domingo, abril 17, 2011
CRIANÇAS E SEUS BRINQUEDOS
Uni duni tê,
Salame mingúe,
Um sorvete colorê,
O escolhido foi você.
Não parece passarinho,
Não parece aviador,
Mas passa sempre voando
Pelo escorregador.
Sobe, sobe para o céu,
Desce, desce para o chão,
A menina na gangorra
Balança meu coração.
Todo mundo sai a toda,
Correndo atrás do colega,
É preciso ficar esperto,
Na hora do pega-pega.
Rolando no gira-gira,
Parece que a vida gira,
Parece que a roda roda,
Girando no gira-gira.
Quem foge cai na risada,
Quem procura não sossega,
Escorrega tropeçando,
No jogo da cabra-cega.
Faço túnel, faço estrada,
Faço lago com baleia,
Faço castelo gigante,
Naquele tanque de areia.
Quem quiser brincar comigo,
Vem aqui, levanta a mão,
Ficam três de cada lado,
Vai ser policia e ladrão.
É corcunda, cabeludo,
Tem chifre e anda de quatro,
Não é monstro, nem fantasma:
Vai pra aula de teatro.
Pega, joga, dribla, passa,
Corre, chuta, cai e rola,
Cabeceia, grita, pula,
Vai e volta atrás da bola.
Sobe lá mas desce logo,
Parece até uma dança,
A viagem nunca chega,
Pra quem brinca na balança.
É gostoso e divertido,
Não tem risco nem perigo,
A vida ganha sentido,
Quando se tem um amigo.
(Ricardo Azevedo)
Marcadores: Assuntos Complementares
terça-feira, abril 12, 2011
CIRCUITO COM 3 PARADAS
O educador prepara o ambiente com antecedência,
explica o que acontecerá em cada parada e expressa
os movimentos que serão feitos.
1ª PARADA = Fazendinha
* Criar animais com massa de modelar para montar
a fazendinha;
2ª PARADA = Parque
* Brincar em grupo fazendo movimentos que lembram
brinquedos típicos de parquinho:
- girara: roda girar fraco e forte, agachar-se e dar passos
para os lados;
- balanço: balançar de um lado ao outro, frente e trás, sentados
em duplas mãos dadas, ‘serra-serra-serrador’;
- acerta o alvo: boca do palhaço e bola de meia;
- jogo de argolas: acertar a argola nos pinos;
3ª PARADA = Teatro
* Material para fantasia: roupas, bonés, chapéu, peruca, lenços,
acessórios, etc;
* As crianças se fantasiam e criam personagens para representar
aos colegas;
domingo, abril 10, 2011
PÁSCOA - Atividades Diversas + Modelos de Coelhinhos
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:12
A Páscoa deste ano pode ser marcante na vida das crianças, basta selecionar antecipadamente as atividades que mais lhe agradam e baixar para imprimir.
Aqui segue algumas músicas de Páscoa que eu selecionei para serem baixadas clicando nos títulos abaixo:
Marcadores: Coord. Motora Fina, Datas Comemorativas, Motricidade Fina, Percepção Visual
BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER RITMO-Percepção Temporal
2 comentários Postado por Professora Carminha às 00:03Tarefas - Ritmo
* Andar, procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar
do mais lento ao mais rápido;
* Utilizar recursos como: palmas, batidas de pé, apito para marcar
ritmo.
SIRENE
* Formação 2 filas lado a lado mãos dadas defrontando-se;
* Ao sinal, o !º aluno de cada fila inicia a emitir com a boca o som
de sirene, até não ter mais fôlego;
* Então deverá apertar no companheiro seguinte para que continue;
* Seguir assim sucessivamente até o último da fila.
MÁQUINA MALUCA SONORA
# Orientador explica: “Quando ouvirem o sinal o 1º da fila
corre para o centro e toma uma posição imaginando que é
uma parte (engrenagem) de uma máquina, a seguir cada aluno vai
completando a máquina maluca;
# Concluída a máquina, o grupo cria um ruído da máquina,
paralelo ao seu movimento, 3 ritmo: normal, lento e acelerado.
Marcadores: Percepção Auditiva, Percepção Espacial, Percepção Temporal
domingo, abril 03, 2011
O SEGREDO DO SUCESSO NAS ATIVIDADES COM MÚSICA
0 comentários Postado por Professora Carminha às 11:16
O
SEGREDO DO SUCESSO NAS ATIVIDADES COM MÚSICA
Para que uma aula com música alcance seus objetivos, a professora precisa estar
ciente de que ela é o espelho ou modelo das expressões corporais a serem
executadas, pois os pequeninos são perceptivos a isso. Caso a professora
apresente dificuldades em se ‘soltar’, agindo com movimentos limitados, eles
entenderão isso como uma regra e ficarão temerosos em expressarem-se
livremente.Sendo assim, a professora sem desenvoltura não terá sucesso na aula com música e culpará as crianças por não participarem ativamente.
No entanto, isso não é o fim do mundo, pois existem seminários, cursos de motivação, práticas esportivas, dança, etc. São recursos que podem ajudar a professora a se superar, e posteriormente entenderá, que aquilo que recebemos das crianças é apenas a consequência do que transmitimos para elas.
Professora
Carminha
Marcadores: Assuntos Complementares
ÓTIMA ATIVIDADE COM MÚSICA - Desenvolve percepções e noções musicais
0 comentários Postado por Professora Carminha às 11:11
UMA AULA PRA LÁ DE DIVERTIDA
MÚSICA "DA MINHA VIOLA"
Percepção Temporal (Ritmo)
ATIVIDADE:
* Cantar a música fazendo gestos até chegar ao refrão;
(A professora deverá conhecer a música com antecedência);
* Marcar o ritmo, no refrão com palmas:
“É bom camarada (1 palma), é bom camarada” (1 palma);
“É bom (1 palma), é bom (1palma), é bom” (1 palma);
VARIAÇÃO: Em duplas de frente um para o outro, cantar a música
e marcar o ritmo com:
2 palmas ao cantar “É bom camarada,é bom camarada”;
Bater as mãos nas mãos do colega quando cantar:
“É bom, é bom, é bom” (3 vezes)
Percepção Espacial
ATIVIDADE:
# Marcar no chão com giz um quadrado para cada participante;
# Cada aluno no seu quadrado, deverá dançar sem sair deste espaço;
Freio Inibitório
ATIVIDADE:
- Cantar e dançar, quando parar a música virar estátua de papel;
- Quando a professora soprar o aluno deverá ir se abaixando até
ficar de cócoras; ( poderá ser um colega para soprar);
Noção Musical
ATIVIDADES:
Pré-escola: cartaz com as notas musicais cantadas na música;
DÓ / RÉ / MI / FÁ / SOL / LÁ / SI
1º Ano: Fazer o registro das notas musicais no caderno de aula.
Marcadores: Freio Inibitório, Percepção Espacial, Percepção Temporal
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)