga se mover. Mas não desista. Repita outras vezes, em outros dias e, se necessário, faça um "ensaio" com elas sem estarem carregando a casca.
**Um desafio maior pode ser ultrapassar "montanhas" (um banco) ou percorrer um caminho com obstáculos sem perder a casca.


DUAS ILHAS



***Marcar no chão o contorno de duas áreas que irão representar duas ilhas ou dispor dois tapetes no chão, distanciadas de uns 3 metros.

***Dividir os participante por estas duas áreas.

***A cada grupo atribui-se uma tábua ou cartão de cerca de 25 cm de largura por um metro e meio de comprimento (folha de jornal cortada ao meio).

***Explica-se aos jogadores que em cada uma das ilhas há só um determinado tipo de alimento e que os seus habitantes estão saturados de comer sempre o mesmo, por isso querem trocar de ilha. Porém, não existe nenhuma ponte ligando as duas ilhas e elas são demasiado distantes para se nadar de uma para a outra.

***Pede-se aos jogadores para se deslocarem todos da ilha onde estão para a outra, usando as tábuas (folhas de jornal) como pontes, sem caírem na "água".

***Se alguém cai na "água" terá de voltar ao ponto de partida.

*** VARIAÇÃO: dar uma corda aos jogadores e pedir que encontrem outras estratégias para resolver a situação.

***Criar uma terceira ilha a cerca de 5 metros de distância da anterior. Repetir o jogo.


ATRAVESSAR A PONTE



## Dispor de uma tábua de 25 cm de largura e alguns metros de comprimento, disposta a alguns centímetros do chão (utilize tijolos para apoiar a tábua).

## Distribuir os jogadores, de pé sobre a tábua, o número de jogadores depende do comprimento da tábua.

## Dividi-los, metade para cada lado da tábua, distribuir bonés ou uma fita colorida que os diferencie em dois grupos: os da metade direita e os da metade esquerda da ponte.

## Pedir para que, sem pôr o pé no chão, os jogadores se desloquem sobre a ponte de modo a que, os que estão na metade esquerda passem a ocupar a metade direita e vice-versa.

0 comentários:

Postar um comentário