quarta-feira, fevereiro 29, 2012

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA 1º Ano (6 a 7 anos)


ATIVIDADES / BRINCADEIRAS / JOGOS
Além das atividades anteriores acrescentar:

  1. Utilizar-se de vários portadores de textos, ampliar o vocabulário dos alunos colocando nos mesmos palavras novas, mas dentro do contexto cultural.
  2. Dar para as crianças lerem histórias de fabulas, lendas, contos de fadas, etc. Depois, fazer a dramatização em grupos (reconto). Variação: criar um final diferente para a história.
  3. Sucateando – com sucatas trazidas para as crianças: - selecionar os materiais e fazer sequências do maior para o menor e vice-versa; - fazer agrupamentos pelas cores, formas, utilidades, características; - mostrar objetos iguais e diferentes, agrupar os iguais.
  4. Brincadeiras Simbólicas (faz-de-conta), desenvolvendo a imaginação. O professor organiza previamente caixas com vários objetos e roupas para as crianças as usarem em suas caracterizações.
  5. Incentivar através de gravuras e outras situações a criar pequenas frases, notícias, histórias (reconto).
  6. Estimular a comunicação verbal através de relatos de suas experiências pessoais e utilização de filminhos na TV-Sucata.
  7. Criar situações em que as crianças utilizem-se dos pronomes possessivos e demonstrativos.
  8. Estimular as crianças a trabalharem em duplas ou grupo.
  9. Confecção de álbuns com os alunos contendo gravuras ou desenho e escrita, por exemplo: animais, frutas, brinquedos, etc.
  10. Jogos em grupos – forca, caça-palavras, dominós, baralho – com letras do alfabeto, iniciais do nome, palavras conhecidas e numerais.
  11. Incentivar as crianças a criarem o seu próprio jogo e regras para os mesmos.
  12. Colocar na sala objetos de vários tamanhos, formas, texturas e instrumentos que produzem som, pedir para agruparem de acordo com as características comuns entre eles. Depois as crianças explicam o porquê da classificação.
  13. Proporcionar momentos de leitura para os alunos (professor leitor), por exemplo: Hora do Conto, Teatro de Fantoches com narrador, Leitura de Leite, filmes na TV-Sucata, etc.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!