domingo, maio 08, 2011



A brincadeira “IMITAR FIGURAS”, foi ampliada e desenvolvida pela Professora Carminha no dia 05/05/2011, com a turma do 1º Ano.
Observou-se que as crianças se divertiram muito. Pois, a brincadeira proporcionou espaço para o movimento e principalmente para o agir coletivo. Foi visível no olhar das crianças a alegria e satisfação em brincar.
Um olhar pedagógico da professora, observou-se que a turma é unida e argumentam para solucionar as situações problemas que a brincadeira “O viajante e as estátuas” proporcionou.
É muito importante a visão pedagógica do professor/recreador quando realiza uma atividade, jogo ou brincadeira com seus alunos, bem como, o registro das observações, pois, através dessas atividades o professor terá um diagnóstico de como está sua turma em termos afetivo, cognitivo e o desenvolvimento motor.
IMITAR FIGURAS II
Materiais: figuras de pessoas em movimento coladas em cartão (quantidade maior que o nº de alunos), um apito – brincar em espaço amplo (quadra ou gramado).
Brincar:
* O professor/recreador distribui pelo espaço as figuras, de modo a ficarem umas longe das outras, em forma de círculo.
* Os alunos dispersos no meio do espaço marcado pelas figuras seguem ordens do recreador, por exemplo:
Exemplos e crianças brincando

- ‘correr com as mãos na cabeça’;
- ‘pular com os pés juntos’;
- ‘andar com uma mão na cintura e a outra na cabeça’;
- ‘andar em 4 apoios’;
- andar de cócoras e mãos para cima’;
- ‘pular num pé só de olhos fechados’;
Obas: o recreador usa de sua criatividade para criar outras ordens;
* A criança executa uma ordem de cada vez, quando ouvir o som do apito se dirige a uma figura e virá estátua até o recreador dar nova ordem e assim por diante.
O VIAJANTE E AS ESTÁTUAS
# Alunos dispersos pelo pátio, o recreador apita e grita um nº ex: 3 (trio), as crianças deverão se reunir em grupo de 3 alunos (foi bem legal a discussão, quando sobrou um aluno sozinho, e como eles solucionaram a situação);
# O recreador passa com os cartões de figuras voltados para baixo, para cada grupo sortear a sua figura, que irão imitar;
# logo após o recreador sai ‘viajar’ e passa pelos grupos ‘bate’ na ‘porta’, os alunos do grupo perguntam:
-“quem é?”
-“Sou um viajante”. (recreador)
-“O que você quer”? (alunos)
-“Estátuas”. (recreador)
# Todos os alunos do grupo viram estátuas (imitam a figura que está no chão); o recreador aplaude as estátuas e vai para outro grupo.
# Depois de todos os grupos participarem as crianças se dispersam, o recreador ápita e diz outro nº , as crianças formam outros grupos, e assim continua a brincadeira.

VARIAÇÃO: 1 aluno poderá ser o viajante ou um  grupo....

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!