segunda-feira, outubro 04, 2010
HABILIDADE: Desenvolvimento da linguagem verbal, gestual e gráfica.
O professor deverá contar e ler muitas histórias e as crianças
participarem EX:
**Contar mostrando as ilustrações
com a participação de comentários pelos alunos;
**As crianças fazem sons, movimentos dos
elementos que a história oferece, dramatizam cenas;
**A criança desenha,
modela a parte que mais achou significativa da história;
**Máscaras: é uma atividade que ajuda a
desinibir crianças tímidas; (fantoches, bonecos de varas);
**Livros, gravuras para as
crianças inventarem histórias;
**Execução de canções
e poesias;
Hora do Conto;
TV – SUCATA: televisão
confeccionada de caixa de papelão, alunos contam o filminho para os colegas.
Essa é uma atividade que os alunos adoram expressar a imaginação, cada um a sua
maneira. No final tem aplausos. É sempre muito divertido todas as vezes que
utilizamos a TV-SUCATA.
Marcadores: Criatividade, Linguagem verbal
DESENVOLVER A LINGUAGEM VERBAL - mais atividades
0 comentários Postado por Professora Carminha às 19:44
Ø
Atividade com o corpo: representar coisas, pessoas, animais - (usando todo o
corpo ou partes).
Ø
Dramatizar: “Eu sou o Sol”. – tronco é o foco de luz e calor; cabeça, pernas e
braços são raios (movimentar se).
Ø
Representar (determinado estado de espírito): bêbado alegre, pessoa forte com
pressa, soldados furiosos, gato com medo... Andar carregando, puxando,
empurrando algo. Arrastar um companheiro ao subir.
Ø
Dramatizar (modo de sentar) lugar confortável ou não: sofá, banco, cadeira,
cavalo, ônibus, trem...
Ø
Personagens se movendo: cachorro que persegue gato; cego que procura atravessar
a rua; etc.
Ø
Mímica: sentir o peso ou a leveza de um objeto; enrolar algo, lançar o laço,
bater clara de ovos.
Ø
Especificar o gesto de: tomar água, vinagre, chimarrão... comer pão,
churrasco...
Ø
Dramatizar sensações: frio, calor, dor, coceira, sono, sede, fome, cansaço... Sensações
psíquicas: alegria, pena, tristeza, raiva, solidão...
Ø
Indicar uma sensação com partes do corpo: mãos alegres, calmas, nervosas,
bravas...
Ø
Improvisações dramáticas individuais ou coletivas – dramatizar cenas
espontâneas.
![]() |
Dramatizações |
Marcadores: Linguagem verbal
sábado, setembro 25, 2010
- Verificar a ordem dos acontecimentos: ontem, hoje, amanhã, antes, depois, agora, cedo, tarde;
- Perceber que os sons se sucedem no tempo, com intervalos regulares: marchas, palmas regulares rimadas;
- Identificar e numerar a sequência lógica de histórias na forma de gravuras e baralho;
- Ordenar uma série de gravuras, observando a sequência de uma história;
- Confeccionar um calendário semanal, a cada dia que passar riscar a data;
- Desenhar, traçando um paralelo entre o verão e inverno, o dia e a noite;
- Comparar as idades de todas as crianças da sala;
- Desenvolver a noção de velocidade: marcha lenta ou acelerada;
- Andar, ultrapassando obstáculos (intervalos);
![]() |
Cartaz do Dia |
Marcadores: Percepção Temporal
sexta-feira, setembro 24, 2010
* Relacionar algo
que está: em cima, atrás, à frente, em baixo, dentro, fora, longe, à direita, a
esquerda, ao lado, entre, etc.
* Distância: longe, perto, aqui, ali, lá, etc.
* Posição: deitado, sentado, de lado, etc.
* Correr livremente e ocupar todo o espaço do pátio - (espaço amplo).
* Correr, andar, pular num espaço determinado - (espaço restrito).
* Andar em passos largos, rápido para frente, para trás, para o lado.
* Arremessar saquinhos de areia para longe, perto, para trás, para frente, para cima e para o lado.
* Olhar tão longe quanto possível.
* Perceber diferentes posições do corpo: deitado, sentado, em pé, de joelhos, de cócoras.
* Correr ora para longe do objeto, ora para perto.
* Distância: longe, perto, aqui, ali, lá, etc.
* Posição: deitado, sentado, de lado, etc.
* Correr livremente e ocupar todo o espaço do pátio - (espaço amplo).
* Correr, andar, pular num espaço determinado - (espaço restrito).
* Andar em passos largos, rápido para frente, para trás, para o lado.
* Arremessar saquinhos de areia para longe, perto, para trás, para frente, para cima e para o lado.
* Olhar tão longe quanto possível.
* Perceber diferentes posições do corpo: deitado, sentado, em pé, de joelhos, de cócoras.
* Correr ora para longe do objeto, ora para perto.
![]() |
Brincando na Sala |
Marcadores: Percepção Espacial
domingo, setembro 12, 2010
- Perceber através das mãos e dos pés que a natureza e os objetos possuem:
a) diferentes texturas: liso, áspero, macio, etc;
b) diferentes consistências: duro, mole;
c) diferentes unidades: úmido, molhado e seco;
d) diferentes temperaturas: quentes, morno, frio, gelado...
e) diferentes pesos: leve, pesado;
- Sentir através do teto diferentes partes do corpo;
- Colecionar objetos da natureza e classificar quanto à forma e aspereza;
- Vendar os olhos e apalpar vários objetos tentando identificá-los;
Marcadores: Percepção Tátil
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)