quarta-feira, janeiro 19, 2011
DESAPARECEU
ALGUÉM
Os alunos sentam-se em círculo, 2 colegas saem da sala. Um dos colegas que
ficou na sala se esconde atrás de algum móvel. Chamar os dois que saíram da
sala, eles terão que notar que alguém desapareceu, quem primeiro acertar o nome
do desaparecido ganha 1 ponto. O aluno que não acertou torna a sair com o que
estava escondido. Durante este tempo, os outros trocam de lugar e um outro se
esconde e o jogo recomeça.
JOGO
DOS ABJETOS COBERTOS
Colocar no chão, diversos objetos (bola de gude, cubos coloridos, pedrinhas,
tampinhas, pecinhas de jogos...), devidamente cobertos por uma toalha.
Descobrir o conjunto durante um minuto, depois cobri-lo novamente e os alunos
terão cinco minutos para organizar a lista de objetos que viram, poderá ser por
escrito ou oral. Cada observação certa vale 2 pontos.
DESENHO
CEGO
Alunos divididos em duas equipes, dividir o quadro verde em dois. Solicitar um
aluno de cada equipe de olhos vendados, faça um traço do desenho de uma casa ou
outros quaisquer, após, estes alunos retiram a venda e passam-na para outro
colega da equipe, que visualizará o traço feito, colocará a venda nos
olhos e dará continuidade ao desenho. Vence a equipe que melhor representar o
desenho.
CONCURSO
DE DESENHO
Divide-se a turma em duas equipes ou em quantas forem as colunas de carteiras.
Dividir o quadro verde em tantas partes iguais a quantas forem as equipes. Os
alunos de cada equipe, ao sinal dado pelo professor (palmas ou já) correm ao
quadro, com giz na mão, no local destinado a sua equipe, inicia um desenho de
um tema escolhido pelo professor, até ouvir o sinal de cessar. Volta ao seu
lugar e entre o giz ao seguinte que deverá prosseguir. Vencerá a equipe que no
final do desenho a turma achar mais bonito. O julgamento pode ser feito por
voto.
Marcadores: Memória Visual
terça-feira, janeiro 18, 2011
VAI
ACHAR
* Crianças em
círculo;
* Uma
criança escolhida aponta para um colega e lhe diz: “Sua amiga está usando uma
fita no cabelo, sandália rosa, trá-lá-lá.”
* Com está
descrição o colega escolhido deverá encontrar sua colega;
* Outro colega
continua a brincadeira, dizendo as características de outro colega.
CORRIDA
DE SAPATOS
- Dividir a
turma em dois grupos, em fila um ao lado do outro, separar o grupo por uma
corda;
- Todos os
componentes tiram seus calçados, que são enfileirados a uns 10m de distância;
- Ao sinal do
orientador, todos os competidores saem pulando num pé só, ao encontra seu par
de sapatos e calçá-los, volta pulando até o lugar de seu grupo;
- Cada aluno
que voltar ao ponto de partida, sem troca de calçado, marcará um ponto para o
seu grupo.
BERLINDA
·
Uma criança fica afastada dos colegas, em lugar chamado BERLINDA;
·
Outro colega escolhido pergunta a três colegas do grupo;
_ Por que a
‘fulana’ está na BERLINDA? (as colegas deverão citar detalhes sobre a colega
que está na BERLINDA).
EX: _ Porque
está de sapato.
_ Porque está tem uma blusa rosa.
_ Porque está usando brincos.
·
Concluído os depoimentos, chamar a colega da BERLINDA e relatar todas as
coisas que disseram sobre ela;
·
A colega que estava na BERLINDA escolhe a resposta que lhe agrada e diz:
_ Vai para
BERLINDA aquela que falou que estou de sapato.
* Este é o
aluno que vai para a BERLINDA.
Marcadores: Percepção Visual
segunda-feira, janeiro 17, 2011
CÃES E GATOS
- Dividir a turma em 2 grupos,
separados a 2m um grupo do outro, em posição de quatro apoios;- Um grupo será os ‘gatos’ e o outro os ‘cães’;
- Ao sinal do professor: ‘cães’, estes perseguem os ‘gatos’; se o contrario diz ‘gatos’ estes que perseguem.
OBS: quem for tocado pelo do outro grupo passa a ser do grupo e pega os outros.
O ASTRONALTA DISTRAIDO
* Riscar círculos no chão, de modo
que fique um participante sem círculo. * Quando o orientador gritar ‘ESTRELAS’, os participantes devem correr para ocupar um círculo;
* O que não conseguir um círculo será o que gritará, “UNIVERSO”, todos os participantes saem correr pelo pátio.
* Ao sinal ‘ESTRELAS’, todos voltam para os círculos.
ARREBATA O BALÃO
- Um aluno com um balão, cheio,
preso no cinto;- Ao sinal do professor, os colegas o perseguem para tirar-lhe o balão;
- Quem conseguir pegar o balão, prende-o no cinto e continua a brincadeira.
LENÇO ATRÁS
* Sentados em círculo, um colega do
lado de fora do círculo segurando um lenço;* O aluno de posse do lenço anda em volta do círculo e deixa cair o lenço atrás de um colega, este sai correndo atrás dele, que deverá ocupar o lugar vago;
* O aluno de posse do lenço continua a brincadeira.
PARA VER MAIS ATIVIDADES CLIQUE NOS LINKS ABAIXO
Atividades (parte 2)
Atividades (parte 3)
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Motricidade Ampla
domingo, janeiro 16, 2011
A INFÂNCIA E AS BRINCADEIRAS
Professora Carminha
A criatividade e a brincadeira são essenciais para o desenvolvimento humano, sendo atividades naturais nas quais as crianças se envolvem espontaneamente. E através da criatividade e da brincadeira, viajam em reinos arquétipos e místicos, experimentando novos papéis, relacionamentos e estruturas sociais, além de se envolverem em diálogos simbólicos com as tendências e movimentos da história. Assim, tornando a vida um mistério a ser apreciado.
Durante os primeiros anos, as crianças se envolvem na “brincadeira da incorporação”, explorando seus sentidos, fazendo sons, ritmos, marcas e movimentos, começando a imitar e se relacionar com brinquedos e objetos à sua volta e criando história. Uma vez que estão desenvolvendo habilidades de interagir simbolicamente e começar a entender o seu meio, sendo comum a criança se apegar a um determinado brinquedo, cobertor ou paninho, significando um símbolo de segurança, amor ou amizade.
Constata-se, portanto, que através da brincadeira, a criança aprende, cresce e se desenvolve.
Filme na TV-sucata |
Marcadores: Assuntos Complementares
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)