segunda-feira, outubro 04, 2010
DESENVOLVER A LINGUAGEM VERBAL - mais atividades
0 comentários Postado por Professora Carminha às 19:44
Ø     
Atividade com o corpo: representar coisas, pessoas, animais - (usando todo o
corpo ou partes).
Ø     
Dramatizar: “Eu sou o Sol”. – tronco é o foco de luz e calor; cabeça, pernas e
braços  são raios (movimentar se).
Ø     
Representar (determinado estado de espírito): bêbado alegre, pessoa forte com
pressa, soldados furiosos, gato com medo... Andar carregando, puxando,
empurrando algo. Arrastar um companheiro ao subir.
Ø     
Dramatizar (modo de sentar) lugar confortável ou não: sofá, banco, cadeira,
cavalo, ônibus, trem...
Ø     
Personagens se movendo: cachorro que persegue gato; cego que procura atravessar
a rua; etc.
Ø     
Mímica: sentir o peso ou a leveza de um objeto; enrolar algo, lançar o laço,
bater clara de ovos.
Ø     
Especificar o gesto de: tomar água, vinagre, chimarrão... comer pão,
churrasco...
Ø     
Dramatizar sensações: frio, calor, dor, coceira, sono, sede, fome, cansaço... Sensações
psíquicas: alegria, pena, tristeza, raiva, solidão...
Ø     
Indicar uma sensação com partes do corpo: mãos alegres, calmas, nervosas,
bravas...
Ø     
Improvisações dramáticas individuais ou coletivas – dramatizar cenas
espontâneas. 
![]()  | 
| Dramatizações | 
Marcadores: Linguagem verbal
sábado, setembro 25, 2010
- Verificar a ordem dos acontecimentos: ontem, hoje, amanhã, antes, depois, agora, cedo, tarde;
 - Perceber que os sons se sucedem no tempo, com intervalos regulares: marchas, palmas regulares rimadas;
 - Identificar e numerar a sequência lógica de histórias na forma de gravuras e baralho;
 - Ordenar uma série de gravuras, observando a sequência de uma história;
 - Confeccionar um calendário semanal, a cada dia que passar riscar a data;
 - Desenhar, traçando um paralelo entre o verão e inverno, o dia e a noite;
 - Comparar as idades de todas as crianças da sala;
 - Desenvolver a noção de velocidade: marcha lenta ou acelerada;
 - Andar, ultrapassando obstáculos (intervalos);
 
![]()  | 
| Cartaz do Dia | 
Marcadores: Percepção Temporal
sexta-feira, setembro 24, 2010
 
* Relacionar algo
que está: em cima, atrás, à frente, em baixo, dentro, fora, longe, à direita, a
esquerda, ao lado, entre, etc.
* Distância: longe, perto, aqui, ali, lá, etc.
* Posição: deitado, sentado, de lado, etc.
* Correr livremente e ocupar todo o espaço do pátio - (espaço amplo).
* Correr, andar, pular num espaço determinado - (espaço restrito).
* Andar em passos largos, rápido para frente, para trás, para o lado.
* Arremessar saquinhos de areia para longe, perto, para trás, para frente, para cima e para o lado.
* Olhar tão longe quanto possível.
* Perceber diferentes posições do corpo: deitado, sentado, em pé, de joelhos, de cócoras.
* Correr ora para longe do objeto, ora para perto.
* Distância: longe, perto, aqui, ali, lá, etc.
* Posição: deitado, sentado, de lado, etc.
* Correr livremente e ocupar todo o espaço do pátio - (espaço amplo).
* Correr, andar, pular num espaço determinado - (espaço restrito).
* Andar em passos largos, rápido para frente, para trás, para o lado.
* Arremessar saquinhos de areia para longe, perto, para trás, para frente, para cima e para o lado.
* Olhar tão longe quanto possível.
* Perceber diferentes posições do corpo: deitado, sentado, em pé, de joelhos, de cócoras.
* Correr ora para longe do objeto, ora para perto.
![]()  | 
| Brincando na Sala | 
Marcadores: Percepção Espacial
domingo, setembro 12, 2010
- Perceber através das mãos e dos pés que a natureza e os objetos possuem:
 
            
    a) diferentes texturas: liso, áspero, macio, etc;  
            
                
b) diferentes consistências: duro, mole;
            
    c) diferentes unidades: úmido, molhado e seco;
            
    d) diferentes temperaturas: quentes, morno, frio, gelado...
            
    e) diferentes pesos: leve, pesado;
- Sentir através do teto diferentes partes do corpo;
 - Colecionar objetos da natureza e classificar quanto à forma e aspereza;
 - Vendar os olhos e apalpar vários objetos tentando identificá-los;
 
Marcadores: Percepção Tátil
1.    Identificar
o objeto diferente numa coleção;
2.    Identificar
os objetos iguais numa coleção; 
3.    Identificar
os objetos maiores ou menores;
4.    Reconhecer
e juntar objetos misturados de várias cores e formas; (botões, tampas...);
5.    Identificar
entre objetos: iguais, diferentes, maior, menor, cores, alto, baixo;
6.    Desenhar
o que falta para completar a figura (detalhes);
7.    Fechar
os olhos e tentar enumerar o que viu;
8.    Formar
fila do mais alto para o mais baixo, depois inverter a situação;
9.    Perceber
as dimensões: grande/pequeno, fino/grosso, maior/menor/igual, curto/comprido,
alto/baixo, muito/pouco, mais/menos, coleção/unidade;
                   
Observar um colega e desenhar;
Marcadores: Percepção Visual
;;
							
				Subscribe to:
				
Comentários (Atom)








