sexta-feira, junho 09, 2017
Jogos e Exercícios Sensório-motor
2. Correr:
*rolando uma bola;.
*chutando uma pedrinha ou um saquinho de areia;
*num pé só (como um saci);
****Parar bruscamente, a um sinal combinado.
*Seguindo ritmo marcado por tambor, palmas etc;
*sobre uma linha traçada no chão;
*pisando sobre formas desenhadas no chão com giz
(círculos etc.);
*desviando de obstáculos colocados no chão;
*em duplas de mãos dadas com o colega;
*ao lado do colega, sem lhe dar as mãos;
*estando atrás do colega, sem no entanto tocá-lo;
*em duplas ou trios, um atrás do outro, segurando no
ombro do colega que está à sua frente.
*Corrida dos patos: correr de cócoras, com as mãos
sobre o joelho e os braços flexionados, como se Corrida de gigantes: correr na
ponta dos pés, com os braços levantados.
*Corrida do pé à frente: colocar um pé à frente do
outro, o mais depressa possível.
*Corrida do transporte: correr em duplas, segurando o
mesmo objeto (um banquinho, um balde, etc.).
*Corrida do copo: correr, segurando um copo de
plástico que contenha um pouco de água, procurando não derramá-la.
Marcadores: Coord. Motora Ampla
segunda-feira, junho 05, 2017
Jogos ótimos para o Maternal e Anos Iniciais I
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:17
Jogos e Exercícios Sensório-motor
** São
atividades com valor exploratório, pois são realizadas para explorar e
exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadencia e seu
desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir.
1
. Andar:
*livremente, batendo palmas.
*de costas.
*com as mãos na cabeça ou na cintura.
*na ponta dos pés.
*encostando um pé à frente do outro.
*sobre diferentes tipos de linha traçados no chão:
reta, curva etc.
*seguindo o contorno de figuras geométricas traçadas
no chão com giz (quadrado, triângulo, círculo etc.).
*com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no
chão.
*procurando seguir determinado ritmo, que poderá
variar do mais lento ao mais rápido (utilizar recursos como palmas, batidas de
pé, coquinho etc., para marcar o ritmo).
*aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo um
estímulo auditivo (uma música, por exemplo); cessando o estímulo, as duplas ou
trios param. Repetir várias vezes.
Marcadores: Coord. Motora Ampla
sexta-feira, junho 02, 2017
ATIVIDADE DE COORDENAÇÃO FINA:
Cortar; colar; traçar; colorir; modelar; enviar
contas; alinhavar.
ATIVIDADES DE AUTO-AJUDA:
Abotoar e desabotoar blusões e casacos;
Amarrar e desamarrar os cordões do sapato;
Abrir e fechar zipers;
Usar ferramenta simples;
Carregar objetos;
Passar líquidos de uma vasilhame para outra.
COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA
Além de todas as atividades de Educação Física
realizada pela professora da área (atletismo, todas as modalidades de
esportes). O professor da classe pode fazer brincadeiras de roda,
esconde-esconde, bolas. Equipamentos simples para exercícios de grandes
músculos – trepa-trepa, material para equilíbrio.
"Uma simples palavra de amor,
uma palavra de confiança
e elogio leva a criança a melhorar."
(Masaharu Taniguchi)
Marcadores: Educação Especial
quinta-feira, junho 01, 2017
RELAÇÃO
ESPACIAL
** É a habilidade do observador perceber a posição
de dois ou mais objetos em relação a si mesmo e em relação ao objeto. Exemplo:
enfiar contas - posição conta, linha e suas diferenças.
Letras: p.b / p.q / Números: 6.9...
ATIVIDADES de Relação Espacial:
Atividades de relação corpo-objeto;
** Subir em cadeira;
** Pular sobre blocos
** Engatinhar embaixo da mesa;
** Caminhar ao redor da mesa, etc.
Direcionalidade:é
necessário estabilizar a orientação de direita e esquerda (Bricadeira) para perceber
a posição no espaço e a relação espacial, corretamente.
Diferenciar a posição dos objetos-esquerda e
direita, em relação a outra criança.
Link para desenvolver a Relação Espacial:
![]() | |||
Turma da Profª Carminha |
Modelo de Atividades
RELAÇÃO ESPACIAL
CLIQUE NO LINK
Percepção Espacial - LETRAS
Marcadores: Educação Especial
sábado, maio 27, 2017
POSIÇÃO
NO ESPAÇO
**Pode ser definida como percepção da relação no
espaço de um objeto em relação ao observador.
ATIVIDADES de Posição no Espaço:
Os exercícios para imagem corporal, conceito
corporal e esquema corporal bem como as sugestões abaixo contribuem para o
desenvolvimento da percepção no espaço e Relação Espacial.
Atividades de relação corpo-objeto, subir em
cadeira, pular sobre blocos, engatinhar embaixo da mesa, caminhar ao redor da
mesa, etc.
Direcionalidade:
é
necessário estabilizar a orientação de direita e esquerda para perceber
a posição no espaço e a relação espacial, corretamente.
Diferenciar a posição dos objetos-esquerda e
direita, em relação a outra criança.
Marcadores: Educação Especial
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)