quinta-feira, outubro 23, 2014
INICIATIVA
Os pré-escolares aprendem sobre
si mesmos e suas culturas por meio de jogos de faz-de-conta; à medida que
encenam diferentes papéis, começam a pensar sobre o tipo de pessoa que desejam
tornar-se.
Os pais que apoiam o senso emergente de
finalidade e direção das crianças nesse estágio ajudam os filhos a desenvolverem
iniciativa, ambição e responsabilidade social.
Se os pais são demasiadamente controladores
ou exigentes, as crianças podem tornar-se culpadas e reprimidas.
Psicólogo
Erik Erikson
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
DESENVOLVER A PRODUTIVIDADE – 6 anos até a puberdade
0 comentários Postado por Professora Carminha às 12:24
PRODUTIVIDADE
Durante os anos escolares, as
crianças desenvolvem suas capacidades para o trabalho produtivo, aprendem a
trabalhar cooperativamente com os outros e descobrem um senso de orgulho por
fazer bem as coisas.
As crianças em idade escolar
precisam de pais que encorajem seu senso de competência e domínio, dando-lhes responsabilidades
e oportunidades para usarem suas habilidades
e conhecimento.
As pessoas jovens que não possuem tal
encorajamento podem desenvolver um senso de inferioridade e crer que jamais
serão boas em coisa alguma.
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
IDENTIDADE
Os adolescentes integram o que ganharam nos
estágios anteriores em um senso duradouro de identidade; desenvolvem um
entendimento de seu lugar na sociedade e formam expectativas para o futuro.
Eles necessitam de respeito por sua
independência emergente. As crianças que não tiveram suas necessidades satisfeitas
neste e em estágios anteriores tendem a sentir-se confusas sobre quem são e onde
desejam chegar.
Psicólogo
Erik Erikson
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
quarta-feira, setembro 24, 2014
Professor aproveite o seu dia e faça o Teste do F I B
(Felicidade Interna Bruta) - seja sincero ao responder as questões e você saberá como anda a sua vida (FELICIDADE).
Marcadores: Datas Comemorativas
sábado, junho 14, 2014
BUSCA-PÉ
*** As crianças ficam em círculo e uma é escolhida para permanecer no centro, segurando uma corda (cordel) em cuja extremidade prende-se um peso (saquinho de areia) que será o busca-pé. Ao início do jogo, a criança do centro deve girar a corda junto aos pés dos participantes que devem pular não deixando que o busca-pé o toque.
*** A criança que deixar o busca-pé pegá-la, é afastada do jogo. O jogo terminará quando só restar uma criança no círculo, a que será a vencedora.
Marcadores: Datas Comemorativas
sexta-feira, junho 13, 2014
Atar o lenço do Caipira
Desenvolve: agilidade, coordenação motora
fina/ampla e orientação espacial.
** Uma cadeira e um lenço colorido para cada equipe. Como para o "Revezamento simples em coluna". ** Sobre a linha de retorno e bem em frente a cada equipe, coloca-se uma cadeira, à qual se amarra, com um lado frouxo, uma fita.
** Devendo cada jogador ir até a cadeira, desatar o laço (ou atá-lo, conforme o caso), deixando a fita sobra o assento, antes de voltar para bater na mão do seguinte. A fita é hora atada ou desatada pelos componentes de cada equipe.
**Constituem faltas, que acarretam a partida, perda de um ponto, além das indicadas pelo revezamento simples: deixar de atar (ou desatar) a fita; dar um laço que não se mantenha firme, até o jogador seguinte chegar à cadeira.

* A fita, depois de desamarrada, não é deixada na cadeira, mas trazida na mão e entregue ao jogador seguinte.
* Atrás de cada partido e a 3 m do último jogador, fica outra cadeira. Cada criança corre para o lugar onde a fita está amarrada, desata-a e leva-a para o lado oposto, deixando-a presa em outra cadeira.
* Em variante encontrada no Coréia, cada criança tem uma flor de papel, com barbantes dos lados. Ao chegar a sua vez, amarra a flor numa estaca, a qual, findo o jogo, está coberta de flores.
Marcadores: Datas Comemorativas
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)