domingo, abril 04, 2010
MOTRICIDADE FINA
OU
COORDENAÇÃO MOTORA FINA 
_ Realizar pequenos movimentos que envolvam o desenvolvimento das
extremidades dos membros superiores: dedos e mãos;_ Descontrair os músculos das mãos e dedos;
_ Desenhar livremente com tinta, giz, lápis, carvão...;
_ Vestir-se e despir-se sem ajuda;
_ Atar os cordões do sapato;
_ Carregar um copo de água, cheio até a borda;
_ Despejar água de um recipiente em outro;
_ Desenrolar e enrolar 2m de fio de um carretel;
_ Recortar papel, papelão, tecido, EVA, jornal, figuras...;
_ Amassar argila com as mãos;
_ Fazer bolinhas com papel jornal, tamanhos: grande, médio e pequeno - apertar bem para que sejam compactadas;
_ Passar bolinhas de uma caixa para outra;
_ Ordenar caixas de diferentes tamanhos;
_ Selecionar potes de diferentes tamanhos;
_ Fazer pacotes;
_ Realizar exercícios de picado, com agulha ou com prego;
_ Recortar a dedo, rasgar papel em tiras (grande, pequeno);
_ Colar tiras de papel cobrindo caixas ou balões;
_ Alinhavar desenhos grandes de contorno simples em cartão grosso perfurado;
_ Executar bordado com fio e agulha;
_ Realizar exercícios de ponteado;
_ Pintar usando pincel, figuras geométricas;
_ Manusear barbante fazendo colagem, fazendo nó;
Clique aqui para ver mais atividades 
"É preciso ensinar a identidade terrena, a paz, a esperança..."(Edgar Morin)
"É preciso ensinar a identidade terrena, a paz, a esperança..."(Edgar Morin)
Marcadores: Coord. Motora Fina, Motricidade Fina
sábado, abril 03, 2010
LATERALIDADE
* Identificar a
mão direita e esquerda;
*Identificar a
divisão do corpo em duas partes, esquerda e direita;
*Identificar a
posição, direita, esquerda, utilizando objetos;
*Movimentar os
olhos da esquerda para à direita, e as braços e as pernas;
*Pular à direita,
a esquerda, à frente e atrás;
*Chutar uma bola
com o pé esquerdo e direito;
*Jogar uma bola
com a mão indicada pelo professor;
*Bater a bola na
parede e recolher com a mão indicada pelo professor.
"Tentar e falhar é, pelo menos, aprender.
Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido."
(Geraldo Eustáquio)
Marcadores: Lateralidade
Motricidade Ampla e Fina - Atividades diversas
0 comentários Postado por Professora Carminha às 18:38
PSICOMOTRICIDADE
- Riscar bem forte;
 - Riscar bem fraco;
 - Falar alto, baixo, sussurrar;
 - Correr, parar, andar ligeiro, devagar;
 - Picar a bola com rapidez, lentamente;
 - Bater o pé forte, fraco, sem fazer barulho;
 - Bater palmas rápido/fraco, rápido/forte, devagar/forte, devagar/fraco;
 - Perceber estruturas rítmicas: marcha lenta, normal e acelerada, associadas a canções fáceis;
 - Correr, parar ao sinal, dar meia volta e retornar correndo;
 - Abrir e fechar a porta; assoar o nariz; atirar a bola;
 - Bater palmas quando a professora diz o nome de um colega, quando for uma fruta deve parar;
 - Andar quando a música estiver tocando, parar ao cessar a música;
 
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Coord. Motora Fina, Motricidade Ampla, Motricidade Fina
ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO... " Ensina, quem de repente aprende."(Paulo Freire)
3 comentários Postado por Professora Carminha às 18:13
COORDENAÇÃO - OLHO - MÃO
- Olhar através de um canudo, de um cone;
 - Olhar pelo buraco da fechadura;
 - Seguir com o dedo, linhas pontilhadas;
 - Arremessar a bola a um alvo determinado;
 
COORDENAÇÃO - OLHO - PÉ
- Subir num caixote;
 - Subir uma escada;
 - Descer uma escada de olhos fechados;
 - Chutar a bola a um alvo determinado;
 
  COORDENAÇÃO VISUAL MOTORA
- Perceber que a natureza é colorida, e os objetos também;
 - Acompanhar um objeto que se desloca no espaço: bola, avião de papel;
 - Acompanhar a trajetória de um objeto, sem mexer a cabeça;
 - Enumerar objetos da esquerda para à direita, colocados em uma mesa;
 - Cobrir linhas curvas, retas e mistas;
 - Brincar com sinais ( pistas), retas e mistas;
 - Formar grupos quanto à cor do cabelo, olhos, roupa... (elefantinho colorido);
 - Copiar do quadro em sequencia;
 - Desenhar formas simples como: quadrados, retângulos, círculos e triângulos;
 
Marcadores: Habilidades Motoras
quinta-feira, abril 01, 2010
Sintese e Análise
- Unir as partes de uma figura para formar o todo;
 - Decompor o todo para estudar as partes;
 - Armar quebra-cabeças;
 - Perceber que o todo é formado por partes e que as partes reunidas formam novamente o todo;
 - Montagem e desmontagem, jogos;
 - Tatear cada parte do seu corpo: relaxar apalpando o seu corpo;
 - Criar histórias a partir de figuras com partes do corpo;
 - Completar as partes que faltam do desenho;
 - Identificar o que falta de um desenho;
 
Marcadores: Análise-síntese, Habilidades Motoras
sexta-feira, fevereiro 19, 2010
domingo, outubro 04, 2009
_ Qual é o ser - perguntou o prodígio - que de manhã anda com quatro pés, ao meio-dia com dois e à tardinha com três?
_ É o homem - respondeu Édipo - criança, quando engatinha com as mãos e os pés; na idade adulta, caminha ereto; na velhice ampara-se a um bastão.
(Edith Hamilton)
Marcadores: Assuntos Complementares
;;
							
				Subscribe to:
				
Comentários (Atom)








