sábado, fevereiro 26, 2011
A IMPORTÂNCIA DE OBSERVAR A DOMINÂNCIA DA
LATERALIDADE
È muito importante, o professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, observar qual é o domínio da lateralidade de seus alunos.
Pois assim, terá o cuidado para não impor este ou aquele lado para exercícios
de reforço da lateralidade com as crianças, como: jogos e atividades de expressão
livre, exercícios de manipulação ou coordenação óculo-manual.
Além do mais, o professor terá um conhecimento mais aprofundado do seu aluno,
para ajudá-lo em possíveis dificuldades de aprendizagem e até mesmo informar,
se necessário, a profissionais de outras áreas que atendem o aluno.
![]() |
Maquete Cidade |
Modelo de ficha de observação para baixar
Marcadores: Lateralidade
CARACTERÍSTICAS QUE APRESENTAM CRIANÇAS
COM LATERALIDADE CRUZADA
Discordância entre mão – olho.
Observou-se que quando há dominância direita ou esquerda perfeita, não há perturbação do esquema corporal e quando a lateralidade é cruzada, os distúrbios psicomotores são evidentes com deformação do esquema corporal.
Características que apresenta a criança com lateralidade cruzada:
Motoras: coordenação motora pobre, fatigabilidade rápida;
Sono: apresenta com frequência, distúrbio de sono;
Aprendizagem: apresenta distúrbio de linguagem, dislalias, linguagem enrolada e rápida;
Na escola: com frequência, o professor tem queixa de falta de atenção;
Sociabilidade: apresenta agressividade;
Emoção: apresentam intranquilidade, sensações de inadequação ou inferioridade;
Outras: são desajeitados, desastrados – deixam cair objetos, caem muito, machucam-se, fraturas, queimaduras e cortes com mais frequência que as outras crianças.
![]() |
Brincando com massinha de modelar |
Marcadores: Lateralidade
sexta-feira, fevereiro 25, 2011
CORRIDA DOS JORNAIS
- Dividir a turma em 4 colunas, nº iguais;
- Distribuir 2 folhas de jornal para cada participante;
- Ao sinal o 1º de cada coluna, coloca uma folha de jornal no chão e pisa sobre ela, coloca a outra e pisa sobre ela, assim por diante, até chegar ao lugar determinado pelo professor;
- Os seguintes da coluna repetem o que fez o 1º aluno.
CONQUISTAS DAS BANDEIRAS
Material 4 bandeiras de cores diferentes;
Turma
dividida em 4 colunas, formando uma cruz, com a frente para o interior de um
círculo imaginário;
O 1º de cada grupo com uma bandeira na mão,
ao sinal sai correndo ao redor do círculo e entrega ao 2º que repetirá, até que
todos do grupo participam, todos correm no mesmo sentido.
CORRIDA DOS CONES
- Material: 2 arcos, 4
cones; desenhar no chão próximo aos arcos um X e nele colocar os cones;
- Dividir a turma em dois
grupos, formação em colunas;
- Ao sinal o 1º de cada
coluna vai correndo e apanha um a um os cones e coloca dentro do arco, depois
volta ao lugar bate da mão do 2º da coluna, que irá retirar os cones e colocar
no X, assim repete o jogo até todos participarem.
Marcadores: Percepção Espacial
quinta-feira, fevereiro 24, 2011
EXERCÍCIOS DIREITA / ESQUERDA
Professor de costas para a turma dá ordens que todos devem seguir:
* levantar o braço esquerdo... agora o direito;
* abaixar o braço esquerdo... agora o direita;
* todos em pé com a perna esquerda... dar 3 pulinhos;
* agora com a perna direita... 4 pulinhos para frente;
* logo a pós os alunos executam sem modelo;
* Obs: o professor cria outras ordens – executar sentado, de pé, de olhos
fechados, etc.
CARANGUEJO
- Marcar uma linha de chegada;
- Formação em fileira lateral, posição de quadrúpede
de lado (caranguejo), ao sinal se deslocar até a linha de
chegada, quem sair da posição volta ao inicio.
A TEMPESTADE
* Formação sentados em círculo;
* Animador diz;
-“Estamos num barco que se encontra no Rio
Uruguai-(escolha do animador)!”
-“Olá à direita...” – mudar de lugar com o colega da
direita;
-“Olá à esquerda...” – mudar de lugar com o colega da
esquerda;
-“Tempestade...” – todos trocam de lugar.
VARIAÇÃO: um aluno fica sem lugar, no centro do círculo,
e procura sentar enquanto os outros trocam de lugar
Marcadores: Lateralidade
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)