segunda-feira, novembro 21, 2011
COORDENAÇÃO VISOMOTORA * Brincadeiras ao ar livre
0 comentários Postado por Professora Carminha às 19:44
CAÇADOR DE GARRAFA
Material: garrafas pet pequenas para cada jogador e uma bola.
* Esta brincadeira é parecida com o caçador. Dois times distribuídos em dois campos.
* Todos terão embaixo de suas pernas uma garrafa pet e, de pernas abertas, deverão proteger a sua garrafa do caçador do time adversário. O alvo do time adversário é a derrubar a garrafa pet. Quem deixar a garrafa cair, sai fora.
* Os jogadores vão sendo eliminados até sobrar apenas dois.
* Ganha quem derrubar a garrafa do último adversário, dando a vitória para a sua equipe.
SETE CACOS
Material: sete garrafas pet e uma bola.
* Dois times, cada um no seu campo.
* Os campos são separados por 7 cacos (garrafas pet) lado a lado.
* Uma pessoa de cada equipe tenta jogar a bola e derrubar os cacos. Jogar de uma distância de 5m + ou -. O orientador marca o lugar para cada equipe jogar com uma corda ou marca no chão.
* A equipe que derrubar os cacos deve erguê-los novamente, mas se protegendo da outra, que agora tem autonomia para caçar – jogar a bola para acertar o jogador da outra equipe.
* Quem for caçado sai da brincadeira.
* Se a equipe conseguir recolocar os cacos antes de todos serem caçados, ela ganha. Mas se todos forem caçados e os cacos continuarem no chão, a outra equipe ganha.
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sábado, novembro 12, 2011
JOGOS EM GRUPO / DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO: Com cartas de baralho ou de figuras
1 comentários Postado por Professora Carminha às 21:56
“Um recurso que utilizo para desenvolver o conceito e compreensão do número, são os jogos com cartas de baralho ou de figuras. Observei que através desse recurso as crianças aprendem com facilidade conceitos de matemática e desenvolvem o raciocínio lógico.”
JOGO DA MEMÓRIA – (igual / diferente; Percepção Visual)
O jogo consiste em arrumar as cartas em fileiras, viradas para baixo.
Os jogadores procuram pares iguais, virando duas cartas para cima. Se um jogador encontrar duas cartas idênticas, guarda para si e continua jogando até não conseguir mais par, então passa a jogada para o colega. Vence o jogador que conseguir o maior número de pares.
“Observei que o jogo da memória quando jogado com cartas que contém figuras, é mais interessante para os pequeninos, pois, é mais fácil lembrar uma figura já classificada onde foi vista pela última vez. Assim, tornando-se um jogo acessível para crianças a partir dos 3 anos de idade.”
“Recomendo o jogo com cartas de baralho a partir dos 6 anos de idade.”
BATALHA – cartas de baralho (noções; maior/ menor)
Organize os alunos em duplas ou quartetos, use cartas baralho com a numeração até 10. Obs: o As tem valor um.
Distribua as castas entre os jogadores, de modo que fiquem numa pilha voltada para baixo. Cada jogador vira a carta superior de sua pilha e comparam os números, o que tiver o número maior fica com todas as cartas. O jogo prossegue até que as pilhas terminem, sendo vencedora a criança que conseguir mais cartas.
No caso de duas cartas viradas para cima terem o mesmo número, se junta todas as cartas em uma pilha e cada jogador vira uma 2ª carta e compara-se, o dono da carta maior leva todas as cartas.
“Este jogo representou uma estratégia significativa na aprendizagem dos conceitos fundamentais na alfabetização matemática dos meus alunos do 2º Ano. Tenho alunos que apresentam dificuldade na aprendizagem e um dos recursos que utilizo em minhas aulas para obter êxito ao ensinar são os jogos e brincadeiras.”
JOGO DOS CINCO – cartas de baralhos (Adição)
Usamos para este jogo cartas de baralho numeradas de 1=As a 4 sendo 8 cartas de cada número (8 x 4 = 32 cartas).
O jogo consiste em distribuir as cartas a dois, três ou quatro jogadores. Cada jogador mantém sua pilha virada para baixo, quando for sua vez de jogar dera abrir a carta superior e tentar completar um total 5 com outra carta. Exemplo um jogador descarta um 2 e o outro abre um 3, o último pode pegar o 2 com o 3 e guarda-lo, fez um jogo. È vencedor o jogador que conseguir maior número de cartas. Obs: o jogador só formará jogo quando a soma das cartas for igual a 5.
“Este jogo é ótimo no período da alfabetização, pois ajuda a desenvolver nos alunos o cálculo mental e a resposta exata sem a necessidade de contar nos dedos ou a utilização de outro material.”
JOGO SABONETE – cartas de baralho (Seqüência / sucessor – antecessor)
“Este jogo, tive a oportunidade de aprender com uma aluna do 1º Ano. Leciono Ed. Física e Artes para a turma, em um dia chuvoso levei baralho para a sala e jogamos jogos sugeridos por mim, quando, fiquei surpresa e feliz em aprender um jogo que trás tantos conceitos fundamentais para a alfabetização matemática. Tenho aprendido muito com os meus alunos, pois, os deixo expressarem e demonstrarem suas vivencias.”
Jogar em duplas ou entre quatro jogadores. As cartas do baralho serão de As até o 10.
Cada jogador de posse de 10 cartas distribuídas em duas fileiras viradas para baixo e o restante das cartas fazem parte do monte onde se compra cartas.
Um dos jogadores começa o jogo comprando uma carta e procura o lugar que ela ocupa em seu jogo, ex: comprei a carta nº 3, então, conto as cartas e desviro a terceira carta e olho a carta que desvirei e procuro o lugar que ela deverá ocupar até não poder mais substituir as cartas, passando a jogada para o meu adversário, que poderá comprar a carta que eu descartei.
É vencedor aquele que conseguir desvirar todas as suas cartas primeiro.
"Conforme Piaget e seus colaboradores, o número é algo que cada ser humano constrói através da criação e coordenação das relações. E a estrutura lógico-matemática de número não pode ser ensinada diretamente, pois, a criança tem que construí-la por si mesma. E a professora pode e deve fazer intervenções para encorajar a criança a pensar ativamente, assim, estimulando o desenvolvimento da estrutura mental. Sendo, uma destas intervenções o uso dos jogos de cartas."
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sábado, novembro 05, 2011
CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO = A contribuição dos Jogos em Grupo
0 comentários Postado por Professora Carminha às 20:05A contribuição dos Jogos em Grupo no desenvolvimento
do conhecimento Lógico-matemático
Os jogos em grupo, são situações e recursos ideais para a troca de opiniões entre as crianças, havendo assim a confrontação social que é indispensável para o desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático. Pois, corrigir e ser corrigido pelos colegas nos jogos em grupo é muito melhor do que, completar exercícios, que serão corrigidos pela professora.
Conforme Kamii (1988), tal dependência da autoridade do adulto é ruim para o desenvolvimento tanto da autonomia quanto da lógica da criança. Ela explica que nos jogos em grupo as crianças estão mentalmente muito mais ativas e criticas, assim aprendem a defender suas idéias, para saberem se o seu raciocínio está correto ou não. Isso mostra a importância da interação entre os pares para o processo ensino-aprendizagem, e mais, segundo Piaget, a coordenação de pontos de vistas entre colegas é mais eficaz do que a correção feita pela professora.
De acordo com o construtivismo, as crianças aprendem modificando velhas idéias e não acumulando novas informações. A interação com o meio proporciona a aprendizagem, ou seja, reconstruir velhos conceitos para obter o conhecimento.
Pesquisas mostram que o meio ambiente pode agilizar ou retardar o desenvolvimento lógico-matemático. Entre tanto, é de fundamental importância o profissional que trabalha com os pequeninos proporcionar o ambiente adequado com recursos diversos que desenvolvam as competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento lógico-matemático de seus educandos.
Observa-se que jogos em grupo apresentam muitas oportunidades para as crianças colocarem as coisas em todos os tipos de relações, sendo para o professor observador, este um dos momentos fundamentais para avaliar o desenvolvimento das competências e habilidades de seus alunos.
Logo, crianças que são encorajadas a pensar ativa, crítica e autonomamente aprendem mais do que as que são levadas a obter apenas competências mínimas.
Professora Carminha.
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segunda-feira, outubro 24, 2011
DESENVOLVENDO A PSICOMOTRICIDADE – Tema gerador “O SACI PERERÊ”
0 comentários Postado por Professora Carminha às 23:55
JOGOS E BRINCADEIRAS
Obs: todas essas brincadeiras foram elaboradas por mim,
Com base na história contada no slide: "O Saci Pererê", na postagem anterior mais abaixo.
CORRIDA DO SACI – Percepção Espacial / Equilíbrio
* A corrida consiste em dividir a turma em 2 grupos;
* Marque um limite de saída e outro de chegada;
* Na largada um de cada grupo (2 em 2); quem conseguir chegar primeiro, marca ponto;
* Depois que todos correrem, os ganhadores escolhem uma prenda para os perdedores pagarem.
APRISIONAR SACIS - Percepção Espacial – Temporal / Motricidade Ampla
Material: 6 arcos (representam as peneiras);
* Esta é uma corrida de estafeta, e consiste em formar 2 fileiras paralelas.
* Dois alunos, um de cada fileira, que serão escolhidos para serem os ‘Sacis’, devem ficar parados a uma distancia de uns 10 passos a diante de sua respectiva fileira; Ele não deve se mover, pois está no “redemoinho”.
* Jogando: o primeiro de cada fila deve estar com 3 arcos cada um, dispostos no chão, ao seu lado.
* Ao sinal, eles devem pegar um arco e correr até o ‘Saci’ e aprisioná-lo com o 1º arco, e voltam correndo e fazem o mesmo com o 2º e 3º arco e se posicionam cada um, no final de sua fila.
* A seguir, o próximo aluno de cada fila, deve correr até o saci e retirar os 3 arcos, um de cada vez, e ir largando no chão, ao lado do aluno que estava atrás dele na fila. E depois de largar o último arco, ele deve ir também para o final da fila.
* E assim deve-se dar continuidade ao jogo repetindo o início com os próximos alunos.
*Resumindo, fica assim, um aluno coloca os 3 arcos e o próximo aluno, retira. Até que as duas filas terminem.
SACI PEGADOR – Motricidade Fina e Ampla / Percepção Espacial / Freio Inibitório
Material: um pedaço de barbante + ou – 50cm de comprimento para cada participante.
* Um aluno será o Saci pegador;
* Os colegas para não serem pegos pelo Saci deverão fazer um nó no barbante e ficarem imóveis, quem se mexer o Saci poderá prender na floresta (lugar determinado pela professora); mesma brincadeira do pega-pega.
PASSAR O RIACHO – Motricidade Ampla / Habilidades Motoras
Material: 2 cordas de 3m de comprimento cada uma;
* Coloque as cordas paralelas na distancia de 1m uma da outra. Escolha um aluno para ser o ‘Saci’-pegador.
* Os alunos deverão se cuidar para o ‘Saci’ não encostar a mão neles, quem for pego sai da brincadeira;
* Todos os alunos poderão pular o riacho (cordas) para escaparem do ‘Saci’; o ‘Saci só terá que fazer a volta pelo riacho se quiser ir para o outro lado, para pegar os colegas.
CARAPUÇA DO SACI – Percepção Visual / Figura-fundo
Material: uma carapuça ou touca vermelha – professora poderá confeccionar de TNT vermelho;
* Escolhe-se 3 alunos para serem os procuradores da carapuça do saci; eles saem da sala ou do espaço onde está sendo feita a brincadeira; um aluno esconde a carapuça; os 3 colegas retornam ao ambiente e começam a procurar a carapuça;
* Os colegas dirão as dicas:
- frio = longe
- morno = perto
- quente = muito perto.
Professora Carminha♥
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ATIVIDADES PARA IMPRIMIR
* Alfabetização
* Criatividade
* Motricidade Fina
* Percepção Visual
Para escolher e baixar CLIQUE AQUI
SUCATEANDO = Artes com Sucata
Trabalha: Esquema Corporal / Motricidade Fina / Criatividade / Linguagem Verbal
DOBRADURA E RECORTE DO SACI
Confeccionando o Saci através de dobradura e jornais velhos.
Para fazer a dobradura seguir os passos:
“O professor dos pequeninos deve deixar que eles explorem os materiais a serem usados de forma criativa, para que realizem a atividade proposta pelo professor. Eles são realmente muito criativos, sinceramente, chegam a me surpreender. Isso é deixar que a criança seja criativa e autônoma.”
“As minhas crianças, do pré, colocavam o Saci na frente do rosto e ficavam conversando unas com as outras como se fossem o Saci. A aula por si tomou outro rumo, pois eu não tinha no meu plano de aula trabalhar linguagem verbal. Olha tenho aprendido muito com os meus pequeninos.”
CACHIMBO DO SACI
Colaboração da Colega Lilian Pré B2 |
Para a confecção do cachimbo do Saci é só seguir os passos do modelo.
Um detalhe importante, o material ideal é a embalagem de ovos feita com papel reciclado, o trabalho fica muito mais bonito.
FANTOCHE DO SACI E MÁSCARAS
Estas são ótimas atividades para desenvolver a linguagem verbal.
Confeccione o fantoche com os pequeninos e deixe que eles inventem histórias para os coleguinhas.
Pendure um lençol em um canto da sala de aula onde as crianças possam ficar atrás para contarem suas histórias. Isto é maravilhoso, eles se expressão de várias maneiras e gostam muito dessa atividade. Importante lembrar se na escola tiver um teatrinho de fantoches será ainda mais emocionante.
Pois, é sabido que, teatro de fantoches engloba a literatura, a expressão corporal, a comunicação e a arte plástica. E também, sabemos que a criança deixa fluir espontaneamente sua emoção, o seu mundo imaginário, recriando sua própria realidade e, assim, construindo o seu conhecimento.
Colaboração da Colega Lilian Pré B2 |
MÁSCARAS
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domingo, outubro 23, 2011
O DIA DO SACI PERERÊ é para ser comemorado em 31 de outubro
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:02O Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou "Halloween", da tradição cultural dos Estados Unidos da América. Propõe-se que seja celebrado em 31 de Outubro. Em alguns municípios de São Paulo, já é lei o Dia do Saci.
“Acho que só está faltando dar um empurrãozinho, pois se todos os interessados encaminhassem esse projeto com mais vigor político, em pouco tempo estaria oficializado em todo o país o Dia do Saci.”
O SACI PERERÊ, por Marcelo Xavier (1997)
O Saci Pererê tem origem em Portugal.
É um moleque negrinho, de olhos vermelhos, com uma perna só.
Vive pelado e não se separa do seu cachimbo. Usa na cabeça uma carapuça vermelha, na qual está depositado todo o seu poder sobrenatural.
O Saci aparece no meio de um redemoinho. Na mata, quando se escuta um assobio longo, já se sabe: ele está por perto.
Gosta de montar a cavalo e galopar. É um moleque engraçado e divertido, que adora fazer estripulias. Apaga o fogo de fogão, derrama alimentos, dá nós nas crinas dos cavalos, revira os ninhos, embaraça os novelos de linha, quebra a ponta das agulhas e faz um tanto de outras pequenas maldades.
O Saci não atravessa córregos nem riachos. Persegue as pessoas e só interrompe a perseguição para desfazer nós em cordas e tecidos, atirados no caminho pelo perseguido.
Monteiro Lobato, no livro O Saci, ensina que o melhor jeito de pegar um Saci, é com uma peneira de cruzeta. Esse tipo de peneira tem duas taquaras mais largas que se cruzam bem no meio dela.
O método é simples: quando o vento trouxer um redemoinho de folhas secas e poeira, joga-se a peneira, emborcada, sobre ele. Como em todo redemoinho há um Saci, ele ficará preso debaixo da peneira. Depois disso, coloca-se o Saci dentro de uma garrafa e tapa-se com uma rolha. Importante: não esquecer de riscar uma cruzinha na rolha, pois é ela que prende o saci na garrafa. Além disso, é preciso lembrar de tomar a carapuça dele e escondê-la bem escondida. Sem a carapuça o Saci não é ninguém.
Agora, uma dica para você: O Saci não incomoda quem usa um saquinho de pano no pescoço, com dentes de alho descascado.
"Aqui na minha região, Missões, quando canta o Saci no mato é sinal de que vai fazer seca (estiagem). O seu canto é um assobio compassado que se repete: 'SA Ci, SA Ci...'Já constatei que quando ele canta nem que o tempo esteja com cara de chuva não chove".
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terça-feira, outubro 18, 2011
PEDIATRIA - PESQUISA RECENTE REVELA O PERIGO DAS TELAS PARA MENORES DE 2 ANOS NO LUGAR DE BRINCADEIRAS LIVRE
0 comentários Postado por Professora Carminha às 22:50
Ver televisão ou vídeos não é aconselhável para crianças menores de dois anos. Pesquisas mostram que a prática pode afetar o desenvolvimento, informou um grupo de pediatras americanos nesta terça-feira.
Em vez de permitir que as crianças assistam a vídeos ou televisão, os pais deveriam falar com elas para estimulá-las a brincar de forma independente, de acordo com a primeira diretriz divulgada em mais de uma década pela Academia Americana de Pediatria (AAP, em inglês).
O Conselho segue a linha da recomendação emitida em 1999 pela maior associação americana de pediatras, mas esta publicação também adverte os pais sobre como seus próprios hábitos televisivos podem retardar a capacidade de falar em seus filhos.
"Esta diretiva atualizada traz mais evidências de que os meios de comunicação --tanto em primeiro como em segundo plano-- têm um efeito potencialmente negativo e nenhum efeito positivo conhecido para as crianças menores de dois anos", sustentou.
"Portanto, a AAP reafirma suas recomendações de desaconselhar o uso de meios deste tipo nesta faixa etária", acrescentou.
Esta última diretiva não se refere a jogos interativos como videogames, smartphones e outros dispositivos, mas sim a meios de comunicação cujo consumo por meio de qualquer tipo de tela seja passivo, como o telefone, o computador, a televisão e outros.
O pediatra Ari Brown explicou que esta atualização era necessária devido ao aumento dos lançamentos de DVD segmentados para crianças menores de 2 anos e pelo fato de quase 90% dos pais reconhecerem que seus filhos veem algum tipo de meio de comunicação eletrônico.
A AAP convocou os pediatras a abordar o tema do uso da tecnologia com os novos pais e afirmou que qualquer adulto deve estar consciente do quanto está distraído quando a televisão está ligada.
Os estudos citados na diretiva indicam que os pais interagem menos com seus filhos quando a televisão está em funcionamento e que uma criança que brinca em frente à televisão olhará o aparelho --se ele estiver ligado, inclusive como som de fundo-- três vezes por minuto.
"Quando a televisão está ligada, os pais falam menos com seus filhos", afirmou. "Há alguma evidência científica que mostra que quanto menos tempo se dedica a uma criança, mais pobre é sua linguagem".
Nem mesmo os chamados vídeos educativos estão beneficiando as crianças menores de dois anos, já que elas são muito pequenas para entender as imagens na tela, disse a AAP.
"As propriedades educativas dos meios de comunicação para crianças menores de dois anos continuam sem ser demonstradas, apesar do fato de três quartos dos produtos audiovisuais infantis mais vendidos terem reivindicações educativas implícitas ou explícitas", acrescentou.
"Um espaço de brincadeiras livre é mais valioso para o desenvolvimento cerebral do que qualquer exposição a meios de comunicação eletrônicos", concluiu a Academia Americana de Pediatria.
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quinta-feira, outubro 13, 2011
Documentário com Ziraldo - Disponibilizado no Dia da Criança pela Vila Filmes (a gente agradece)
0 comentários Postado por Professora Carminha às 12:45
Ele era um menino feliz - O Menino Maluquinho, 30 anos depois. É um pequeno documentário disponibilizado neste dia da criança como um presente a muitos pais e professores. É também uma chance de conhecer melhor o trabalho de um dos maiores escritores da literatura infanto-juvenil, autor de um dos meus livros favoritos que é "Uma Professora muito Maluquinha", que inclusive foi adaptado para o cinema com a atriz Paola Oliveira, e já deve estar em cartaz esta semana em que se comemora o Dia dos Professores. Até agora só tinha assistido ao trailer, que pelo visto, segue fiel ao livro. Portanto, todos os caminhos me levam ao cinema.
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domingo, outubro 09, 2011
DINÂMICA PARA O DIA DA CRIANÇA – Socialização/Valores
2 comentários Postado por Professora Carminha às 19:36
DINÂMICA ABRAÇO DE URSO
Essa dinâmica é um sucesso tanto entre os pequeninos quanto com os adultos. Ano passado, utilizei na comemoração do dia do Professor.
Materiais a serem utilizados, um dado numerado, cartões com os tipos de abraços CLIQUE AQUI PARA BAIXAR e um som com músicas animadas.
TIPOS DE ABRAÇOS:
* Abraço de urso – bem apertado, ergue o amigo do chão;
* Abraço de lado – ficam os amigos lado a lado e se abraçam;
* Abraço pelas costas – o amigo abraça o outro pelas costas;
* Abraço do fundo do coração – é aquele com carinho;
* Abraço zen – encostar as palmas das mãos um no outro;
* Abraço sanduíche – escolher dois amigos e um fica no meio para o abraço;
* Abraço grupal – todos os participantes se abraçam uns aos outros formando um grande círculo;
* Abraço de rosto colado – encostar o rosto no amigo e abraçar;
* Abraço clássico – abraçam-se normalmente;
* Abraço relâmpago – um abraço rápido;
* Toque extra – tapinhas nas costas.
Em grupos grandes, mais de vinte participantes, fazer a dinâmica de modo que o abraço que for sorteado seja realizado por todos do grupo. Ou seja, todos os participantes trocam entre si o abraço. Já com um grupo menor a pessoa que sortear o abraço escolherá uma do grupo para abraçar.
A dinâmica consiste em passar o dado de mão em mão, enquanto a música estiver tocando, quando parar a música a pessoa que estiver de posse do dado jogará no chão e o número que sair será escolhido o cartão com o tipo de abraço que será dado pelo participante, e ou, participantes. A dinâmica termina quando todos os cartões forem sorteados.
“É interessante como a dinâmica torna-se divertida e voltada para os valores de amizade e carinho, que fazem tão bem a nossa inteligência emocional.”
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sexta-feira, outubro 07, 2011
DIA DA CRIANÇA – Atividades Variadas em Circuito
0 comentários Postado por Professora Carminha às 09:53
Aqui estão algumas sugestões de atividades para o Dia da Criança, que são JOGOS que além de serem voltadas para o entretenimento dos alunos, trabalha Coordenação Visomotora, Socialização e cooperatividade.
Antes de tudo, é preciso organizar um espaço na sala de aula ou no pátio. Eu escolhi organizar os jogos na sala de aula com a turma do 2º ano, como mostra a seguir as ilustrações.
Foram esses quatro jogos, cada um em cada canto da sala para adquirir assim um espaço amplo entre eles, sendo que, em cada jogo havia um aluno voluntário para ser o organizador responsável pelas jogadas, um tipo de juiz, que além de marcar o nome do ganhador da rodada entregava uma ficha com o nome PRÊMIO. O ganhador vinha até mim para trocar a sua ficha por um prêmio real de acordo com o respectivo jogo vencido, além é claro de receber os parabéns.
A premiação foi a seguinte:
Boca do palhaço – Vale uma bala.
Joga do arremesso de argolas – Vale um pirulito.
Corrida de carrinhos – Vale um mini-brinquedo do balão surpresa.
Pescaria dos números pares – Vale um adesivo para colar no caderno.
Quanto à premiação, fica a critério de cada professor que escolher aplicar estas atividades. Valem lembrar que não importa o valor do prêmio, as crianças não se importam com isso, mas é preciso que sejam recompensadas por alguma coisa, apenas para concretizar a grande emoção que sentem ao serem um vencedor. Ao mesmo tempo em que sentem a sua participação valorizada, e que isso realmente vale a pena.
Agora vamos aos jogos:
BOCA DO PALHAÇO – Consiste em acertar a boca do palhaço com uma bolinha confeccionada de papel.
Esse jogo confeccionei com uma caixa de conjunto de churrasco (espetos), e os carrinhos são de balão surpresa, numerados de acordo com o número das pistas.
O dado terá o mesmo nº dos carrinhos, no caso: 1, 2, 3 e 4, tendo o dado um dos lados “JOGUE OUTRA VEZ” e outro lado “ANDE 2 CASAS”.
As jogadas serão: cada jogador atira o dado e o nº que sair será o carrinho que avançará uma casa. Deste modo, o jogo torna-se cooperativo, pois, um colega joga o dado e quem avança com o carrinho poderá ser o seu coleguinha, ganhará o jogo quem chegar primeiro na linha de chegada.
“Observei expressões de agradecimentos entre os jogadores, essas atitudes, são muito importantes no desenvolvimento da socialização dos pequeninos, bem como, o fortalecimento da amizade entre os alunos”.
PESCARIA DOS NÚMEROS PARES – As crianças que pescarem números pares terão direito ao prêmio.
Modelo para confecção dos peixinhos Clique aqui
Modelo para confecção dos peixinhos Clique aqui
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domingo, outubro 02, 2011
NO MÊS DA CRIANÇA COMEMORE BRINCANDO - Apostila com uma brincadeira p/ cada dia : Habilidades Motoras
0 comentários Postado por Professora Carminha às 19:50
Elaborei uma apostila com brincadeiras para cada
dia do mês de outubro
dia do mês de outubro
veja algumas e clique para baixar a apostila.
CORRIDA DAS FORMIGUINHAS
PREPARAÇÃO: Crianças sentadas uma ao lado da outra. Tendo em destaque quatro participantes iniciais, que serão denominados “as formiguinhas”. Dois participantes, deverão ficar sentados na marca designada para receber as folhas, que estarão espalhadas à sua frente numa certa distância. As demais crianças aguardarão sua vez.
DESENVOLVIMENTO: Dado o sinal duas das formiguinhas deverão deslocar-se até as folhas e trazê-las uma a uma para as formiguinhas companheiras.
OBSERVAÇÃO: Realizar a contagem de folhas para designar a equipe vencedora.
OBS: as folhas poderão ser de jornal.
ESTOURANDO BEXIGAS
PREPARAÇÃO: Em trios, formar quatro colunas, tendo, cada participante em suas mãos uma bexiga.
DESENVOLVIMENTO: Cada participante, de cada um dos trios deverá se deslocar até o colchão à sua frente e estourar a bexiga com os glúteos. Quando o fizer, deverá voltar ao seu lugar dando sinal ao próximo colega, para que este execute a mesma ação. O trio que terminar de estourar as bexigas primeiro e voltar para o lugar de início será considerado o vencedor.
ACERTE O ALVO COM CAIXINHAS
PREPARAÇÃO: Alunos organizados em filas, tendo de posse uma bola. À frente, deverão conter várias caixinhas coloridas, que deverão estar empilhadas uma sobre a outra sendo intercaladas umas próximas das outras.
DESENVOLVIMENTO: Ao sinal, cada participante deverá acertar o alvo, tentando derrubar a maior quantidade possível de caixinhas.
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COMEMORE O MÊS DAS CRIANÇAS COM Jogos e Brincadeiras Carmenlandia - Lembrancinhas e Atividades p/ imprimir
0 comentários Postado por Professora Carminha às 19:14
DEZENAS DE ATIVIDADES PARA IMPRIMIR:
COORDENAÇÃO MOTORA FINA
CRIATIVIDADE
PERCEPÇÃO VISUAL
ELABOREI UMA APOSTILA COM VINTE MODELOS DE LEMBRANCINHAS
PARA O DIA DAS CRIANÇAS
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domingo, setembro 25, 2011
BRINCANDO COM CORDAS – Uma aula Espetacular (Tipos de Linhas: Aberta/Fechada/Curva/Reta
3 comentários Postado por Professora Carminha às 18:00
PSICOMOTRICIDADE + MATEMÁTICA + ARTES
Aula desenvolvida na Pré-escola 1º e 2º Ano
HABILIDADES TRABALHADAS
Coordenação dinâmica global, equilíbrio, percepção espacial, esquema corporal,
grafismo e tipos de linhas
DESENVOLVIMENTO: Cada aluno de posse de uma corda de um metro de comprimento + ou -.
RECREAÇÃO NO PÁTIO OU NA QUADRA:
Imaginar (As crianças fazem os sons dos animais e andam por todo o espaço):
- Puxar um cachorro;
- Puxar um gatinho;
- Puxar uma vaca;
- Fazer da corda um cavalo e galopar.
- A corda vira uma cobra que se agarra na mão da criança da qual ela tenta se livrar. (Essa foi o máximo, muitas gargalhadas, era só corda voando e crianças correndo e gritando como se realmente fosse uma cobra, mas de forma divertida).
“Notei que as crianças expressaram-se alegres e criativas durante toda a brincadeira.”
EXERCÍCIOS COM A CORDA:
1 – Carregar a corda em diferentes partes do corpo, ex.: na cabeça, ombros, pé, etc.
2 – Correr com a corda balançando no ar, sem deixar tocar o chão.
3 – Segurar uma ponta da corda e jogar a outra para cima.
4 – Bater a corda no chão como se fosse um chicote; Atirar a ponta da corda como se fosse pescar.
5 – Segurar a corda com as mãos de modo que possa esticar e fechar, alongar o corpo descendo até os pés, depois balançar para um lado e para o outro.
BRINCADEIRA DA CARROCINHA:
- Grupos de cinco crianças, um será o carroceiro, três serão os passageiros e outra o cavalo. O carroceiro (atrás) e o cavalo (na frente) seguram duas cordas paralelas, uma em cada mão, com os passageiros no interior das cordas.
- Fazer um passeio ou corrida das carroças até um ponto determinado pela professora. (Com a pré-escola, fizemos um passeio pela escola).
MATEMÁTICA – Tipos de linhas
1 – Montar desenhos com a corda no chão (livre).
2 – Colocar a corda esticada no chão (LINHA RETA), andar sobre a linha: de frente, de lado, de costas e de pernas abertas.
3 – Depois formar uma linha torta (LINHA CURVA), pular por cima da corda e andar na ponta dos pés por sobre a corda.
4 – Formar um círculo fechado com a corda (LINHA FECHADA), ordenar o seguinte: ficar no interior da linha fechada; ficar na parte exterior da linha fechada (longe e perto).
BRINCADEIRA: Pega-pega – estará a salvo quem estiver no interior da linha fechada.
“Nesse caso eu consegui ensinar noções de interior e exterior, e que a linha fechada é a FRONTEIRA que separa esses dois lados.”
5 – Formar um ‘U’ com a corda (LINHA ABERTA).
BRINCADEIRA: Inicia-se com um dos alunos sem a sua corda e dirá: “macaco troca de galho”, todos os alunos deverão trocar de lugar enquanto ele procura ocupar um lugar vago, sempre ficará um sem ‘galho’ que deverá dar a continuidade dessa brincadeira.
“No decorrer da brincadeira, as crianças utilizaram-se espontaneamente de outras ordens não sugeridas por mim, as quais foram muito criativas por parte deles, sendo que, alguns demonstraram facilidades em substituir a ordem ‘macaco troca de galho’ ou outra citada pelo colega anterior, por exemplo: ‘passarinho voa do galho’. O interessante foi perceber como eles queriam cada um inventar a sua ordem, até causando certo nervosismo em alguns que tiveram dificuldades em criar rapidamente uma nova expressão, e se negavam a aceitar sugestões dos colegas. Note que isso aconteceu naturalmente e aos poucos tornou-se uma regra que todos seguiam, sendo que ela não fazia parte da regra inicial da brincadeira.
Importante é concluir que isso não aconteceria se eu quisesse o tempo todo impor o meu autoritarismo, o meu poder sobre eles demonstrando o tempo todo quem é que sabe das regras e impedindo qualquer tentativa de inovação com medo de perder o controle. Se eu fizesse isso, com certeza eles se sentiriam inibidos e com medo de se expressarem livremente e não resultaria numa brincadeira tão envolvente quanto acabou se tornando.”
“Agora vou acrescentar algo a partir dessa experiência, talvez eu fuja um pouquinho, mas acho que se faz necessário relembrar a infância escolar da maioria dos professores a qual eu também me incluo, nessa época em que éramos obedientes ás regras impostas para nos educarem, tão obedientes que poderia ser muito arriscado ferir o poder absoluto do professor.
Consequência: Não seria isso uma das tantas razões de sermos a maioria, tão obedientes quanto às regras impostas pelos governos numa realidade onde se paga impostos absurdos, tarifas e pior, tanta lentidão para nos unirmos em prol de nossos direitos em comum? Tanta inibição, ingenuidade e medo de ser reprimido com uma simples palavra. Mas é possível reaprender, resgatar nossa dignidade, nossa liberdade simplesmente observando as crianças, deixando-as livres de tudo o que priva delas serem o que precisam ser, para que no futuro estejam certos de que regras governamentais absurdas podem ser quebradas de uma forma tão natural e envolvente quanto o exercitado na brincadeira.” - Carmem Ortiz (Professora Carminha)
ARTES
Registrar através de desenhos as atividades realizadas no pátio.
Considerações significativas: Foi numa aula de artes que um aluno do Pré-A (4 anos de idade) que já sabia ler desde os três anos, mas não sabia escrever por não entender a forma como todos sabiam copiar o próprio nome do crachá. Então foi através do registro das atividades realizadas no pátio sobre os tipos de linhas trabalhas com cordas que ele conseguiu entender e copiar pela primeira vez o seu nome do crachá e sucessivamente muitas palavras.
Foi assim: Como a primeira letra de seu nome era um ‘J’, eu mostrava a letra no crachá e dizia: ‘é uma linha reta e uma curva. Eu mostrava a letra ‘O’ e lhe fazia associar com a linha fechada e assim sucessivamente com todas as letras de seu nome.
“Nesse dia eu confirmei a importância do professor inteirar-se plenamente do significado da expressão PSICOMOTRICIDADE no desenvolvimento infantil além de comprovar a eficácia de uma aula bem planejada.”
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